Análise Astrológica Anual
desde Janeiro 2011
para Barack Obama, data nascimento 4 Agosto 1961
Texto por Liz Greene, Copyright © Astrodienst AG 2011
EJAP 6212.502-19, 10.1.11
Índice do análise astrológica anual

I. Introdução

II. Os principais temas deste ano

A energia predominante Conflitos no amor Ouvindo uma música celestial Outro tema importante Grandes expectativas O céu é o limite

III. Tendências importantes em cada área da vida

1. A esfera das emoções
O prazer do companheirismo Pensamentos tristes Decepções na vida afetiva Um momento de instabilidade

2. A esfera do mundo concreto
Novos rumos Metas frustradas Questionando o futuro

3. A esfera da mente
Novas inspirações Pensamentos carregados Idéias demais 4. A esfera do espírito
Visão embotada Perdendo o rumo

5. A esfera do Eu Interior
O significado da história A repetição do passado Perigo: explosivos Forjando o caráter Aprenda a respeitar as restrições Atritos e deleites

IV. Conclusão

Apéndice

Bibliografia complementar sugerida (os títulos em português foram publicados no Brasil) Informações técnicas Os gráficos dos trânsitos A Tabela de Meses (página 5)

to top

Capítulo I

to top

INTRODUÇÃO
O SIGNIFICADO DO MOMENTO

Muita gente acha que a astrologia se destina a prever os fatos e que o reconhecimento de sua validade implica a aceitação do fatalismo e a negação do livre-arbítrio. Ao longo dos séculos, os prognósticos astrológicos certamente tiveram papel importante na vida dos líderes mundiais e no destino das nações. Mas a previsibilidade e o destino que ela implica são questões bem mais complexas que um simples destino escrito "nas estrelas", a respeito do qual o indivíduo nada pode fazer. Nas páginas seguintes, sua carta astrológica natal será analisada com base nos movimentos planetários que se processarão no decorrer do próximo ano. Num certo nível, trata-se de uma análise "preditiva". Porém seu objetivo não é prever fatos concretos. Ela é uma exploração dos ciclos e mudanças íntimas que ocorrem em cada indivíduo e, muitas vezes, misteriosamente coincidem com fatos do mundo exterior. Esses movimentos planetários não nos dizem o que VAI acontecer. Eles descrevem o estágio que o indivíduo atingiu na própria vida e o tipo de reações que se podem esperar a situações externas que poderiam ocorrer em qualquer outro instante, mas que significam algo especial por causa do momento específico em que estão ocorrendo.

O poeta alemão Novalis disse que alma e destino são dois nomes do mesmo princípio. Essa profunda percepção da identidade entre o mundo interior e o exterior muitas vezes é difícil para os que não estão familiarizados com as dimensões psicológicas mais profundas da astrologia. Carl Jung ratificou a opinião de Novalis quando afirmou que a vida de uma pessoa é característica dessa pessoa. Somos seres complexos, dotados de muitas facetas, e todas as diferentes dimensões da psique humana procuram, mais cedo ou mais tarde, encontrar seu lugar ao sol e sua expressão no mundo exterior. Porém certos aspectos da personalidade estão intrinsecamente em choque com outros aspectos. Alguns se destacam porque nos identificamos com eles, em detrimento de outros atributos menos desenvolvidos. O desenvolvimento humano, como o de qualquer outro ser vivo, se processa por etapas, numa complexa dança de temas que se entrelaçam. Quando chega a hora certa, determinados aspectos do indivíduo lutam para encontrar expressão. Para que possamos chegar a essa expressão, devemos promover situações externas que nos conscientizem de coisas que antes não percebíamos; caso contrário, seremos levados a essas situações.

Alguns fatos da vida não são a expressão de nenhuma necessidade individual, seja ela consciente ou inconsciente, mas refletem grandes movimentos coletivos para os quais todos podemos ser arrastados. Guerras, pestes, fomes e holocaustos têm precedência sobre qualquer esforço individual de autoconscientização ou opção. Mas nas esferas em que nossa vida é mesmo nossa e não se mistura ao coletivo, há muitos níveis por meio dos quais podemos dar expressão aos padrões de nosso horóscopo pessoal. Não podemos saber ao certo se determinados fatos são inevitáveis ou se, com previsão, eles podem ser evitados ou transformados. Não podemos saber ao certo até que ponto precisamos dar vazão a conflitos que fazem parte da psique familiar há muitas gerações ou redimi-los. Essas coisas contribuem para aquilo que, sem muito rigor, chamamos de "destino". Além disso, as opções que fazemos num determinado momento podem ter conseqüências imprevistas e de grande alcance sobre os fatos que ocorrerão depois. Causa e efeito geralmente têm mais importância no "destino" do que percebemos. O que o estudo da astrologia deixa claro é que nenhum fato exterior é destituído de sentido ou dissociado das questões psicológicas individuais. A "boa" e a "má" sortes não são, de modo algum, sorte, mas sim reflexos daquilo que na antiga Grécia se chamava "kairós" ­ o momento certo.

A análise computadorizada dos movimentos planetários do ano é necessariamente limitada, principalmente porque nenhum computador pode determinar o que alguém aprendeu com as experiências do passado. Todo estágio da vida é processado pela consciência individual, e nosso grau de autoconsciência e compreensão de nossas necessidades e conflitos mais profundos pode ter forte impacto, não apenas sobre o modo como reagimos aos fatos, mas também sobre os próprios fatos. Mais que o destino, é a consciência que pode determinar se podemos transformar um momento difícil ou penoso num momento de autoconhecimento e fortalecimento interior e se podemos aproveitar o instante certo para cultivar aptidões ou perseguir metas que antes poderíamos julgar impossíveis. Nossas opções são restringidas por nossa herança genética, no nível físico, e por fatores coletivos e sociais que impõem limites a nossas possibilidades de crescimento. Além disso, podemos ser restringidos por nossas próprias dúvidas e nossa própria cegueira e acabar "predestinados" se reagirmos cegamente às emoções que uma determinada situação desperta em nós.

Os parágrafos que vêm a seguir são apenas um esboço muito sucinto das áreas sujeitas a fatos externos, de acordo com os movimentos planetários do ano. Eles concentram-se principalmente nos desdobramentos, conflitos, mudanças e percepções interiores que refletem o verdadeiro significado do momento. Vemos o mundo exterior com olhos profundamente subjetivos e interpretamos os fatos conforme nossa constituição psíquica, que é extremamente individualizada. Alguém que vê um copo d'água pode dizer: "Ah, está meio cheio; a água é suficiente para matar minha sede". Já outra pessoa poderá ver o mesmo copo d'água e dizer: "Oh, está meio vazio; não há água suficiente para matar minha sede". Uma pessoa pode ver a rejeição de um ente querido como decorrência de uma falha dele; outra pode ver a mesma situação como uma oportunidade para analisar profundamente os próprios pressupostos e expectativas no amor. Quando um grupo de pessoas descreve o mesmo fato, esse fato é descrito de tantas formas quantas pessoas houver no grupo. O que importa, no fim, é o significado do momento para cada um de nós como pessoa e o que esse momento tem a nos oferecer em termos de um maior desenvolvimento de nosso eu essencial.

to top

Capítulo II

to top

OS PRINCIPAIS TEMAS DESTE ANO

Os parágrafos que vêm a seguir descrevem os temas planetários principais, que provavelmente predominarão no ano e impregnarão praticamente todas as áreas de sua vida. Eles são como a pauta do contrabaixo numa peça musical: definem o ritmo e o tom. Embora outros movimentos planetários possam formar um contraponto musical, destacando questões específicas de diferentes maneiras em diferentes instantes ao longo dos doze próximos meses, esses temas principais constituem o pano de fundo geral desse estágio de seu desenvolvimento em particular.

to top

A energia predominante

Como tende a viver num mundo cheio de imaginação e romantismo, você provavelmente ficará muito satisfeito e gratificado com as energias subjacentes em ação ao longo do próximo ano. Mesmo que tenha de enfrentar decepções ou aborrecimentos na vida pessoal, você provavelmente sentirá depois mais confiança em si mesmo e um apreço renovado por seu valor como pessoa. Seus sentidos estarão especialmente aguçados e abertos a tudo que é belo na vida e seu contato com as pessoas provavelmente será profundo e cheio de sentido, embora não necessariamente harmonioso sempre. Esta fase lhe permitirá depurar suas preferências, abrir novos canais criativos ou artísticos, redefinir seu valores e concentrar-se naquilo que realmente o faz feliz. Essa autodefinição pode implicar também a descoberta do que o faz feliz, já que uma coisa não pode existir sem a outra. É por isso que você talvez precise enfrentar certas questões mais difíceis em termos de relacionamento e lidar com coisas importantes como a concessão, a rivalidade e a questão do compromisso. Porém, apesar das possíveis turbulências, esta fase dificilmente será triste ou deprimente. Você está se abrindo nos planos emocional, sexual e estético e terá a oportunidade de descobrir o que realmente lhe alegra o coração. Mesmo que antes tenha se preocupado com questões mais universais, no decorrer do próximo ano você provavelmente entenderá num nível profundo por que sua satisfação pessoal é parte essencial de qualquer aspiração a níveis mais sublimes de experiência.

to top

Conflitos no amor

prog. Sol Quadratura Vênus: De meados de junho 2011 até o final de junho 2013

É provável que você se sinta um tanto frustrado na vida particular agora, pois podem surgir decepções, indecisões ou mágoas nos relacionamentos íntimos. Sua individualidade, que está se desenvolvendo, entrou em choque com antigos ideais e idéias preconcebidas no que se refere ao amor. Por isso, você terá de optar entre mudar esses ideais ou abandonar relacionamentos e valores que já superou. O problema é que você talvez não perceba plenamente que é você mesmo quem está mudando. Talvez você atribua sua infelicidade a uma pessoa querida se ela aparentemente se afastar de você ou buscar carinho em outro lugar. No entanto, é possível que, bem no fundo, você mesmo precise de mais espaço ou da chance de encontrar uma vida mais feliz, pois os valores que tinha podem, com o tempo, ter deixado de ser viáveis como referência para você.

Seus ideais de amor provavelmente sempre giraram em torno da expressão desinibida de sonhos altamente românticos. Não é que seus ideais estejam errados. Só que neste momento você está lutando por uma maior liberdade e definição como indivíduo, e isso é intrinsecamente incompatível com esses ideais da forma que você os abraçou e viveu. Não há necessidade de abandonar os valores que mais lhe importam. Mas talvez seja preciso alterar as estruturas e níveis em que esses valores se expressaram em sua vida. Se não fizer isso, você talvez tenha de enfrentar uma separação de alguém que ponha para fora pelos dois a necessidade de mudar e crescer. É possível que uma sensação de profunda desilusão acompanhe as mudanças que você viver neste momento. Mas tenha cuidado para não lançar por terra tudo aquilo em que você acreditava. Se seu sonho de amor resistir e se revelar o certo para você, será possível continuar a vivê-lo, seja num relacionamento já existente, porém muito melhorado, ou com outra pessoa.

Procure evitar os extremos da raiva e do ciúme. O ciúme pode se tornar um grande problema neste momento, já que uma das formas através das quais você pode enfrentar a dicotomia entre sua individualidade e seus antigos valores no relacionamento é a do "eterno triângulo". Nela, você se vê frente a frente com um rival ou se divide entre duas pessoas a quem se sente muito ligado. As rivalidades relacionamentos são sempre difíceis e penosas, porém servem para destacar qualidades que talvez você mesmo precise cultivar, mas que, no momento, parecem caracterizar outra pessoa. Em vez de culpar os outros por estragar-lhe a vida, lembre-se que ninguém pode destruir o que duas pessoas juntas constroem com solidez, mas que praticamente qualquer um pode derrubar um edifício construído em bases frágeis. Talvez você enfrente algumas turbulências durante um certo tempo, mas elas vão passar. E, embora possa sentir raiva e mágoa agora, vai descobrir que a felicidade só será possível no futuro se você estiver disposto a aceitar a revisão que sua vida pessoal provavelmente sofrerá neste período.

to top

Ouvindo uma música celestial

Netuno Trígono Vênus: Do final de março 2011 até meados de janeiro 2014

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Netuno Oposição prog. Vênus: De meados de abril 2009 até o final de janeiro 2016

Este pode ser um momento mágico em sua vida pessoal, pois seu romantismo e sua imaginação estão sendo estimulados a tal ponto que você pode decidir buscar uma união de almas que transcenda as necessidades físicas e emocionais comuns. Seus sentimentos provavelmente serão bastante místicos e compassivos, o que pode agora levá-lo a ver na compaixão uma importante dimensão do amor. Talvez você se sinta profundamente atraído pelos mais fracos ou por aqueles que, de alguma forma, sofreram na vida. Aberto, seu coração estará extremamente receptivo à música, à poesia e a outros meios que transmitam as dimensões inefáveis do amor e do anseio humano. Caso trabalhe com a criatividade, esta fase pode ser imensamente produtiva porque esses sentimentos exaltados darão profundidade e universalidade a qualquer coisa que você criar, além de aumentar sua sensibilidade à beleza em todos os seus níveis. Do ponto de vista romântico, embora possa ser mágica, esta fase também pode ser enganosa em seu encantamento. Talvez seus ideais de amor sejam impossíveis, mas você ache que encontrou a perfeição. Mas quando o encantamento passar, você terá de aceitar a outra pessoa como um ser humano normal e vai se expor a uma profunda desilusão se acreditar que encontrou, em vez disso, alguém sobre-humano.

É possível que seus sentimentos tenham muito de auto- sacrifício agora. Essa tendência à abnegação, que sempre fez parte de seu ideal de amor, provavelmente se intensificará bastante neste momento ­ talvez demais para seu próprio bem. Você talvez queira transcender todo amor ao prazer e dedicar- se mais a fazer os outros felizes. Embora esses sentimentos ­ e os atos e decisões que eles podem ensejar ­ possam dar-lhe uma profunda sensação de paz e união com a vida, convém lembrar que nem sempre sentirá tanto desinteresse por seu próprio valor e suas próprias necessidades. No momento, seus ideais de amor e de relacionamento provavelmente pendem muito para o lado da auto-abnegação, talvez em função de convicções espirituais e talvez porque é tão bom ser retirado de si mesmo. Mas, à medida que o tempo passar, você pode lamentar a renúncia a tantas de suas próprias necessidades, recursos e limites. Procure manter as coisas em equilíbrio agora. Siga sua visão, respeite sua sensação de realidades mais sublimes e dê seu coração e sua lealdade a quem ou àquilo que achar que deve. Mas procure respeitar também a si mesmo, ao corpo em que encarnou e ao universo material em que se encontra, pois eles também merecem seu amor e dedicação. E não espere chegar à redenção por meio de uma pessoa querida. Talvez você vislumbre nos olhos da amada a salvação e a imortalidade. Mas a visão é fugaz, e no fim você terá de lidar com uma pessoa normal, tão humana quanto você.

to top

Outro tema importante

Há outra dinâmica importante em ação este ano, a qual poderá às vezes respaldar e às vezes contradizer as energias acima descritas.

Você tende a viver perto do mundo dos mitos, e a vida precisa superar a si mesma para fazê-lo sentir-se realmente vivo. Por essa razão, é provável que você reaja de modo positivo e criativo às novas percepções e experiências que provavelmente encontrará ao longo do próximo ano. Sua sensação de futuros potenciais será fortemente mobilizada, e é provável que você encontre coragem e confiança para aventurar-se em novas empresas e possibilidades. Em geral você não tem medo de apostar com a vida e, ao longo dos próximos doze meses, talvez precise correr alguns riscos para aproveitar ao máximo as oportunidades que provavelmente surgirão. Isso não quer dizer que tudo será um mar de rosas, sem nenhum tipo de esforço de sua parte. Você às vezes tende a pensar que é tão especial e tem tanta sorte que perde o contato com a realidade e se mete em encrencas por displicência, extravagância, arrogância ou pura gabolice para chamar a atenção. Procure conscientizar-se tanto de seus pontos fortes quanto dos fracos agora. Este momento pode ser de grandes oportunidades e muita energia criadora. Um pouco de moderação e uma certa humildade podem ajudá-lo a evitar irritar os outros, que poderiam achar que você lhes está pisando os calos.

to top

Grandes expectativas

prog. Sol Trígono Júpiter: Do início de julho 2010 até meados de julho 2012

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Júpiter Quadratura Sol: Do início de agosto 2011 até o início de abril 2012

Júpiter Oposição prog. Sol: De meados de maio 2010 até o início de fevereiro 2011

Você provavelmente se sentirá cheio de esperança e segurança agora, só que não de uma maneira excessiva ou ingênua. Agora suas aspirações e sonhos para o futuro estão em harmonia com suas reais capacidades pessoais, o que implica que aquilo que você almejar provavelmente será um reflexo autêntico de quem você é. Por isso, você talvez encontre várias excelentes oportunidades que lhe permitam beneficiar-se do apoio e do incentivo dos que o cercam durante este período. Sua intuição provavelmente está funcionando bem, e você tende a uma visão positiva da vida. Aliadas a seu espírito generoso e tolerante, essas qualidades lhe renderão muitas recompensas e vantagens. O mais importante é que você vai acreditar em si, e isso contribuirá muito para curar qualquer mágoa, decepção ou fracasso do passado. Você perceberá que pode não apenas ser aceito como é, mas também criar uma vida melhor por seus próprios méritos, talentos e visão. Você entenderá num nível profundo que não se limita pelas circunstâncias em que se encontra, não se deixando intimidar pela perspectiva de seguir seus palpites para atingir uma meta que outros poderiam não ter coragem de perseguir.

Você se sentirá particularmente autoconfiante e expansivo em seu contato com uma realidade e uma fonte de vida mais profunda ou sublime. A inspiração criadora ou um profundo compromisso espiritual lhe abrirá as portas a uma sensação de compaixão e união com as pessoas. No momento você provavelmente se sente mais generoso, tolerante e compreensivo que de hábito diante das fraquezas alheias, e isso pode manifestar-se tanto através de mais carinho e afeto nos relacionamentos antigos quanto através da possibilidade de novos vínculos. Se iniciar um novo relacionamento agora, ele provavelmente será muito positivo para você no futuro, independente de ser ou não amoroso e durar ou não indefinidamente. Isso porque, a despeito de outros aspectos que possam entrar na equação, agora é provável que você crie amizades profundas, baseadas na afinidade intelectual ou espiritual, que preservarão a sinceridade e o respeito mútuo mesmo que no fim o amor arrefeça. As pessoas que entrarem em sua vida agora devem estar relacionadas ao padrão de seu futuro e a seu crescimento contínuo e, independente de seu envolvimento com elas ser afetivo, sexual, intelectual, material ou espiritual, o curso de sua vida provavelmente mudará para melhor.

Este tem tudo para ser um momento extremamente gratificante. Seu equilíbrio e sua estabilidade interior dificultam o surgimento de qualquer crise desagradável, mas se encontrar dificuldades, provavelmente lidará com elas com muita confiança, fé e lucidez. Procure aproveitar as oportunidades que surgirem, em vez de simplesmente ficar parado, "curtindo" esta fase. As sementes plantadas agora darão bons frutos depois; portanto, vale a pena aliar o entusiasmo, o otimismo e a intuição ao afinco e ao empenho para que esta época de semeadura e expansão se baseie na realidade. A sensação renovada de fé que você tem agora dificilmente se baseia em esperanças cegas ou na promessa de recompensas futuras. É mais provável que ela provenha de sua sensação de predestinação e identidade singular e de uma avaliação positiva, porém realista, de seus pontos fortes e fracos. Por isso, seu julgamento provavelmente será acertado agora, e sua sensação da bondade essencial da vida pode atrair, como um ímã, toda a bondade que existe a seu redor.

to top

O céu é o limite

Júpiter Quadratura Júpiter: Do final de maio 2011 até o início de fevereiro 2012

Provavelmente esta fase trará inquietação e vontade de "pôr o pé na estrada", fazendo-o conscientizar-se de todos os potenciais que você não desenvolveu e todas as oportunidades que já perdeu. Embora essa insatisfação não seja negativa nem inteiramente infundada, você precisará rever cuidadosamente sua vida ao longo das próximas semanas para determinar se realmente tem de fazer alguma mudança radical. É possível que você sinta necessidade de repensar sua forma de tratar as questões do espírito e relacionar-se com o mundo interior. Isso pode passar por algum tipo não ortodoxo de exploração psicológica ou espiritual. Embora você possa estar cheio de palpites e intuições acerca de possíveis direções para o futuro, esta provavelmente não é a melhor hora para agir nem tomar decisões. O momento lhe permite expandir seus pontos de vista e ver a vida de uma perspectiva mais ampla, e isso o ajudará a detectar onde tem se identificado demais com antigas estruturas ou se fechado demais em seu raciocínio.

Não seja impulsivo demais agora, por mais inquietude que sinta. Você está mudando e, embora possam surgir novas idéias e novas visões, por enquanto nada terá uma forma muito nítida. Analise as áreas em que precisa ter horizontes mais amplos e promissores. Viajar pode ser muito bom para você agora, não só pela diversão, mas também como meio de obter uma nova perspectiva da vida e das pessoas. O mesmo se poderia dizer da exploração de idéias e temas que contribuam para expandir seu ponto de vista intelectual e espiritual. Você talvez fique muito entediado com o status quo, tendendo a se sentir restringido mesmo que ninguém o esteja cerceando. Isso talvez decorra do fato de alguma coisa em você ter transcendido seus anteriores limites, dando-lhe a impressão de que sua vida não cabe mais no espaço que ocupava antes. Esta fase é uma espécie de sala de espera, na qual você deve fazer uma pausa e levar a sério a sensação de que há mais capítulos por escrever e mais caminhos a explorar. O verdadeiro momento de agir provavelmente virá alguns meses depois. Porém as sementes para o futuro já estão sendo plantadas em sua mente e sua imaginação, e você deve tentar conscientizar-se de que tipo de semente elas são.

to top

Capítulo III

to top

TENDÊNCIAS IMPORTANTES
EM CADA ÁREA DA VIDA

Como os ciclos dos planetas criam um padrão complexo e intricado no céu, nem todos os movimentos dançarão em seu horóscopo conforme o mesmo ritmo nem ao mesmo tempo. Pode haver períodos em que os principais temas do ano se apaguem um pouco porque alguma questão especial coloca em destaque outros sentimentos, atitudes e reações. Algumas dessas tendências e padrões podem ter vida curta; já outros podem durar mais, dando variedade a sua experiência da vida no decorrer do ano.

to top

1. A esfera das emoções

Ao longo do ano, pode haver períodos em que as questões que dizem respeito a sua vida afetiva ganhem prioridade de uma maneira particularmente gratificante. Quando seu coração é mobilizado pela alegria, outras questões ­ que podem até ser mais difíceis ­ perdem importância e, talvez, com razão: quando você está emocionalmente em paz, pode lidar com outras áreas de sua vida de modo mais confiante e aberto.

to top

O prazer do companheirismo

prog. Vênus Sextil Vênus: Do início de setembro 2011 até o final de abril 2013

Esta será uma fase de profunda satisfação emocional. Você chegou a um momento da vida em que pode dar valor ao que é e atingiu, e essa maior sensação de amor-próprio lhe possibilitará relacionar-se com as pessoas com mais abertura e generosidade. Isso, por sua vez, provavelmente lhe angariará apoio e estima espontâneos dos que o cercam, permitindo-lhe resolver muitos antigos conflitos e reparar os relacionamentos que tiverem sido danificados no passado. Além disso, você poderá iniciar novos relacionamentos que tragam harmonia, prazer e companheirismo à sua vida, o que pressagia um bom momento para conversar, desfrutar da companhia dos amigos e da família e desfrutar da beleza da natureza.

É possível que esta fase o faça viver uma explosão de criatividade. Essa segurança e serenidade íntima curarão muitas antigas dúvidas e inseguranças, podendo renovar sua fé na vida e em si mesmo. Independente do quanto sua vida afetiva possa ter sido difícil, ao longo dos próximos meses você terá oportunidade de aceitar os erros e falhas alheios e os seus próprios, estabelecendo um novo nível de confiança e abertura em todos os seus futuros relacionamentos.

Também pode haver períodos de dificuldades emocionais, com os quais será melhor você lidar da forma mais honesta e generosa que puder.

to top

Pensamentos tristes

Quíron Oposição prog. Vênus: Do início de abril 2009 até o final de janeiro 2012

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Quíron Trígono Vênus: Do final de março 2010 até o início de fevereiro 2012

É possível que muitas antigas feridas se curem neste momento, principalmente na esfera do amor e do relacionamento. Porém, em meio a esse processo de cura, você pode sofrer algum tipo de tristeza emocional. Da mesma forma, você talvez simplesmente se sinta deprimido e mal-humorado sem que haja nenhuma causa aparente. Mesmo que nada de penoso ocorra em sua vida exterior, você provavelmente estará sujeito a sentir-se só, rejeitado ou magoado no plano emocional. Independente do que acontecer agora, procure se conscientizar do que está ocorrendo tanto fora quanto dentro de você. Todos os seus ideais de amor serão postos em questão neste momento, e o estopim da mudança pode ser a vivência de uma injustiça ou decepção num relacionamento importante. Porém, embora você possa achar este período difícil, as mudanças interiores provavelmente serão terapêuticas e construtivas. As realidades da vida e as limitações da natureza humana entrarão em choque com um certo idealismo romântico seu. Em vez da insensibilidade ou maldade deliberada de alguém, você se verá frente a frente com as complexidades fundamentais da natureza humana e a inevitabilidade dos defeitos de qualquer relacionamento íntimo. Caso seja magoado neste momento, a verdade é que talvez não haja nenhuma outra opção, tendo em vista as personalidades em questão. E reconhecer isso será mais importante para você que culpar os outros ou se entregar à autodepreciação e à pena de si mesmo. Apesar de você dar a impressão de aceitar as limitações do amor, no fundo provavelmente as mágoas que sofreu na infância o tornaram pessimista em suas expectativas de encontrar a felicidade. Procure descobrir de que modo essas expectativas do passado estão afetando sua objetividade no presente.

Esta fase provavelmente questionará não só a autenticidade de seus valores, mas também a viabilidade de suas expectativas de relacionamento. Não será fácil preservar a auto-estima enquanto abre mão das coisas que já não são viáveis ou válidas em sua vida. Procure manter a fé em si mesmo e em seus ideais de amor, mas ao mesmo tempo reconheça que todo mundo tem suas feridas ou problemas em uma área ou outra, inclusive você. É possível que se sinta pouco digno de ser amado, sem otimismo e sem energia. Talvez isso se deva em parte a sua percepção das pessoas, pois pode ser que elas não reajam conforme você desejaria. Só que se você se convencer de que elas o decepcionarão, elas podem acabar fazendo exatamente isso. Não é fácil continuar tentando quando se tem a impressão de que simplesmente não se pode acertar. Vale a pena conscientizar-se de uma atitude possivelmente crítica, ressentida ou hostil em você mesmo, pois ela pode contaminar sua vida afetiva mesmo sem nenhuma causa externa. Esse tipo de atitude, assim como a tendência a culpar as pessoas por não o amarem ­ quando na verdade talvez seja você quem não se ame o suficiente -, pode fazê-las se retraírem.

É possível que se sinta interessado por um novo relacionamento neste momento. Nesse caso, fique de olhos abertos. Pelo fato de sentir-se inadequado e inseguro de si, você pode sentir um fascínio especial por pessoas feridas pela vida que precisam de seu apoio e carinho. Essas pessoas podem fazer você se sentir necessário e valorizado. Porém, quando sua autoconfiança voltar ao normal, você pode ver-se envolvido com alguém que represente uma carga pelo fato de precisar de apoio e devoção constantes. É possível também que você demonstre uma especial compaixão diante das mágoas alheias pelo fato de estar em profundo contato com as suas próprias. Essa compaixão tem tudo para ser bem canalizada para obras terapêuticas e assistenciais, se essa for a sua inclinação. Porém o papel de terapeuta pode não ser o mais indicado para iniciar um relacionamento amoroso, pois você pode acabar com uma paciente, em vez de uma parceira. A percepção de sua própria ferida o ajudará a ver sua vida com mais objetividade e compaixão, e isso lhe permitirá relacionar-se com as pessoas de uma maneira mais aberta e honesta. Se não esperar demais dos outros agora, você poderá direcionar suas energias para dentro de si ­ que, neste momento, provavelmente é o lugar delas.

to top

Decepções na vida afetiva

Quíron Quadratura Lua: Do final de abril 2010 até meados de dezembro 2012

Este é um momento potencialmente formador e profundamente fortalecedor. Só que o processo em ação pode fazê-lo sentir-se um pouco vulnerável, e é provável que você esteja excepcionalmente sensível a mágoas e rejeições e as veja onde não existem. Com os sentimentos em estado bruto, você pode inconscientemente esperar ser rejeitado, mesmo que as pessoas queridas tentem demonstrar-lhe estima e apoio de todas as formas possíveis. Como a desconfiança e a defensividade podem levá-lo a sem querer atacar as pessoas que acha que estão agindo com insensibilidade, corre o risco de fazer com elas exatamente o que as acusa de fazer com você. Assim, pode acabar provocando justamente a rejeição que teme, pois é provável que suas emoções estejam confusas e sua interpretação dos atos e motivações das pessoas seja distorcida por seus próprios receios. Além do mais, dificilmente essa será a primeira vez na vida em que você sem perceber criou justamente aquilo que mais evitava. Talvez você associe interiormente a dependência emocional ao sofrimento, provavelmente em decorrência de experiências da infância que influem sutilmente sobre seus pressupostos e expectativas nos relacionamentos íntimos.

Sua segurança emocional depende muito de uma vida doméstica e familiar segura e estável, e é nessa área que você pode sentir-se intimidado, sabotado, isolado ou abandonado. Talvez seu orgulho também entre em jogo, pois você estará extremamente sensível agora à possibilidade de ser visto como fraco ou dependente. Em resumo, você provavelmente se sentirá muito inseguro e suscetível e talvez tenha uma certa pena de si mesmo. Mas você pode usar este momento como uma oportunidade para descobrir onde o excesso de dependência ­ percebido ou inconsciente ­ o impediu de aprender a se cuidar e justificar. Talvez você tenha esperado dos outros uma validação que precisa buscar dentro de si mesmo. No momento você provavelmente se sentirá tudo menos digno seja do que for, já que as pessoas dificilmente vão querer entrar no jogo. Se tentar obter reforço por parte delas através da manipulação, o tiro pode sair pela culatra.

Você agora está interpretando os atos e as palavras das pessoas com base em suas antigas mágoas. Isso pode levá-lo a interpretar de forma redondamente equivocada o que os outros estão fazendo e por quê. Você pode acabar magoando-os se os acusar de machucá-lo simplesmente por tentarem ser o que são. E pode estar sendo crítico, exigente, irritável, hostil e talvez absolutamente infantil. Porém está ocorrendo em você um processo de cura que pode aumentar sua compreensão de si mesmo e de suas necessidades, além de ajudá-lo a ser mais tolerante e compassivo em relação aos que têm temperamento e emoções diferentes dos seus. Embora possa não ser fácil do ponto de vista emocional, este período pode ser profundamente construtivo se você resistir à tentação de dar vazão ao ressentimento diante dos que acha que deveriam amá-lo mais do que você próprio se ama.

to top

Um momento de instabilidade

Urano Conjunção prog. Lua: Do início de outubro 2011 até meados de junho 2012

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Urano Sextil Lua: Do início de abril 2011 até o final de janeiro 2013

É possível que haja tensão emocional em sua vida durante esta fase e que você precise lutar para romper com antigos padrões de relacionamento. A frustração com seus atuais relacionamentos ou uma vaga sensação da iminência de uma explosão ou conturbação pode fazê-lo sentir-se inquieto e ansioso. Essa sensação de ansiedade e mudança iminente provavelmente lhe é familiar, mas agora pode ser particularmente aflitiva. É provável que agora sejam postos em questão certos padrões emocionais herdados de sua criação familiar e inicialmente gerados na infância. Você provavelmente já superou várias reações habituais que há muito eram tidas como certas e agora pode estar despertando para novas experiências emocionais e um grande desejo de mais liberdade de expressão emocional. Ao longo dos anos, é possível que você tenha criado uma tendência a atrelar a segurança emocional a sua família ou comunidade. Isso pode ser reflexo de instabilidade na infância, tornando assim os laços familiares e a segurança do ambiente doméstico essenciais. Mas talvez você dependa demais das pessoas para sentir-se seguro. Agora talvez precise descobrir a segurança interior para poder relacionar-se com os entes queridos de forma honesta e espontânea.

Talvez você tenha de enfrentar uma separação importante durante esta fase. Ela pode partir de você ou ser-lhe imposta por alguém ou pelas circunstâncias. Trata-se de uma experiência que pode ser particularmente inquietante, pois qualquer relacionamento que terminar agora provavelmente terá sido uma fonte de segurança emocional. A perspectiva de viver sem ele talvez o encha de ansiedade e pessimismo diante do futuro. Mas se alguém sair de sua vida durante esta dura fase, lembre-se que, no nível mais profundo, isso talvez seja necessário para seu desenvolvimento. Independente do que possa sofrer, você está diante do desafio não só de tornar-se mais auto-suficiente do ponto de vista emocional, mas também de transcender sua antiga forma de interagir com as pessoas. Talvez você não precise enfrentar uma conturbação tão evidente na vida exterior. Mas, psicologicamente, você está vivendo um processo de separação emocional análogo, no nível mais profundo, ao de um filho que deixa a mãe para aventurar-se no mundo lá fora. Esse novo início certamente causará ansiedade, mesmo que você também se sinta alegre e animado com a perspectiva de mudar.

É possível também que você inicie um relacionamento que lhe pareça fascinante, emocionante e cheio de futuras possibilidades. Embora possa estar certo ao obedecer a seus sentimentos nesse tipo de situação, você também deve estar consciente da probabilidade de confusão quando antigos padrões emocionais se rompem e necessidades há muito ignoradas começam a se manifestar. O que sente agora, você pode não sentir mais dentro de seis meses. Talvez as pessoas que entrarem em sua vida neste momento permaneçam apenas pouco tempo, podendo agir como catalisadores da mudança, mas não ser compatíveis a longo prazo. Procure se abrir para a mudança, mas não se prenda demais ao momento tomando decisões de que possa se arrepender depois. Provavelmente a atitude mais produtiva a adotar durante este período imprevisível é a da receptividade à pessoa em que você está se transformando, mas temperada com uma boa dose de bom senso. Por enquanto haverá risco de impulsividade e oscilações extremas de humor, e você terá de levar isso em conta e, ao mesmo tempo, manter as emoções sob controle enquanto descobre quem realmente é como pessoa sensível.

to top

2. A esfera do mundo concreto

É provável que as questões relativas a sua vida física e material também se revelem importantes, e algumas delas poderão ser especialmente gratificantes ao longo do próximo ano. Você talvez venha a gozar dos frutos de um longo período de muito trabalho. Ou, quem sabe, novas oportunidades aparentemente surgidas do nada lhe dêem a sensação de que as coisas realmente estão a seu favor no plano prático, propiciando-lhe a chance de expressar-se de maneiras que gerem resultados tangíveis, financeira e profissionalmente satisfatórios. Procure aproveitar essas oportunidades ao máximo; você pode ficar surpreso com o que é capaz de conseguir.

to top

Novos rumos

Urano Trígono Meio do Céu: Do final de março 2010 até o início de janeiro 2012

É provável que agora surjam oportunidades de conquistar mais independência na vida profissional, permitindo que suas metas mudem e se ampliem. Você talvez precise de mais liberdade para administrar sua vida conforme seus próprios ritmos, mas talvez precise também de mais envolvimento com o mundo que o cerca. Seus ideais e convicções espirituais terão maior importância para você agora, e isso pode levá-lo a manifestar seu desejo nato de desafio e luta de uma forma que constitua uma contribuição positiva para o mundo em que vive. Você poderá encontrar um apoio inesperado em pessoas conhecidas há pouco, além de poder beneficiar-se trocando idéias com um grupo de interesses afins. Procure tirar proveito das oportunidades que surgirem, pois você provavelmente está pronto para uma mudança de rumo ­ ainda que essa mudança não consista numa troca de emprego ­ e quer ter a sensação de participar da grande família humana. Por conseguinte, vale a pena dedicar-se a novas idéias e novas áreas de estudo, principalmente se forem anticonvencionais e progressistas.

Num nível mais profundo, esta fase marca o momento em que você está "deixando o lar" no sentido psicológico do termo. Embora já possa ter se desvinculado fisicamente de seu lugar de origem e de seu meio familiar há muito tempo, é possível que você tenha trazido inconscientemente certas expectativas da infância para a vida adulta e para sua forma de definir seus objetivos profissionais e seu papel na sociedade. Nesse sentido, talvez você ainda não seja livre para ser a pessoa que é se tiver sido restringido pela necessidade de cumprir as obrigações que lhe foram legadas por sua herança familiar. Agora você tem condições de afirmar seu direito à individualidade sem precisar antagonizar nem afastar os mais próximos. Intimamente, é provável que você tenha mais confiança em si e mais coragem para exigir seu direito a viver conforme seus próprios ideais e aspirações. Isso não quer dizer que você tenha de repudiar o legado do passado nem as pessoas que o apoiaram. Mas talvez implique reconhecer que seu futuro está em suas mãos e que seus objetivos práticos realmente precisam ser só seus.

Contudo, você também pode precisar lidar com certas questões menos agradáveis de ordem prática. É possível que você tenha de enfrentar desafios que o levem a questionar seu trabalho e seu lugar no mundo, e a frustração pode deixá-lo a ponto de explodir ou gerar uma sensação de fracasso. Procure concentrar-se no que tem a aprender com essas situações, pois você pode transformá-las em lições de fortalecimento que, quando chegar a hora, o ajudarão a obter o que quer depois.

to top

Metas frustradas

Quíron Quadratura Meio do Céu: Do início de maio 2009 até o início de dezembro 2011

Você agora está diante do desafio de se definir no palco do mundo. Como este é um processo de formação, é possível que você tenha dificuldades no trabalho ou com autoridades neste momento. Você terá a impressão de que suas metas estão sendo bloqueadas ou solapadas pelos outros ou por circunstâncias injustas que o farão sentir-se irritado e humilhado. Você pode às vezes achar que todas as suas tentativas de fazer as pessoas reconhecerem sua necessidade de envolvimento emocional com o trabalho estão fadadas ao fracasso. Por isso, você talvez se sinta muito insatisfeito no trabalho ou tolhido por fatores sociais ou financeiros injustos. Além disso, é possível que você entre em conflito com o patrão ou seja alvo de uma penosa humilhação ou rejeição social que o deixe muito inseguro de sua aceitabilidade perante o mundo.

Porém, a despeito do quanto essas experiências possam ser desagradáveis, você pode transformá-las num processo construtivo de aprendizagem e mudança caso se disponha a analisar friamente suas atuais metas e questionar até que ponto elas de fato refletem quem você realmente é. A imagem que você apresenta às pessoas pode ter sido criada unicamente para agradar ou ter se tornado gradualmente rígida ou falsa demais com o passar dos anos. Talvez também você precise enfrentar a injustiça e a desigualdade da vida com um espírito mais tolerante e compassivo. Agora não é hora de entrar em guerra com as autoridades estabelecidas nem de defender publicamente seus direitos com raiva ou rebeldia. Você pode acabar se sentindo ainda pior, pois seu julgamento e seu senso de oportunidade provavelmente não estarão muito confiáveis neste momento. Além disso, as origens dessa raiva podem não estar no presente, mas sim no passado. Procure analisar de que modo antigas expectativas que remontam a sua infância podem estar influenciando não só seu trato com as pessoas hoje, mas também o papel que você decidiu desempenhar no mundo. Este é um momento em que você pode abrir mão de expectativas antigas e irrealísticas ­ suas ou dos outros ­ que podem tê-lo impedido de ser fiel a sua natureza e suas necessidades mais profundas. Antes de entrar numa briga, iniciar um combate ou abandonar o emprego num rompante, olhe para dentro de si e procure entender o conflito íntimo que pode estar refletido nas circunstâncias externas com as quais está tendo de lidar.

to top

Questionando o futuro

Júpiter Quadratura Saturno: Do início de maio 2011 até o final de maio 2011

É possível que você pense muito na morte e sinta uma certa tristeza da vida ao longo desta fase. Além disso, é provável que oscile entre a sensação de que o futuro está começando a se abrir e a sensação oposta: a de que ele está se encerrando. Talvez você entre numa fase um tanto depressiva, que lhe roube a energia e o deixe cansado e vagamente indisposto e triste. Mas também perceberá que um certo medo de perder o controle o vem levando a engolir as emoções e que, por trás da depressão, pode haver raivas e paixões muito fortes. Você provavelmente sempre teve uma certa dificuldade em conciliar seu natural otimismo e entusiasmo com a retração emocional defensiva toda vez que passa por um momento difícil, e esse conflito pode ter contribuído para torná-lo ou imprudente ou excessivamente cauteloso em diferentes instantes de sua vida. Agora você talvez esteja tentando aceitar a distância entre sua fé na prodigalidade da vida e sua consciência dos limites que ela impõe. Por isso, em alguns momentos provavelmente se sentirá desanimado, receoso, deprimido ou cético diante dos ideais e convicções que abraçou um dia. Procure reservar bastante tempo para tomar qualquer tipo de decisão, já que suas oscilações de humor podem torná-lo demasiado otimista num instante e excessivamente pessimista no outro. Você pode ter muitas oportunidades a sua espera, mas corre o risco de colocar o chapéu onde a mão não alcança por expectativas irrealísticas ou indecisão. Outra possibilidade é insistir numa coisa, mesmo que uma voz interior cética lhe diga que desista. Você provavelmente terá de tomar decisões importantes neste período, principalmente em relação a sua vida profissional ou a uma situação doméstica que considera restritiva ou limitadora. Apesar disso, é bem provável que você não ache essas decisões nada fáceis.

Embora possa ter a impressão de que os outros é que são responsáveis por suas possíveis restrições e mágoas neste momento, descobrirá que na verdade foi você mesmo ­ pelo menos em grande parte ­ quem se protegeu para não se magoar adotando atitudes rígidas ou defensivas. Experiências de perda, separação ou dificuldade financeira ou profissional poderão deflagrar profundos insights. Procure descobrir se não contribuiu de algum modo para a atual crise ou se não está reagindo aos desafios de forma mais negativa do que o necessário. Algo dentro de você está se libertando agora. Talvez a sensação de suas próprias falhas e limitações seja grande demais e você não tenha se permitido muitas válvulas de escape emocionais e criativas por medo do fracasso ou da rejeição. Agora você vai conseguir ver onde esses bloqueios estão. Você está crescendo e deixando para trás as estruturas internas e externas que construiu a seu redor para obter segurança e aceitação social. É possível que precise buscar uma nova área de trabalho ou um novo relacionamento, porém tais mudanças ­ se forem exigidas ­ deverão ser feitas com cuidado e reflexão, e não impulsivamente, por frustração e raiva. Procure manter a paciência; é mais provável que você precise refletir com calma e admitir sua própria contribuição para o presente impasse. Este será um momento muito frutífero se você encontrar o equilíbrio entre a avaliação realista de seus limites, necessidades e capacidades e a sensação cada vez maior de que a vida tem muitas possibilidades que antes não estavam a seu dispor, mas que agora você deve buscar com urgência.

to top

3. A esfera da mente

O desenvolvimento da mente e o cultivo de novas habilidades também podem ocupar boa parte de sua energia em diferentes momentos ao longo do ano. A vida da mente é tão importante quanto a do coração e a da conta bancária, e este momento pode ser muito importante no sentido de aumentar seu nível de conhecimento e melhorar sua maneira de usar seus talentos. Procure aproveitar todas as oportunidades para dedicar-se a novas áreas de estudo e novas esferas de interesse. E, se tiver a chance de adquirir habilidades práticas úteis, use-a da melhor forma possível. Tais oportunidades nem sempre estão disponíveis, e você pode ficar surpreso ao ver como a vida se abre quando suas percepções mudam e se expandem.

to top

Novas inspirações

Urano Trígono Mercúrio: Do início de junho 2010 até o final de março 2012

Os mesmos temas também são enfatizados por:

prog. Mercúrio Sextil Urano: De meados de setembro 2009 até o início de junho 2011

Sua mente provavelmente será muito estimulada agora, despertando-lhe o interesse por novos temas, novos estudos e uma forma inteiramente nova de ver a vida. É possível que você abandone ou transforme radicalmente antigas atitudes que vem carregando consigo ao longo dos anos como excesso de bagagem e se interesse, de repente, por temas pouco convencionais ­ como os da assim chamada "New Age", ou "Nova Era" -, que lhe darão uma visão inteiramente diferente da natureza humana, da sociedade, do mundo e de si mesmo. Você provavelmente está mais rápido e arguto que de hábito, além de capaz de distanciar-se e ver as relações entre questões diversas. No momento você pode pensar de modo universal e inclusivo, o que lhe permitirá verdadeiramente tolerar opiniões e atitudes diferentes das suas pelo fato de perceber o denominador comum que há entre elas. Abertura mental, tolerância, inspiração e disposição para explorar novas áreas de interesse são alguns dos aspectos mais criativos desta fase.

Ao longo deste período, vale a pena procurar novas formas de reestruturar o uso cotidiano de seu tempo e energia e cultivar novas técnicas que enriqueçam sua relação com o corpo e o ambiente. Independente daquilo em que você acreditava antes, sua visão de mundo provavelmente vai mudar ­ só que não de uma forma rígida ou fanática, que o faça sentir-se preso ou dividido. O despertar que pode se processar no plano mental é harmonioso e construtivo, permitindo-lhe construir uma nova visão da vida e do futuro e, ao mesmo tempo, preservar os valores e atitudes que se revelaram sólidos ao longo dos anos. Apesar de estar pensando de maneira inspirada e anticonvencional agora, você dificilmente se mostrará ranzinza ou intransigente em suas opiniões. Por isso, é provável que você faça muitos novos contatos que lhe permitirão discutir de maneira agradável os temas que lhe interessam. Leve seus interesses e inspirações a sério durante esta fase, pois a energia em ação dentro de você é extremamente criativa, e tudo que fizer para aplicá-la vai enriquecer muito sua vida.

Porém você também pode encontrar alguns problemas, especialmente na comunicação com as pessoas e na tônica de sua atitude mental durante esta fase. Caso se veja mais crítico, pessimista ou deprimido que de hábito, procure descobrir o que realmente o está perturbando, em vez de jogar a culpa nos outros ou, sem querer, criar dificuldades em questões materiais por não estar consciente de sua própria negatividade.

to top

Pensamentos carregados

prog. Mercúrio Quadratura Saturno: Do final de setembro 2009 até meados de junho 2011

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Saturno Conjunção prog. Mercúrio: De meados de novembro 2011 até o início de outubro 2012

Você está vivendo uma fase sóbria e séria. Seus pensamentos se tornarão mais pesados e profundos, e você terá de lidar com problemas irritantes na vida exterior. Talvez surjam problemas de saúde ou de finanças, um mal-entendido com alguém próximo ou simplesmente uma sensação de peso e cansaço que o faça reagir com ceticismo e desconfiança diante das motivações alheias. Entretanto, apesar da probabilidade de haver dificuldades de um tipo ou de outro, este período não precisa ser destrutivo. Num nível mais profundo, você terá a oportunidade de descobrir muitas áreas nas quais velhos padrões de raciocínio e antigas defesas restringem sua capacidade de interagir livremente com as pessoas e permanecer aberto a novas idéias. Suas atitudes mentais estão mudando, e agora aparentemente há um conflito entre suas percepções, que estão mais profundas, e certas estruturas interiores rígidas, as quais podem refletir-se em padrões de sua vida exterior. Se as exteriores estiverem sob ameaça, é porque o prazo de validade das interiores já se esgotou.

Além de sentir-se muito só e incompreendido neste momento, talvez você tenda a mostrar-se extremamente crítico com os mais próximos. Tais sensações, assim como a visão séria que provavelmente terá diante da vida agora, dificilmente serão novidade para você. É possível que você enfrente algum tipo de separação e tenha que virar uma página de sua vida. Esse tipo de coisa, mesmo que transitória, pode deflagrar em você profundas sensações de inadequação no que se refere a seu equilíbrio e bem-estar físico e mental. Essas sensações podem ter sua origem em uma mágoa, privação ou isolamento vividos na infância. No momento, o passado e o presente estão se fundindo. Se for honesto consigo mesmo, você reconhecerá que o que sente agora não é novo. Você já conhece tudo isso, e essa talvez seja a razão para a estranha negatividade que o está afligindo. O momento é de muita reflexão e introspecção, exigindo concentração em estudos e tarefas difíceis ou complexos que exigirão que você se recolha do mundo exterior. Não queira lutar contra a depressão que porventura venha a sentir agora; em vez disso, explore-a. Procure não sentir pena de si mesmo. Além de não o ajudar a resolver os problemas externos, a autocomiseração pode bloquear sua percepção da importância do processo interior que está ocorrendo agora. Você está tendo a oportunidade de enfrentar certas áreas nas quais talvez tenha inconscientemente se defendido da vida e fechado a comunicação com as pessoas. Só enfrentando essas inibições íntimas é que você poderá abrir as portas a uma vida mais livre e mais espontânea.

to top

Idéias demais

Júpiter Quadratura Mercúrio: Do início de junho 2011 até meados de fevereiro 2012

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Júpiter Oposição prog. Mercúrio: Do início de maio 2011 até o final de maio 2011

Sua mente provavelmente está em busca de novos desafios e novos horizontes neste momento. Por isso, talvez você não consiga se concentrar, mostrando-se inquieto, desatento e propenso a ter ­ e esquecer ­ uma idéia mais mirabolante que a outra por hora. Neste período, você poderá expandir sua perspectiva intelectual e explorar novos temas e áreas de aprendizagem. Porém, pelo fato de você talvez não dar muita atenção aos detalhes mais sutis, este não será um momento particularmente bom para trabalhar em projetos e compromissos profissionais que exijam concentração e precisão. Dificilmente será uma boa idéia preparar as contas para o imposto de renda agora. Será melhor voltar-se para a visão do conjunto, nas áreas em que seus interesses não sofram nada se você ignorar algum detalhe importante ou fizer seus planos sem muita atenção. Há muitos elementos positivos em ação na sua vida agora, pois você provavelmente estará aberto a idéias novas e expansivas, além de ávido por explorar o mundo, seja intelectual ou literalmente. Isso pode muito bem ajudá-lo a transcender as rotinas monótonas e as atitudes estagnadas, revigorando sua inspiração criadora. Porém se você for realista quanto a suas capacidades neste momento, terá de admitir que a paciência e a concentração provavelmente não estão entre elas. Na verdade, é provável que nunca tenham estado, pois você tem uma mente inquisitiva e incansável que se presta mais a estabelecer relações amplas e a gerar idéias progressistas e inspiradas cujo suporte detalhado fique a cargo dos outros. Agora você provavelmente precisará se esforçar mais que de hábito para manter os pés cravados no chão.

Você estará pensando muito no que fazer para mudar ou melhorar suas habilidades e saberes práticos, podendo beneficiar-se caso se dedique a novas atividades e interesses nessas linhas. Viajar talvez seja uma das melhores opções para você neste momento, principalmente se exigir que aprenda outra língua ou conviva com culturas e costumes diferentes, que abram sua cabeça para outras visões de mundo. Só não deixe de ter cuidado em suas transações financeiras, assim como em seu julgamento a respeito das pessoas. Por não estar agora muito atento a seu próprio rumo, você pode exagerar ou simplesmente ignorar fatos e sentimentos importantes que podem criar problemas depois. Acima de tudo, não aposte nem dinheiro nem emoções. Você provavelmente escolheria o cavalo errado ou superestimaria sua própria infalibilidade ou a de outra pessoa neste momento. Procure agir com vagar e cautela ­ ou, melhor ainda, não aja ­ quando o assunto for especulação. Este é um momento fértil e criativo para idéias e explorações, seja por meio de viagens ou de estudos. Aproveite-o ao máximo respeitando os limites do tipo de energia que está à sua disposição agora e esqueça os potes de ouro no fim do arco- íris, pois eles poderiam custar-lhe bem mais caro do que você imagina.

to top

4. A esfera do espírito

O que dá sentido a toda mudança e todo desafio emocional, material ou intelectual que você possa enfrentar é sua vida espiritual, e também aqui você talvez viva certas mudanças importantes em termos de percepção e atitude. É possível que essas mudanças sejam sutis e demorem a atingir seu consciente, mas elas podem influenciar profundamente sua maneira de vivenciar e interpretar o que lhe acontecer ao longo do próximo ano. Todavia, você talvez se veja em algum tipo de dificuldade. É possível que atravesse momentos de dúvida e desilusão e se pergunte se isso em que acredita realmente vale o investimento de energia e fé. No entanto, esses períodos de depressão espiritual podem mostrar-se recompensantes a longo prazo, pelo fato de poderem propiciar insights valiosos no que se refere a expectativas pouco realistas ou visões de mundo e perspectivas espirituais demasiado rígidas. Se conseguir refletir sobre o que está acontecendo, em vez de entregar-se ao ceticismo, os momentos difíceis que está atravessando poderão, por fim, contribuir para forjar uma fé inquebrantável em você mesmo e na vida.

to top

Visão embotada

Júpiter Oposição Netuno: Do início de julho 2011 até meados de março 2012

Este momento provavelmente terá muito encantamento e idealismo, inspirando-lhe sentimentos exaltados e transcendentais. Você se sentirá mais interessado pelo bem- estar da humanidade que pelo seu próprio, além de especialmente compassivo para com os infelizes e sofredores. Este é um momento ambivalente, durante o qual seu coração e seu espírito provavelmente se abrirão para muitos níveis ocultos da vida. Só que também há possibilidade de você estar excepcionalmente sujeito à credulidade e à exploração. Além disso, pode não ter uma perspectiva realística de sua própria sorte e querer apostar recursos que não tem condições de perder. Você sempre teve a sensação intuitiva de poder confiar no invisível, e isso deve ter funcionado algumas vezes a seu favor e outras, contra. Seu idealismo nato, mesmo que encoberto por uma atitude mais pragmática, é uma qualidade valiosa que sem dúvida já se mostrou justificada, pelo menos uma parte do tempo. Só que agora você precisa ter especial cuidado com os lugares aonde vai e com quem. Seus ideais não o protegerão do auto-engano nem da fé mal colocada. A linha entre a sensação de contato com uma fonte mais sublime ou espiritual e a sensação de isenção das exigências da vida na verdade é tênue, e no momento você talvez não esteja prestando atenção suficiente a ela.

Vale a pena ter especial cuidado nas questões relativas a seus ideais religiosos e espirituais. Talvez você esteja à espera de um redentor ou salvador agora, e é possível que sua capacidade de discriminação não esteja funcionando muito bem. Como provavelmente estará muito idealista agora, você pode buscar a perfeição ou a redenção através de outra pessoa ou de uma oportunidade que, aparentemente, poderia resolver todos os seus problemas materiais. Caso abra mão da responsabilidade por sua própria vida assim, você pode estar se expondo a grandes decepções e desilusões depois. Os ideais que você está abraçando agora e a profunda sensação de contato com a vida que está sentindo são importantes e valiosos. E talvez a sensação de união com seus semelhantes também seja um dos aspectos mais ricos e gratificantes desta fase. Porém seus pés podem não estar no chão, e você talvez precise aprender a manter pelo menos um deles lá para poder poupar-se decepções e perdas depois. Todos sabemos que almoço grátis é uma coisa que não existe ­ só que neste momento você pode esperar não só almoços, mas também jantares de graça. Procure ser realista com relação a si mesmo e às pessoas que encontrar, evite enganos ­ isso provavelmente o meteria em confusões ­ e não ponha em risco o que não pode perder, seja material ou emocionalmente.

to top

Perdendo o rumo

Netuno Quadratura Meio do Céu: Do início de março 2010 até o final de dezembro 2012

A ocasião não é muito propícia a decisões importantes no que se refere a seu avanço profissional ou seu direcionamento na vida. É provável que esteja confuso quanto ao rumo que deve seguir e ao papel que se espera de você no mundo, podendo confundir a realidade com a fantasia ou superestimar suas capacidades e limitações. Talvez a imagem de intensidade e dedicação que você tende a projetar no mundo exterior não esteja sendo expressa da forma certa agora ou se revele demasiado limitada na maneira como você a está vivendo. Você está mudando, e isso talvez implique a busca de novas possibilidades para realizar-se por meio do trabalho. Só que você pode não admitir essa necessidade de mudança, pois ela exige certos sacrifícios. Além disso, no momento seu ego racional não tem o controle total das coisas. É possível que circunstâncias externas imprevisíveis e inesperadas interfiram com seus planos cuidadosos ou que você inconscientemente se sabote tomando decisões mal pensadas ou envolvendo-se com as pessoas erradas. O incômodo e a irritação por não ter pleno controle de si mesmo podem levá-lo a refugiar-se em fantasias de como as coisas deveriam ser. Só que, além da falta de realismo, isso pode trazer-lhe problemas com autoridades se você esperar coisas demais para ontem. Por isso, convém você evitar promover grandes mudanças por enquanto. Se elas forem inevitáveis devido a circunstâncias externas, procure não reagir impulsivamente e mantenha a raiva e a autocomiseração a distância. E, acima de tudo, não se envolva em nenhum plano ou esquema para melhorar de posição que não seja inteiramente claro e honesto.

Num nível mais profundo, seu desafio agora é renunciar ao passado. Muitos aspectos da imagem que você projeta para os outros provêm de pressupostos e expectativas de sua criação familiar. Só que, sem sentir, você pode estar tentando cumprir esperanças e sonhos que não são seus, em vez de se voltar para seus próprios talentos e aspirações. Agora você está deixando esses padrões para trás, mas isso pode fazê-lo sentir-se culpado se sua família tiver se sacrificado muito para que você se tornasse o que agora é. Abrir mão de um papel escolhido pela família dói, e você talvez se sinta muito isolado e só, principalmente se não tiver plena consciência do que está acontecendo. Além disso, é possível que você projete, em algum nível profundo e inconsciente, seu passado no presente e acabe vendo nas autoridades figuras equivalentes às dos pais, como se elas pudessem opor-se a suas tentativas de independência ou solapá-las. Isso pode torná-lo evasivo e fechado, além de extremamente inseguro de si. Procure atentar para a ação desse tipo de padrão neste momento. Quanto maior for a sua lucidez quanto às questões emocionais que se escondem por trás de sua atual confusão, maior será a sua capacidade de reconhecer claramente as mudanças necessárias e as opções que levam ao rumo certo para o futuro.

to top

5. A esfera do Eu Interior

Mais importante e profundo que os fatos que possam ocorrer em qualquer dessas esferas é o desenvolvimento do Eu, que respalda tudo aquilo que nos acontece na vida. Esse é o verdadeiro cerne do mistério do destino, pois se realmente houver algum destino em ação na vida do indivíduo, ele estará dentro de cada um, e as configurações astrológicas apenas refletem, em qualquer dado instante, oportunidades para esse padrão de desenvolvimento oculto. Você só pode vislumbrar esse padrão interior em ação quando constata que uma determinada experiência, ainda que penosa, é imprescindível. Além disso, às vezes você pode sentir a finalidade do que está acontecendo a seu redor e dentro de si, mesmo que não consiga ver uma lógica naquilo que sente. Através de determinados sentimentos e situações que o fazem crescer, você pode estabelecer um contato estreito com o mundo interior, mesmo que seu coração esteja partido ou que surjam problemas no mundo lá fora. Mas esse tipo de contato depende de sua disposição de olhar para dentro e analisar o padrão mais profundo de sua vida, independente de como estiver se sentindo no momento e da pessoa que provocou esse sentimento.

to top

O significado da história

Plutão Trígono Plutão: Do final de fevereiro 2010 até o final de dezembro 2012

Neste período você provavelmente terá a impressão sutil porém onipresente de que sua vida tem uma finalidade mais profunda ou "destino". É possível que suas atitudes diante do casamento e das parcerias sejam profundamente afetadas por uma sensação de inevitabilidade, como se algo que não o seu ego consciente estivesse influindo lentamente sobre os fatos para atingir um objetivo desconhecido. Independente de as circunstâncias externas propiciarem ou não um estopim para essa mudança de percepção, é provável que você passe um bom tempo pensando nos mistérios da vida e tentando compreender melhor as complexidades da natureza humana.

Porém, embora provavelmente haja mudanças em sua visão e suas atitudes diante da vida, você também está vivenciando uma mudança que afeta muitas pessoas de sua idade. Certos valores comuns a sua geração podem ganhar novo significado, novas formas e mais ênfase em sua vida. E isso pode ser, em parte, porque você chegou a uma idade em que a maturidade aprofunda sua perspectiva e, em parte, porque o consciente da coletividade, assim como o do indivíduo, sofre mudanças em determinados momentos ao longo do tempo. Embora você possa não pensar muito nisto, sua idéia de sobrevivência ­ como a de outras pessoas de sua geração ­ depende do relacionamento harmonioso com a natureza e uma vida organizada que respeite o ambiente material. O essencial dessa noção de sobrevivência raramente será plenamente mobilizado, a não ser nas crises em que você tiver de lutar para se defender material ou psicologicamente. Porém no momento as circunstâncias do mundo lá fora podem constituir uma crise assim, levando você e muitas pessoas a analisar melhor aquilo que mais lhes importa, em termos de sua capacidade não apenas de sobreviver e lidar com a vida, mas também de desenvolver novos recursos que lhes permitam expressar seus valores de maneira criativa.

to top

A repetição do passado

Quíron Conjunção Quíron: Do início de abril 2010 até meados de fevereiro 2013

Neste período você terá a oportunidade de deixar para trás muitas experiências difíceis de fases anteriores de sua vida. É possível que neste momento certos ecos do passado o atormentem, principalmente incidentes e experiências que o fizeram sentir-se triste, magoado ou impotente diante da injustiça da vida. Este dificilmente será um período fácil do ponto de vista emocional. Você pode perder a auto-estima ou ficar extremamente consciente das dificuldades que muitas vezes teve para expressar-se com confiança no mundo lá fora. É provável que algum incidente ou situação do presente esteja funcionando como gatilho de certas mágoas do passado. A sensação de decepção e raiva pode ser extremamente forte, pois as mágoas e ressentimentos acumulados ao longo dos anos talvez esteja contaminando sua vida no presente. Num nível mais profundo, você terá a chance de enfrentar e trabalhar antigas feridas que, apesar de poderem estar fechadas, jamais cicatrizaram de fato. Mas primeiro precisará reconhecer o que elas são, e talvez a razão de as situações desagradáveis do presente estarem exercendo um efeito tão forte sobre você seja a falta de conscientização interior. Em vez de reagir com raiva, ressentimento ou pena de si mesmo, procure lembrar das vezes em que passou por experiências semelhantes. Talvez você precise seguir um longo caminho que leva até sua infância, quando podem ter ocorrido fatos que lhe deram essa persistente sensação de inadequação e culpa.

No momento, embora possa não perceber, você está fechando um importante ciclo de vida. Todo mundo tem suas mágoas por causa da injustiça fundamental da vida. Essas mágoas geralmente ficam abaixo do limiar da consciência, só sendo ativadas quando uma situação parecida se repete. Mas elas podem afetar- nos profundamente, tornando-nos, sem querer, defensivos e de certa forma fechados para a vida. Esse talvez seja seu caso agora. Seus primeiros contatos com as fraquezas humanas e o sofrimento humano podem tê-lo levado a proteger-se para jamais se sentir tão vulnerável novamente. Essas defesas talvez o tenham feito fechar-se para a vida. Agora você tem a chance de reverter isso e expressar-se com mais liberdade e abertura. A descoberta da cura através das mágoas é um processo que requer muita honestidade e autoconscientização. Com esses atributos, você conseguirá transformar uma situação que inicialmente pode parecer infeliz numa situação que lhe permita desenvolver-se com mais confiança e compaixão.

Uma atitude filosófica também ajudará agora. Ela não implica ceticismo, mas sim disposição de ver nas perdas ou ofensas pessoais um padrão mais profundo e mais universal em ação na vida. Com esse tipo de objetividade, você perceberá que há muitas coisas na vida que os seres humanos não podem mudar. Essas coisas estão acima de nosso controle, embora nossas reações a elas sejam uma opção nossa. Porém a visão filosófica tampouco é o mesmo que resignação: ela implica o reconhecimento de que o ego humano não é a força mais poderosa da vida. Se as atuais circunstâncias vão abrir-lhe a possibilidade de um questionamento espiritual ou psicológico mais profundo, é você quem vai decidir. Mas esta será uma excelente ocasião para explorar esses terrenos, a fim de compreender-se melhor e definir com mais clareza aquilo em que realmente acredita. Se achar que precisa de ajuda para entender sua própria complexidade, não hesite em buscá-la. O orgulho ­ principalmente se for obstinado ­ não será muito útil no momento, e vale a pena saber que outros já se queimaram no mesmo fogo que você. Caso se disponha a olhar para dentro de si durante esta fase crítica, você descobrirá que sob a superfície dos fatos do presente esconde-se um profundo processo de libertação e cura.

to top

Perigo: explosivos

Quíron Oposição Plutão: De meados de abril 2011 até o final de fevereiro 2013

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Plutão Sextil Quíron: Do início de janeiro 2010 até o final de outubro 2012

Provavelmente este será um momento um tanto perturbador. Você descobrirá em si emoções fortes que porão em risco sua auto- imagem, sua visão da vida e certas estruturas sobre as quais se baseia sua segurança. Circunstâncias externas imprevisíveis e possivelmente penosas podem deflagrar em você essas emoções. Entretanto, elas podem ser desproporcionais aos fatos, revelando dimensões mais profundas de seu mundo interior que você talvez tenha evitado enfrentar no passado. Seus instintos fundamentais de sobrevivência estão sendo mobilizados agora, o que pode fazê-lo reagir a decepções ou pressões externas como se fossem uma questão de vida ou morte. Caso se deixe levar por essa sensação, você pode tentar dominar os outros para se defender. Ou afundar numa nuvem negra de passividade e martirização. Nenhuma dessas reações o ajudará neste momento. Você agora pode descobrir em si uma força e uma tenacidade desconhecidas, além de uma profunda percepção de sua natureza mais íntima. A vida provavelmente colocará em questão seus antigos pressupostos, exigindo-lhe que analise as correntezas emocionais invisíveis e as "motivações secretas" de seus relacionamentos íntimos. Você dificilmente ganhará alguma coisa reagindo ao mundo como se ele estivesse contra você. Seus recém-despertados instintos de sobrevivência devem ser colocados a serviço de seu bem-estar e sua autocompreensão, e não utilizados para controlar os outros nem fazer guerra contra eles.

Não vai ser fácil defender seus pontos de vista sem assumir um papel agressivo. Se partir para o ataque ou a retaliação, você pode provocar uma forte resistência que o fará sentir-se humilhado e derrotado. Procure cultivar a imparcialidade e uma perspectiva que lhe permita reconhecer seus sentimentos e ser- lhes fiel e, ao mesmo tempo, controlar seus elementos mais primitivos. Num nível mais profundo, a descoberta dessa força emocional interior pode transformar não apenas sua visão de si próprio, como também sua compreensão da natureza humana. Só que essa transformação depende de sua capacidade de aceitar os elementos mais sombrios que existem em você e na vida. Você estará particularmente consciente neste momento da injustiça da vida e da facilidade com que o potencial de destruição do ser humano ­ inclusive o seu ­ pode ser liberado. Embora possa não ser agradável, essa é uma revelação realista que lhe dará objetividade e força para lidar com situações da vida que são aflitivas, mas que acontecem mesmo à alma mais bondosa.

Não há nenhuma fórmula que lhe diga o que fazer agora. Seu desafio agora é aceitar dimensões da vida que podem estar em choque com seus valores pessoais, sua ideologia ou suas convicções religiosas. Mas lhe fará bem admitir essas questões, mesmo que não goste delas. Procure recorrer a sua força e integridade sem lançar mão dos jogos de poder que ocupam o tempo e a energia de tanta gente. Você pode sentir-se furioso, magoado ou traído pelos fatos que estão ocorrendo em sua vida agora. E talvez tenha toda razão. Mas o crítico é aonde esses sentimentos levam, e você provavelmente tem muito mais opções do que imagina. Fingir que tudo vai dar certo se pensar positivo é uma reação demasiado ingênua. Dizer que qualquer meio justifica o fim, além de cínico pode ser destrutivo. Este momento tem profunda importância, pois as sutis opções que lhe estão sendo oferecidas podem contribuir para consolidar a ética e os valores que realmente lhe importam.

to top

Forjando o caráter

Saturno Quadratura Saturno: Do início de outubro 2011 até o final de setembro 2012

Você chegou a um momento importante e decisivo de seu ciclo de desenvolvimento, e a vida provavelmente colocará à prova a solidez e a autenticidade de suas metas e de seu senso de identidade pessoal. Você agora está naquilo que se chama a "melhor idade" da vida: é jovem o bastante para ter muitos anos produtivos diante de si, mas maduro o bastante para já ter se "queimado" e aprendido com a experiência do passado. Embora para o mundo exterior você tenha "chegado lá", por dentro, você provavelmente se sente tudo, menos decidido e confiante agora, pois pode ver não só todas as áreas em que teve de trair a si mesmo para obter segurança, mas também aquelas em que não se preparou bem, tanto emocional quanto fisicamente, para o processo do envelhecimento. Talvez agora você tenha de abandonar certas antigas atitudes e padrões para dar início a novos empreendimentos ou relacionamentos, com base numa sensação cada vez maior de auto-suficiência e em metas e aspirações mais maduras. Só que você provavelmente encontrará desafios não só no mundo exterior, mas também em seus próprios medos, e o que se iniciar agora terá de provar o quanto vale diante da concorrência ou das dificuldades. Talvez você encontre resistências ou obstáculos àquilo que está tentando conseguir, e certas circunstâncias externas poderão deflagrar profundas inseguranças. No entanto, se puder defender com firmeza o que sabe que é certo para você, chegará ao fim desta fase com muito mais consciência de sua força e de sua capacidade de sobrevivência, além de uma maior aceitação de suas limitações humanas.

Talvez você precise definir-se mais claramente em termos de sua relação com o mundo interior. É possível que problemas de saúde ou preocupações, fantasias e estados de espírito irracionais o façam olhar mais para dentro de si, além de analisar se não se controla demais e teme seu lado espiritual, emocional e intuitivo por causa de medos provenientes da infância. É possível também que precise lidar com a questão de seus limites pessoais, assim como a de sua verdadeira auto- suficiência na vida. Talvez você tenha uma grande sensação de separação, mesmo que viva um relacionamento estável e gratificante, e isso o fará sentir-se só e isolado. Além disso, talvez precise abrir mão de certas muletas ou defesas que vem usando para ter uma ilusão de competência e força para, assim, criar mais autenticidade e amor-próprio. Não finja ser algo que não é. Se encontrar em si mesmo fraquezas ou descobrir que as situações exteriores não são tão válidas ou estáveis quanto pensava, deve preparar-se para enfrentar a questão com honestidade e fazer o que for necessário para construir bases melhores. E se alguma área de sua vida pessoal ou profissional se mostrar realmente inviável, talvez seja preciso abandoná-la de uma vez.

Este é o momento de limpar, preparar e definir seu terreno. Será melhor evitar novos empreendimentos ou relacionamentos enquanto não se sentir mais firme e seguro de si. Não tenha medo dos desafios desta fase. A vida não está sendo má; as dificuldades ou obstáculos que você pode encontrar estarão destacando as áreas que devem ser trabalhadas. Se entender a mensagem, você poderá lançar bases muito mais fortes para todos os seus futuros esforços e opções. Este é também um momento de uma espécie de separação psicológica de seu passado familiar e da coletividade em que se insere, a despeito de sua idade. Você terá de definir quem é, mesmo que isso implique romper com a identificação ou fusão inconsciente com os outros que antes lhe propiciava segurança. Oxalá esse processo de separação não envolverá um afastamento físico real das pessoas a quem ama. Mas, se esse for o caso, pode ser porque esse relacionamento já cumpriu sua função ou já não pode deixar que você cresça e amadureça como uma pessoa independente. O problema mais penoso que você pode estar enfrentando agora é a sensação profunda e arquetípica da solidão. Se aprender a lidar com ela, você conseguirá utilizar esta fase criativa e construtivamente para construir um futuro melhor.

to top

Aprenda a respeitar as restrições

prog. Marte Quadratura Saturno: Do início de outubro 2010 até o início de outubro 2013

Talvez agora você se sinta como Hércules diante da tarefa de limpar os estábulos do rei Augias usando apenas uma pequena colher. Esta fase promete irritações, obstáculos e problemas que vão deixá-lo com muita raiva, constelando seu desejo de lutar cegamente contra as limitações que encontra. Porém, antes de convocar as forças armadas, é melhor refletir sobre o que realmente está acontecendo. Talvez a sensação de frustração e restrição que você provavelmente vai sentir se deva apenas em parte a fatores externos. É possível que você esteja vivendo um padrão defensivo interno que o faça agir de uma maneira inconsistente e pouco sensata, como alguém que tenta dirigir um carro com o freio de mão puxado. Você está confuso, na urgência de impor a própria vontade e assumir o controle de sua vida, por medo do fracasso e da humilhação. Embora antes possa ter tido mais facilidade em aceitar as limitações graças a uma atitude fundamentalmente realista e disciplinada, você provavelmente sempre viveu certa frustração e conflito entre seus receios e seu desejo de se impor. Talvez a profunda ansiedade que lhe despertam neste momento seus esforços para avançar o leve a duvidar de sua competência como homem e, inclusive, a preocupar-se desnecessariamente com sua potência sexual ou sua capacidade de manter a independência nos relacionamentos íntimos. Quanto mais perceber onde seu próprio conflito pode estar exacerbando ­ ou mesmo causando ­ dificuldades externas, melhor poderá administrar este período difícil, mas potencialmente muito criativo.

Ainda que em segredo, você provavelmente sempre nutriu receios quanto a suas próprias apreensões, impressões e sensações de mal-estar físico e emocional e talvez não tenha percebido o quanto se aferrou a determinadas formas de proteger sua vulnerabilidade contra os ataques do mundo exterior. É possível que você não demonstre medo nem ansiedade ­ na verdade, numa manobra de supercompensação, pode ser que tenha convencido a si mesmo e aos outros de sua força e auto- suficiência. Mas agora talvez essa força aparente seja posta em cheque e você descubra que, por trás da fachada, não sabe muito bem como agir. Talvez haja muitos fatores complexos contribuindo para sua ansiedade, particularmente antigas mágoas e frustrações que o tenham feito jurar não deixar ninguém jamais voltar a machucá-lo ou controlá-lo. Agora você pode estar chegando à conclusão de que, para conseguir o que quer na vida, tem de enfrentar esses medos e transcendê-los.

Você não conseguirá isso entrando em guerra com as pessoas a seu redor. Caso se torne defensivo e agressivo, você pode criar antagonismos e problemas, no trato tanto com autoridades e superiores quanto com seus entes queridos. Além disso, procure controlar-se o máximo, a fim de não provocar reações agressivas nas pessoas, e tenha cuidado ao dirigir e manusear ferramentas mecânicas. Mas, ao mesmo tempo, evite suprimir a raiva, pois ela pode ressurgir de forma indireta e prejudicial à sua saúde e a seus relacionamentos. Esta fase lhe permitirá descobrir muita resistência e tenacidade, as quais lhe trarão mais segurança e auto-estima no futuro. Mas será preciso ter paciência para controlar a raiva, além de compaixão diante dos medos que podem tê-lo impelido a evitar experiências de vida necessárias, defendendo-se delas. Sua verdadeira batalha é com o passado e com os elementos de sua própria natureza que reagiram às desigualdades e à imprevisibilidade da vida tentando controlar o mundo que o cerca. Preserve suas mais profundas convicções e dedique-se a metas viáveis. Mas procure reconhecer quando a vida lhe disser que é preciso ir mais devagar, ceder ou renunciar às coisas ­ e não veja inimigos onde eles não existem.

to top

Atritos e deleites

prog. Lua Oposição prog. Sol: De meados de outubro 2011 até meados de abril 2012

Você está chegando ao ápice de um ciclo emocional que teve início há mais ou menos quatorze anos, quando suas necessidades e atitudes emocionais sofreram profundas mudanças e lançaram-se as sementes de uma forma inteiramente nova de reagir à vida. É possível que esta fase não seja das mais fáceis, do ponto de vista emocional, já que você está muito consciente do quanto se afastou dos padrões do passado e, talvez, das pessoas que estão há mais tempo em sua vida. Você terá de integrar o que era no que você se tornou, e isso pode exigir ajustes, concessões ou a abordagem de tensões e conflitos muito antigos. Porém, embora você possa nem sempre estar em paz consigo mesmo, este pode ser um momento de florescimento emocional, que o conscientizará muito de sua própria individualidade e lhe permitirá ver as pessoas com objetividade e sensibilidade invulgares. As questões nas quais você provavelmente se concentrará agora dividem-se entre sua auto-suficiência material e emocional, de um lado, e sua necessidade de conviver com as pessoas e de contar com seu apoio, do outro. Os conflitos e mudanças que provavelmente ocorrerão em termos de sua segurança material e sua capacidade de expressar independência financeira e emocional são reflexo de valores e necessidades que vêm se desenvolvendo ao longo dos quatorze últimos anos.

Caso tenha deixado a necessidade de conviver intimamente com as pessoas sobrepujar a necessidade de ser um indivíduo à parte, você será obrigado a impor seus valores e ideais de forma mais honesta e aberta. Os conflitos externos e problemas de relacionamento que possam surgir só reforçam o fato de que você precisa atingir um equilíbrio mais criativo entre esses dois lados de si mesmo. Apesar das possíveis tensões e atritos com os mais próximos, este será um período extremamente produtivo que porá à prova todos os seus esforços para respeitar e expressar ambos os aspectos de sua personalidade nos últimos anos. E se antes não tiver conseguido encontrar o equilíbrio certo, agora terá todas as oportunidades para chegar a ele, lançando as bases para uma maneira mais flexível e honesta de interagir com a vida nos anos que virão.

to top

Capítulo IV

to top

CONCLUSÃO

O filósofo grego Heráclito disse que nada é permanente, a não ser a mudança. A psique humana está sempre em processo de mudança e revelação, e as configurações planetárias que refletem seu padrão de desenvolvimento no decorrer do próximo ano mudarão, transformando-se em novas configurações que refletirão os novos padrões dos anos seguintes. Quando perdemos uma oportunidade, ela geralmente volta numa forma diferente e num nível diferente, pois a vida não apenas muda, mas também progride em ciclos, num reflexo dos ciclos dos planetas no céu. Independente do que possa ser, o "destino" não é um desígnio rígido que nos nega a liberdade de escolher, crescer, errar, escolher mais uma vez e crescer de novo.

Todas as seções acima descrevem padrões planetários que, em essência, serão compartilhados em algum momento e de alguma maneira por outros seres humanos. O que vivemos não é tão singular quanto pensamos: todos nós temos alegrias, dores, sorte, perdas, solidão, união, luz e sombra; todos temos certas necessidades e pulsões em comum. Porém o ritmo e a expressão característica de seu padrão de crescimento ­ que está em constante mudança ­ são exclusividade sua, e o mesmo se aplica ao coração, à mente, ao corpo e ao espírito que vivem esse padrão. Independente do que possa ocorrer em sua vida exterior ao longo dos doze próximos meses, se descobrir nela um sentido e relacionar esse sentido ao que você é e ao que realmente busca na vida, você abrirá reservas insuspeitas de energia e criatividade que lhe darão um leque mais amplo de opções no futuro. Quando crianças, ensinam-nos a "usar o tempo com sabedoria". O que isso significa? Talvez o sentido mais profundo é que o tempo tem qualidades, e cada momento do tempo tem um significado especial para nós como indivíduos. E, compreendendo essas qualidades e esse significado e trabalhando com eles, é possível transformar nossa maneira de perceber as circunstâncias de nossas vidas.

to top

APÊNDICE

to top

Bibliografia complementar sugerida (os títulos em português foram publicados no Brasil)

Sobre ciclos e movimentos planetários:
"Os deuses da mudança: uma nova abordagem da astrologia", de Howard Sasportas (trânsitos de Urano, Netuno e Plutão)
" Trânsitos: os períodos importantes da sua vida", de Betty Lundsted
"Transits", de Rob Hand

Sobre cada planeta e seu significado:
"The Astrological Moon", de Darby Costello
"Prometheus the Awakener", de Richard Tarnas
"Venus and Jupiter", de Erin Sullivan
"Os planetas interiores: elementos estruturais da realidade pessoal", de Liz Greene e Howard Sasportas
"Os luminares: a psicologia do sol e da lua no horóscopo", de Liz Greene e Howard Sasportas
"Exploring Jupiter", de Stephen Arroyo
"Os planetas exteriores e seus ciclos: uma astrologia do coletivo", de Liz Greene
"Saturno: o senhor do karma", de Liz Greene
"Neptune", de Liz Greene
"Quíron e a jornada em busca da cura", de Melanie Reinhart

Sobre o tema do destino:
"Sincronicidade", de C. G. Jung
"A astrologia do destino", de Liz Greene

Outras interpretações da Astro*Intelligence escritas por Liz Greene podem enriquecer o valor deste relatório, pois quanto maior for a sua autocompreensão, maiores serão suas chances de trabalhar de forma inteligente com o significado do momento. Para uma análise detalhada de sua carta astrológica natal, peça a Análise Astrológica Profunda. Para uma percepção mais profunda de seus relacionamentos, o Horóscopo do Relacionamento pode oferecer uma nova perspectiva. Se ainda estiver em busca de sua vocação, Carreira e Vocação pode oferecer-lhe novos impulsos. E para uma maior apreciação da personalidade singular de seu filho ­ ou de sua própria infância -, você pode pedir a Análise Astrológica da Criança.

Uma visão mais ampla de suas perspectivas pessoais num período de seis anos pode ser obtida através de Perspectivas para o Futuro.

Você pode encomendar esses relatórios no mesmo local onde adquiriu a presente interpretação ou em algum de nossos diversos distribuidores autorizados em muitos países do mundo.

Na Internet, você encontrará mais informações sobre esses relatórios e outros valiosos serviços astrológicos no endereço da Web constante na primeira página deste relatório ou fazendo uma pesquisa pelas palavras-chave "astro*intelligence" ou "Liz Greene".

to top

Informações técnicas

Para a criação desta análise, foram levados em conta os seguintes fatores astrológicos:
­ principais aspectos de progressão (conjunção, oposição, quadratura, trígono e sextil) do Sol, da Lua, do Ascendente, do Meio do Céu, de Mercúrio, de Vênus e de Marte em relação aos ângulos e planetas natais.
­ principais aspectos (conjunção, oposição, quadratura, trígono e sextil) dos trânsitos de Plutão, Netuno, Urano, Quíron, Saturno e Júpiter em relação tanto aos ângulos e planetas natais quanto de progressão.
­ conjunções e oposições dos trânsitos de Marte em relação tanto aos ângulos e planetas natais quanto de progressão.
­ aspectos entre progressões de planetas, em especial os da Lua nova e os da Lua cheia.
Deu-se especial importância às estações dos planetas em trânsito próximos a ângulos e planetas natais. Atentou-se também não apenas para a natureza do planeta e aspecto de progressão ou de trânsito específicos, mas também para configurações natais que repetem os aspectos de progressão e de trânsito, para as posições ocupadas pelos planetas natais, em trânsito e de progressão nas casas e para o equilíbrio geral dos elementos e configurações do mapa astral. Internamente, os resultados da Análise Astrológica Profunda são usados para a avaliação de cada mapa.

Como a importância de qualquer aspecto de trânsito ou de progressão não se limita apenas ao instante preciso do aspecto, mas se estende até algum tempo antes e depois, foram usadas orbes de aspecto, as quais reconhecem o acúmulo e a gradual diminuição da energia de um determinado movimento planetário. Conseqüentemente, descrevem-se algumas configurações que talvez só venham a atingir o aspecto exato no ano seguinte, mas que já estão começando a mostrar seus efeitos ou já atingiram o aspecto exato no ano anterior.

O relatório resultante dessas considerações é montado a partir de trechos selecionados de texto de interpretação. Nem todos os trânsitos ou progressões que ocorrem durante o ano são incluídos no relatório impresso, mas sim apenas os selecionados pelo modelo de interpretação de Liz Greene. Como em todas as obras da autora, é usado o sistema de casas Placidus.


Dados astrológicos utilizados para Análise Astrológica Anual de janeiro de 2011 a dezembro de 2011
para Barack Obama (Masculino)
Data nascimento 4 Ago 1961 Hora loc. 19:24
Lugar Honolulu, HI (US) U.T. 05+24
157w52, 21n18 Tempo sid. 15:46:38

POSIÇÕES PLANETÁRIAS
Planeta Signo Graus Movimento
Sol Leão 12°32'53 na casa 6 direto
Lua Gêmeos 3°21'27 na casa 4 direto
Mercúrio Leão 2°19'54 na casa 6 direto
Vênus Câncer 1°47'22 na casa 5 direto
Marte Virgem 22°34'36 na casa 7 direto
Júpiter Aquário 0°51'31 na casa 12 retrógrado
Saturno Capricórnio 25°19'51 na casa 12 retrógrado
Urano Leão 25°16'15 na casa 7 direto
Netuno Escorpião 8°36'21 na casa 9 direto
Plutão Virgem 6°58'40 na casa 7 direto
Quíron Peixes 5°19'01 na casa 1 retrógrado

POSIÇÃO DAS CASAS (Placidus)
Ascendente Aquário 18°02'41
2ª Casa Peixes 25°53'53
3ª Casa Touro 0°17'21
Fundo do Céu Touro 28°53'07
5ª Casa Gêmeos 23°58'28
6ª Casa Câncer 19°01'00
Descendente Leão 18°02'41
8ª Casa Virgem 25°53'53
9ª Casa Escorpião 0°17'21
Meio do Céu Escorpião 28°53'07
11ª Casa Sagitário 23°58'28
12ª Casa Capricórnio 19°01'00

Trânsitos
prog. Sol Quadratura Vênus De meados de junho 2011 até o final de junho 2013
Netuno Trígono Vênus Do final de março 2011 até meados de janeiro 2014
prog. Sol Trígono Júpiter Do início de julho 2010 até meados de julho 2012
Júpiter Quadratura Júpiter Do final de maio 2011 até o início de fevereiro 2012
prog. Vênus Sextil Vênus Do início de setembro 2011 até o final de abril 2013
Quíron Oposição prog. Vênus Do início de abril 2009 até o final de janeiro 2012
Quíron Quadratura Lua Do final de abril 2010 até meados de dezembro 2012
Urano Conjunção prog. Lua Do início de outubro 2011 até meados de junho 2012
Urano Trígono Meio do Céu Do final de março 2010 até o início de janeiro 2012
Quíron Quadratura Meio do Céu Do início de maio 2009 até o início de dezembro 2011
Júpiter Quadratura Saturno Do início de maio 2011 até o final de maio 2011
Urano Trígono Mercúrio Do início de junho 2010 até o final de março 2012
prog. Mercúrio Quadratura Saturno Do final de setembro 2009 até meados de junho 2011
Júpiter Quadratura Mercúrio Do início de junho 2011 até meados de fevereiro 2012
Júpiter Oposição Netuno Do início de julho 2011 até meados de março 2012
Netuno Quadratura Meio do Céu Do início de março 2010 até o final de dezembro 2012
Plutão Trígono Plutão Do final de fevereiro 2010 até o final de dezembro 2012
Quíron Conjunção Quíron Do início de abril 2010 até meados de fevereiro 2013
Quíron Oposição Plutão De meados de abril 2011 até o final de fevereiro 2013
Saturno Quadratura Saturno Do início de outubro 2011 até o final de setembro 2012
prog. Marte Quadratura Saturno Do início de outubro 2010 até o início de outubro 2013
prog. Lua Oposição prog. Sol De meados de outubro 2011 até meados de abril 2012