Perspectivas para o Futuro
desde Janeiro 2011
para Roger Federer, data nascimento 8 Agosto 1981
Texto por Liz Greene, Copyright © Astrodienst AG 2011
EHMP 6212.502-13, 10.1.11

Índice janeiro 2011 até dezembro 2016

I. Introdução

Abraçando o futuro O advento da Era Aquariana

II. As configurações planetárias
Plutão em Capricórnio Cavando na raiz Liberando a criança interior Netuno em Aquário Netuno em Peixes Dando base à imaginação Urano em Peixes Urano em Áries Novas revelações

III. Mudanças interiores
Os anos 2011 e 2012 O peso do mundo O instinto da luta Expandindo os horizontes A vontade de poder

Os anos 2013 e 2014 Obstáculos e ansiedades Sentindo-se amado e amante Lutando contra as limitações Crescendo Buscando o impossível

Os anos 2015 e 2016 Estabelecendo os limites Uma sensação de desamparo Um momento de fruição Hora de aprender Apoteoses verbais O anseio de explorar

IV. O grupo da sua geração
A geração que tem Urano em Escorpião ... com Netuno em Sagitário ... e com Plutão em Libra

Conclusão

Apéndice
Bibliografia complementar sugerida (os títulos em português foram publicados no Brasil) Informações técnicas Os gráficos dos trânsitos

to top

Capítulo I.

to top

INTRODUÇÃO
Abraçando o futuro

O filósofo grego Heráclito disse que nada é certo, a não ser a mudança. Nos últimos vinte anos, fomos obrigados a reconhecer essa verdade ancestral, pois muitas de nossas mais tradicionais e confiáveis definições da realidade e estruturas religiosas, econômicas e sociais sofreram importantes abalos. Como o ser humano instintivamente teme a mudança, imaginamos grandes desastres como os efeitos do aquecimento global ou o tsunami de dezembro de 2004, ou agarramo-nos a esperanças de redenção global ou mudanças profundas na natureza da sociedade que, de algum modo, restabeleçam milagrosamente a paz e a fé em nossos semelhantes. Será que este novo século é mesmo um momento material e espiritualmente especial? Será que há mesmo uma Nova Era prestes a despontar? Ou tudo não passa de um construto, uma maneira de mitigar nossa onipresente ansiedade enquanto o mundo continua mudando mais depressa do que nós mesmos podemos?

Os ciclos astrológicos não levam em conta os calendários dos homens, e os movimentos dos planetas têm sua própria lógica e ritmo. Se tomássemos qualquer período de seis anos na história, veríamos que sempre são inúmeras as possíveis configurações planetárias que lhe conferem seu sentido e sabor particulares. Mas o fato de darmos tanta importância a nossa recente entrada no século XXI significa que veremos o sentido e o sabor deste momento de uma perspectiva especialmente orientada. Para o bem ou para o mal, esperamos muito das próximas décadas e, por isso, do ponto de vista psicológico, estamos particularmente sintonizados com as correntezas desta época e talvez sejamos capazes de reagir com mais sensibilidade, esperança e criatividade. Em certo sentido, não importa se nossa divisão do tempo em séculos e milênios é artificial. A psique humana a torna significativa, e é isso que conta.

Qual o sabor especial deste momento? O que a astrologia pode nos dizer, à medida que vamos entrando ainda mais no século XXI? Os astrólogos costumam falar na iminência da Era de Aquário, mas o que isso realmente significa?

to top

O advento da Era Aquariana

A mudança das eras é regida pela passagem do ponto equinocial da primavera (o primeiro grau do zodíaco) de uma constelação a outra. Isso acontece mais ou menos a cada dois mil anos. No momento, ele está passando da constelação de Peixes à de Aquário. Na aurora da era cristã, ele se deslocou de Áries para Peixes. Esses imensos movimentos cósmicos refletem-se nas questões humanas primeiramente através da forma como vemos Deus e da visão de mundo que consideramos "verdadeira". Se atentarmos para a história, veremos que no alvorecer da Era de Peixes a percepção da realidade mudou radicalmente, algo que se reflete no surgimento de novas religiões (cristianismo e islamismo) e numa visão profundamente diferente do sentido e do propósito essencial da vida. Mudanças tão vastas quanto essas não são fenômenos pontuais, transcorrendo ao longo de alguns séculos, e a transição muitas vezes é um momento caótico, quando antigos valores e antigos deuses começam a perder a significação e a família humana, cada vez mais ansiosa e desorientada, busca novas condutas e novas formas.

Então, o que essa mudança de Peixes para Aquário representa para todos nós? Do ponto de vista astrológico, Aquário é um signo que pertence ao elemento ar, e isso significa que a mente, e não o coração, é que provavelmente ganhará primazia. O engenho e a inventividade humana, refletidos na tecnologia e numa melhor compreensão do modo como o cosmo funciona, são importantes dimensões do caráter aquariano. A irmandade humana também é importantíssima. É provável que os valores que impelem as nações a reconhecer não só seus respectivos direitos, mas também suas respectivas semelhanças, se traduzam numa sensação cada vez maior de globalismo, de que somos todos "cidadãos do mundo". Aquário é também o signo da massa, e isso implica um nivelamento dos extremos e uma busca de denominadores comuns em educação, dinheiro, moda, arte e todas as demais esferas em que a criatividade e o esforço humano imprimem sua marca. Então, essa é uma era "boa" ou "ruim"? Isso dependerá do que fizermos dela. À medida que formos entrando no século XXI, cada um de nós terá o desafio individual de reagir à nova energia que está provocando mudanças tão profundas na ciência, na religião, nas comunicações e nas estruturas sociais e políticas.

to top

Capítulo II

to top

As configurações planetárias

Cada um de nós tem um horóscopo individual que será afetado pelos desenhos traçados no céu pelo movimento dos planetas lentos. Embora não se relacionem diretamente à mudança das eras astrológicas, essas configurações planetárias precisam ser vistas como marcos de importantes mudanças na psique coletiva, mais evidentes no plano social que no individual. Os três planetas mais longínquos Urano, Netuno e Plutão refletem mudanças profundas em nossa atitude diante do progresso, do anseio espiritual e da sobrevivência. Suas configurações ocorrem independentemente do despontar de uma "Nova Era", porém quando há configurações importantes num momento em que estamos psicologicamente tão cheios de expectativas tanto de desastres quanto de milagres -, nossas reações ganham um sabor especial. O que isso significa para todos nós? Após a Segunda Guerra Mundial, um novo espírito estava no ar, alimentado em parte pelas trevas e pelo sofrimento que atingiram tanta gente, mas em parte também por um anseio ardente de esperança e inovação e um sonho etéreo de paz e harmonia no mundo. Agora um espírito semelhante está no ar. Esses três planetas exteriores, todos eles relacionados a tendências e movimentos coletivos, parecem entremostrar-nos a visão de um mundo diferente, mais otimista.

Isso não quer dizer que agora vamos rumar para o futuro cheios de alegria e livres de problemas. Em muitas áreas do mundo há muito sofrimento e uma incerteza aterrorizante, e as pessoas ainda têm de enfrentar desafios penosos e frustrantes. Além disso, o tipo de visão que atualmente contagia tanta gente não é necessariamente congenial a todos. Idealismo e visão também podem se fazer acompanhar de desconhecimento dos sentimentos e direitos individuais, e as aspirações coletivas de progresso, apesar de sua bela retórica, podem ocasionalmente carecer de uma avaliação acertada do tempo e da fragilidade humana. É possível que alguns se sintam pressionados e sobrecarregados com o caráter deste momento, como se tivessem que aprender tudo de uma só vez e renunciar a valores e estruturas de segurança duramente conquistados porque assim o exige a coletividade. Para entender as iminentes configurações dos planetas externos que coincidem com a mudança das eras e extrair delas o melhor, precisamos primeiro entender a nós mesmos e como esses planetas nos afetam individualmente.

to top

Plutão em Capricórnio

Plutão em Capricórnio: 2008 até 2023

Na orquestra planetária, Plutão é o responsável por marcar o ritmo de base, precisando de 249 anos para percorrer, sem pressa, o zodíaco. Ele entrou no signo de Capricórnio em 2008 e só entrará em Aquário em 2023. Assim, a segunda década do século XXI tem o domínio desse importante trânsito de Plutão pelo signo de Capricórnio, a Cabra, que está relacionado com estruturas, hierarquias, autoridade e a natureza do governo. Plutão simboliza as profundas forças subterrâneas da psique coletiva, que irrompem para renovar o que está velho, desgastado e obsoleto. Ele age como uma draga no fundo de um lago, revolvendo e trazendo à tona tudo que estiver apodrecido e pronto para virar composto, permitindo que a nova vida surja mais limpa, leve e forte que antes. Enquanto ele transitou por Sagitário, concentramo-nos fervorosamente em nossas definições de Deus e da moral. Agora atingimos um ponto no qual estamos buscando mudanças nas estruturas de autoridade que dão a nosso mundo coerência e leis. No plano global, podemos esperar muitas mudanças algumas consensuais, outras obtidas com luta ­ na esfera da política, das finanças e das leis que nos regem. Abusos de poder que antes eram admitidos agora provavelmente serão questionados, e o mesmo vale para nossa forma de eleger nossos líderes e conferir-lhes autoridade sobre nós. É possível que as fronteiras nacionais e as entidades políticas coletivas mudem radicalmente, à medida que o idealismo der lugar a uma avaliação mais realista do que os seres humanos precisam. Além disso, podemos esperar novas atitudes em relação ao meio ambiente e novas leis que nos permitam preservá-lo e protegê-lo, incluindo aí a vida animal do planeta, por tanto tempo relegada à base da hierarquia.

Os profundos dilemas relativos à responsabilidade pessoal e coletiva levantados pelo trânsito de Plutão por Capricórnio se evidenciam em vários níveis no mundo exterior. E também podem desafiá-lo de uma maneira muito pessoal: talvez a princípio você não perceba que os problemas que enfrenta não são apenas seus, mas também de muita gente que está lutando a seu próprio modo para redefinir o que entende como autoridade. Mesmo que o movimento de Plutão afete esferas muito pessoais de sua vida, no final vale a pena perguntar: "Qual é o sentido mais profundo disso que estou vivendo? O que eu deveria estar aprendendo? Como usar este momento para redefinir minha responsabilidade comigo mesmo, com minha comunidade e com meu país? E até que ponto sou realmente auto- suficiente, num mundo que exige que eu encontre novas formas de andar com minhas próprias pernas, defendendo meus direitos?"

to top

Cavando na raiz

Plutão na Casa 4: 1998 até fevereiro 2014

As qualidades purificadoras e transformadoras de Plutão se evidenciarão bem lá no fundo, nas raízes de sua vida, na esfera de sua interação com a família e sua sensação de inclusão no grupo familiar. Essa influência provavelmente afetará não apenas o lugar onde você mora, mas, acima de tudo, sua sensação diante do fato de viver lá. De uma forma lenta e imperceptível porém inexorável, seu relacionamento com aqueles a quem se liga pelo sangue e sua sensação de fazer parte de sua comunidade e talvez mesmo de seu país estão mudando. Talvez você tenha a impressão de que já cumpriu uma certa etapa de sua vida, e é possível que em algum momento desta fase crítica queira emigrar, se mudar, reformar seu lar ou construir ou comprar uma casa nova onde possa ser mais você mesmo. As mudanças profundas e inexoráveis que este longo trânsito de Plutão pelo resistente e tenaz signo de Capricórnio simboliza podem impeli-lo a romper antigos laços e reconstruir as bases de sua vida a partir do zero. À medida que o tempo for passando, talvez você chegue a uma forma diferente de ver seu passado familiar, podendo libertar-se de antigas mágoas e agravos. Ou, se estiver há muito tempo lidando com dificuldades, pode concluir que agora está emocionalmente forte o bastante para deixar o passado para trás e criar para si uma vida nova.

É possível que às vezes essas mudanças íntimas tão profundas o façam sentir-se um pouco isolado ou sem raízes. Em termos concretos, o lar e as origens são também símbolos daquilo que consideramos os valores e convicções que embasam nossa vida e, por isso, talvez você se veja fazendo perguntas de natureza espiritual e psicológica muito profundas sobre o lugar de onde vem e o propósito que está cumprindo aqui. É possível que às vezes a sensação de um destino o leve a questionar as convicções tradicionais, fazendo-o vislumbrar padrões mais profundos em ação na sua vida e reavaliar o passado. Tudo isso constitui um profundo processo de purificação que o deixará muito mais livre e sábio, além de dar-lhe a convicção de que sua vida tem muitos mistérios e um caminho extremamente individual que, conscientemente ou não, você sempre trilhou. Você pode ter às vezes a impressão de que forças além de seu controle o separaram de seu passado, e talvez não consiga ver de imediato para onde irá no futuro. Mas essa sensação não tem de ser negativa e, caso se deixe levar e procure confiar nas correntezas lentas e fortes que agora fecham as portas ao que já passou, você conquistará uma nova fé não apenas em si mesmo, mas também no que lastreia o caminho que seguirá no futuro.

to top

Liberando a criança interior

Plutão na Casa 5: Fevereiro 2014 até dezembro 2014

Durante o longo trânsito de Plutão pelo resistente e tenaz signo de Capricórnio, é provável que uma pergunta ressoe continuamente em sua vida: quem você é, na verdade? O que o torna uma pessoa especial? A natureza transformadora de Plutão se evidenciará mais provavelmente na esfera de sua expressão como indivíduo, e isso inclui sua forma de usar a criatividade e procurar canais adequados para dar forma àquilo que mais importa a seu coração. Esta fase reflete uma espécie de nascimento criativo, que lhe permitirá descobrir um talento que ignorava possuir ou encontrar novas formas artísticas de exprimir aquilo que está dentro de você. Novas iniciativas comerciais, novos projetos criativos e uma nova confiança em seu direito de ser você mesmo podem ser alguns dos melhores frutos desse processo. Independente de os "filhos" que nascerem agora serem literais ou figurados, trata-se, no nível mais profundo, de um momento de parto e, embora a gestação possa ser longa, você provavelmente chegará ao fim dela com uma noção muito mais forte de seu valor singular como pessoa.

Porém nenhum nascimento pode ocorrer sem luta, e talvez certos padrões de sua vida precisem chegar ao fim. Mesmo que não sejam angustiantes (e há probabilidade tanto de alegria quanto de crise durante esta fase), talvez algumas questões referentes ao amor exijam-lhe que atente para velhas atitudes psicológicas herdadas de seu passado familiar, atitudes essas que será bem melhor abandonar. É possível também que você precise pensar longamente sobre o tipo de pai que é ou gostaria de ser, sobre o tipo de filho que é ou já foi e sobre o que espera de seus próprios filhos. Na verdade o que está vindo à tona, ativada pelos processos que se refletem no trânsito de Plutão, é a criança que existe dentro de você. Por isso, talvez seja preciso enfrentar todos os problemas relativos ao bloqueio de necessidades da infância e à repressão de sonhos e inspirações infantis. De sua capacidade de expressar a criança interior depende sua criatividade e sua capacidade de gozar a vida. Você sabe brincar? Você consegue sentir a alegria de uma criança, se maravilhar com a vida e dar forma criativa a sua visão? Ou se preocupa com o que as pessoas pensam e com expectativas e padrões irrealísticos que paralisam sua auto-expressão? Essa capacidade de expressar-se sem ganho material nem justificativa ideológica revela quem você de fato é, e é isso que você provavelmente vai descobrir ao longo dos próximos anos. Todo ser humano pode ser criativo em alguma área, e você terá de descobrir novos níveis para as suas.

Plutão Quadratura Saturno: Do final de janeiro 2010 até o final de novembro 2012

É possível que uma antiga bagagem psicológica medos, ansiedades e defesas do passado dê lugar a uma atitude nova e mais autoconfiante, pois você está superando os limites que restringiam sua vida até aqui. Isso talvez implique uma auto-análise honesta e também uma rearrumação ou mudança na base material ou profissional sobre a qual repousam as questões de seu dia-a-dia. Na verdade, talvez tudo aquilo que constitui a segurança emocional, intelectual e também material precise ser reavaliado. Não lute contra as mudanças; seja grato por sua presença, pois elas lhe propiciarão mais liberdade exterior e interior. Pense bem em onde quer chegar e no que pode tê-lo impedido de conseguir o que queria no passado. Se estiver disposto a ser honesto quanto ao que construiu até agora e por que o fez, você terá tudo para chegar a uma nova sensação de segurança e auto-suficiência, além de novas oportunidades que lhe permitam atingir as metas práticas e emocionais.

Plutão Quadratura Júpiter: De meados de março 2010 até o final de outubro 2013

Sua visão da vida e do tipo de aspiração que lhe traz motivação está sofrendo profundas mudanças. Você talvez ache que finalmente encontrou metas que lhe interessam tanto material quanto espiritualmente, e é possível que consiga realizar muita coisa agora pois suas decisões e atos exteriores estão sendo alimentados pela paixão. No momento você tem intensidade e determinação para pensar grande e atingir seus objetivos. Na verdade, talvez você até fique um pouco obsessivo com relação a isso, pois parece que está surgindo dentro de você uma necessidade de provar que pode superar seus limites e reivindicar o que deseja, a despeito das resistências. Esta pode ser uma fase imensamente criativa e produtiva. Mas vá com calma, pois agora você tende a se exceder e talvez também a ignorar a necessidade e a sabedoria de reservar tempo para descansar e refletir. Todo mundo tem limites, e você precisa se lembrar dos seus ­ mesmo que, durante algum tempo, se sinta como se pudesse vencer qualquer obstáculo e chegar ao topo de qualquer montanha.

Plutão Oposição Marte: De meados de janeiro 2014 até o início de dezembro 2016

Se antes você não sabia quanta paixão e fervor as coisas poderiam lhe despertar, provavelmente saberá agora. De algum modo a vida está despertando seus desejos mais profundos, dando-lhe a chance de descobrir uma nova tenacidade e compromisso que podem transformar a imagem que você tem de si mesmo e alterar radicalmente seus desejos e metas para o futuro. Entretanto, equilíbrio é muito importante agora. Procure reconhecer quando for melhor esperar ou ceder aos desejos alheios ou quando ficar claro que você deve renunciar. Isso não será fácil, pois suas paixões e sua vontade estão especialmente fortes neste momento. Mas você corre o risco de pressionar demais os outros e encontrar resistências. Será melhor aliar a força de vontade a uma reflexão cuidadosa sobre as limitações das pessoas e, inclusive, sobre as suas próprias também. Não exagere. Agora você provavelmente tem reservas maiores de força física e emocional, e isso lhe permitirá trabalhar muito e por muito tempo para atingir seus objetivos mais caros. Mas seja gentil com seu corpo e não o force além de seus limites naturais. Sua força de vontade agora é tanta que você pode esquecer de parar e descansar. Você pode realizar muita coisa e aprender muito sobre sua própria força e potência se também exercer um pouco de bom senso e tiver alguma sensibilidade diante dos sentimentos alheios. Se tiver de esperar para conseguir o que deseja, aprenda a fazê-lo de bom grado. E se tiver de renunciar a alguma coisa apesar de todos os seus esforços, procure aceitar de bom grado isso também. É preciso coragem tanto para lutar para atingir uma meta quanto para aprender a abrir mão dela.

Plutão Trígono Vênus: De meados de janeiro 2016 até o início de dezembro 2018

Os mesmos temas também são enfatizados por:

prog. Vênus Conjunção Plutão: Um trânsito que se aproxima do final, de meados de julho 2009, permanece até o final de março 2011

É provável que você faça um silencioso ajuste de contas com seus valores e suas metas de relacionamento neste momento. Agora você sabe muito mais sobre quem é e o que precisa para se sentir feliz e realizado. Além disso, tem mais capacidade de aceitar a verdade do que você tem sem sair correndo atrás do arco-íris, entregar-se ao excesso de romantismo ou chafurdar no ressentimento pelo fato de a vida não ser perfeita. Seus sentimentos estão se tornando mais profundos e maduros, e isso provavelmente lhe dará muito insight em relação às motivações e sentimentos das pessoas e dos seus próprios. Talvez você perceba que essas mudanças em suas próprias atitudes se refletem em mudanças em sua vida exterior. É possível que agora entrem em sua vida novas pessoas com as quais você possa interagir num nível bem mais profundo e emocionalmente honesto. Além disso, você talvez se sinta mais seguro de seu poder de atração. Pode ser que se sinta pronto para abandonar certos padrões de relacionamento ­ e talvez até mesmo alguns relacionamentos ­ que você já superou ou que nunca tiveram muito que ver com seu coração e seus valores mais íntimos. Esta não é propriamente uma hora de crises exteriores. Porém, mesmo assim, ela é extremamente importante porque você está mais apto a ver tanto o lado luminoso quanto o lado sombrio do amor, além de aceitar as pessoas como são, e não como queria que elas fossem. Você sempre se empolgou com o que existe como potencial; agora talvez perceba que a realidade humana pode empolgá-lo igualmente ­ e isso pode trazer-lhe mais satisfação e uma vida afetiva e sexual mais rica e gratificante.

to top

Netuno em Aquário

Netuno em Aquário: 1998 até abril 2011

Netuno leva 165 anos para dar a volta completa no zodíaco, estando agora em Aquário pela primeira vez desde 1834. Seu ingresso no signo se deu em 1998. Ele deixará Aquário e entrará em Peixes em 2011. Esse planeta reflete os ciclos de sonhos e aspirações coletivas, que estão sempre mudando e sempre se repetindo, e podemos ver seus sutis efeitos emocionais em tudo aquilo que aparentemente nos promete redenção, paz, perfeição e abolição do sofrimento. Netuno representa nosso anseio de fusão com um todo maior e de perda da penosa sensação de isolamento que acompanha nossa jornada individual na encarnação. Assim, o signo no qual Netuno se encontra descreve, em diferentes níveis, as qualidades, pessoas e coisas que achamos que nos libertarão da solidão e do sofrimento, levando-nos ao Paraíso que um dia, há muito tempo, perdemos. O que consideramos moda também se reflete no signo zodiacal pelo qual o planeta está transitando, de modo que a música, a arte e a interpretação da beleza mudam como as águas de Netuno, à medida que nossa visão do que satisfará nosso eterno anseio se altera.

Quando Netuno transitou por Aquário no século XIX, a frase "Europa unificada" foi usada, num sentido político, pela primeira vez. Durante esse trânsito, o sonho de acabar com os conflitos globais se fez acompanhar de uma sensação exaltada de irmandade e união espiritual entre homens e mulheres de todas as raças e nações. Ao mesmo tempo, um nacionalismo apaixonado varreu a Europa e a América, dando fim ao sonho de união global. Agora que Netuno volta a transitar por Aquário, nós voltamos a sonhar com uma união mundial que termine com todos os conflitos. Infelizmente, nem todos os sonhos de Netuno se tornam realidade. Às vezes eles nos trazem amargas decepções quando nossas percepções exaltadas do que é possível entram em choque com a realidade do mundo e as limitações da natureza humana. Pela primeira vez em mais de cento e cinqüenta anos, voltamos a imbuir-nos de uma visão de união entre os seres humanos que poderia ter resultados imensamente criativos. Porém essa visão também poderia deixar-nos cegos a nossas limitações, e nossos sonhos apaixonados do que "tem de ser" bom para todo mundo podem acabar passando ao largo dos direitos e sentimentos do indivíduo. O que vemos como belo, desejável e na moda também está mudando. A humanidade como um todo está perdendo o sentimentalismo em relação ao passado e voltando-se para o que é novo, inovador, tecnologicamente avançado e capaz de criar uma sociedade mais eficiente e inter-relacionada.

to top

Netuno em Peixes

Netuno em Peixes: Abril 2011 até 2025

Netuno entra em Peixes em 2011 e aí permanecerá até 2025.

Quando transitou por Peixes no século XIX, Netuno foi responsável pelo nascimento do movimento espiritualista na América, que rapidamente se espalhou pela Europa e despertou uma nova sensação de níveis alternativos de realidade e da continuidade da vida após a morte. Até mesmo as descobertas da ciência foram influenciadas por essa mágica passagem de Netuno pelo signo zodiacal que lhe é próprio: além da descoberta da hipnose, tiveram início as explorações acerca da natureza da psique inconsciente que ensejaram o surgimento da moderna psicoterapia e psicologia profunda. Ao mesmo tempo, um nacionalismo apaixonado e romântico varreu a Europa e a América, dando fim aos sonhos anteriores de união global. Agora que Netuno entra no signo das Grandes Profundezas, nós voltamos a sonhar em desvendar os segredos por trás do véu da realidade material e em encontrar a redenção em românticas visões de uma nova sociedade e um novo mundo. Pela primeira vez em mais de cento e cinqüenta anos, voltamos a imbuir-nos de uma visão do mistério e da beleza do eterno. Porém essa visão também poderia deixar-nos cegos às exigências do mundo terreno, e nossos apaixonados sonhos coletivos de sacrifício e transcendência exigem um olhar mais realista e objetivo. O que vemos como belo, desejável e na moda também está mudando. A humanidade como um todo está perdendo a confiança na onisciência da ciência e na eficácia da legislação social e voltando-se para os mistérios do coração e da alma humana.

to top

Dando base à imaginação

Netuno na Casa 6: 2004 até abril 2016

Talvez agora você se sinta bastante inseguro quanto ao rumo que está seguindo no trabalho, além de ter a impressão de que a ordem habitual de sua vida cotidiana está se desmanchando. Essa é uma expressão característica de Netuno, que aos poucos derruba as estruturas rígidas para revelar o mundo mágico e misterioso que está por trás delas. É mais provável que seus efeitos se façam sentir em sua vida profissional e em sua forma de relacionar-se com a realidade material, inclusive seu corpo, em nível cotidiano. Caso esteja preso a uma estrutura rígida de trabalho, pode estar precisando de algo de mais fluido e significativo, e este é um momento muito propício à exploração de meios de expressão relacionados às artes ou à assistência social através do cultivo de habilidades na área terapêutico-assistencial. Talvez você não tenha muita paciência para detalhes práticos, pois é provável que sua mente esteja muito longe, no mundo da fantasia, quando você deveria estar cumprindo as tarefas comuns do dia-a-dia. Porém o impacto mais profundo deste momento envolve uma abertura sutil e gradual para níveis ocultos da realidade, e isso se aplica não só a sua relação com a vida cotidiana, como também a sua percepção do corpo físico e de sua estreita vinculação a estados emocionais e psicológicos.

Caso encontre alguma dificuldade nessas áreas práticas de sua vida, procure transcender o problema imediato para ver o sentido subjacente. Talvez você precise ver seu papel na vida de uma forma diferente e colocar seus dotes e talentos a serviço de algo mais significativo. Se esse for o caso, você provavelmente sentirá inquietude e insatisfação no trabalho, podendo chegar a ter problemas com superiores ou subalternos que, na verdade, refletem seu profundo anseio de contribuir com algo que represente mais para as pessoas. E o mesmo se aplica caso encontre alguma dificuldade em termos de saúde ou finanças ­ procure entender o que sua psique mais profunda realmente está dizendo. Uma atitude nova, mais profunda, diante da realidade física é a maior dádiva que pode lhe trazer este longo, sutil e marcante trânsito de Netuno ­ você agora terá a oportunidade de ajustar e mudar as formas exteriores de sua vida para refletir mais fielmente aquilo que você é por dentro. A maior importância do trânsito de Netuno pelo signo idealista de Aquário e pelo signo místico e poético de Peixes, para você, está na possibilidade de descobrir a unidade entre o interior e o exterior. Embora esta seja uma experiência profundamente espiritual, você provavelmente a viverá num plano mais cotidiano, podendo senti-la como um contato profundo com a natureza, o corpo e os ritmos e rituais do dia-a-dia.

Netuno Trígono Marte: Do final de maio 2016 até o início de dezembro 2019

É provável que seu anseio de paz e harmonia o leve a buscar meios menos invasivos e estressantes de batalhar por suas metas e interagir com as pessoas e que o espírito de união que no momento atua sobre a coletividade o leve a manifestar tudo que há de mais terno e pacífico em sua natureza. É possível que suas futuras aspirações sejam afetadas por metas de caráter altruístico, dando- lhe o desejo de envolver-se mais com o bem-estar da humanidade de algum modo prático e direto. É possível também que você passe um bom tempo sonhando, mas isso talvez não seja mau, já que provavelmente sua intuição e sua capacidade criadora se intensificarão. Todos os projetos artísticos podem beneficiar-se com o estímulo à imaginação que você está recebendo agora. Contudo, não será uma boa idéia ficar demasiado passivo ou indolente afinal, você ainda vive neste mundo! Se não nadar contra a maré, você conseguirá lidar com os desafios e as mudanças necessárias com serenidade e tato.

to top

Urano em Peixes

Urano em Peixes: 2003 até maio 2010

Urano leva sete anos para transitar por um signo zodiacal, fazendo a humanidade voltar-se para uma nova esfera em que promover mudanças e exprimir ideais de progresso. À medida que Urano transita por Peixes, o novo século já vai adiantado e a animação coletiva anterior com a nova era inaugurada com o milênio e com as dádivas da ciência e da tecnologia deu lugar a uma mudança mais sutil e profunda no pensamento da coletividade. Como Peixes está relacionado às coisas do espírito e aos níveis da realidade que estão além do mundo cotidiano, é possível que os interesses religiosos e espirituais ganhem prioridade em termos globais. É possível também que surjam movimentos artísticos importantes, já que Peixes é o signo da imaginação criadora. É provável que haja mudanças nas estruturas das religiões ortodoxas quando a psique coletiva despertar para uma busca de valores espirituais mais inclusivos. Nos sete anos que dura esse trânsito de Urano, costuma haver uma certa ansiedade porque, quando ele atravessa Peixes, sua energia instável e inovadora nos afeta mais no plano emocional que no intelectual. Isso implica não só mudanças em nossa maneira de ver Deus, mas também uma possível época de florescimento das artes, já que a imaginação humana estará buscando novas formas e veículos por meio dos quais possa expressar-se.

to top

Urano em Áries

Urano em Áries: 2010 até 2018

À medida que Urano transita por Áries, o despertar de novos valores espirituais e o enriquecimento da imaginação criadora dão lugar a uma energia mais extrovertida e instável. Como Áries está relacionado ao espírito combativo dos seres humanos, que tenta mudar o mundo conforme uma visão grandiosa e ardente, é provável que surjam na coletividade muitos movimentos políticos, religiosos, científicos e artísticos que visem a subverter e transformar completamente as estruturas e formas de pensar existentes para concretizar um claro sonho de progresso. Provavelmente este será um momento de revolução do pensamento e talvez também de revolução num nível mais prático, quando as sociedades tentarem afirmar seus valores individuais para enfrentar a ameaça de uniformização globalizante. Nos sete anos que dura esse trânsito de Urano, costuma haver algumas turbulências, pois sua energia instável e inovadora nos afeta mais no plano intuitivo que no prático. Isso implica não só mudanças em nossa maneira de definir a liberdade e os direitos de cada um, mas também a possibilidade de uma época de novas descobertas científicas, já que a mente humana estará buscando novas formas de promover o progresso.

to top

Novas revelações

Urano na Casa 8: Maio 2011 até 2019

É possível que o despertar espiritual e artístico coletivo e a premente necessidade de mudança representados pelo trânsito de Urano em Peixes e Áries transpareçam de maneira sutil em sua vida, especialmente na área de suas emoções e sua relação com motivações secretas e paixões mais profundas. Talvez você às vezes ache isso um pouco incômodo, principalmente se tiver pouca experiência psicológica. Você provavelmente notará a presença de fortes sentimentos e mudanças nas atitudes emocionais que desconhece e o farão duvidar de ter tanto controle sobre sua vida quanto pensava. Mas procure não se assustar nem ficar ansioso se descobrir em si profundezas que nem imaginava que tinha. Como a energia de Urano se volta para a expansão da visão e o desenvolvimento de perspectivas mais amplas da vida, suas experiências no plano emocional provavelmente o levarão a uma compreensão mais profunda e inclusiva de si mesmo e das pessoas. E isso pode abrir-lhe as portas para o desejo de estudar a psique humana e os mistérios da vida. O que surgir em você para despertar-lhe esse desejo terá estado lá desde sempre; não é que alguma coisa nova de "fora" esteja invadindo sua vida. Você está se tornando mais consciente, e essa é a dimensão mais positiva e dinâmica desse movimento planetário em sua vida.

É possível também que certos padrões em seus relacionamentos mudem. Você conseguirá ser mais objetivo e reconhecer a necessidade de fins para que haja novos começos, além de aprender muito sobre quando e como seguir com a correnteza quando chegar o momento de partir para outra, seja material ou emocionalmente. Isso lhe trará mais liberdade emocional e uma capacidade cada vez maior de racionalizar seus sentimentos, em vez de se deixar afogar por eles. Talvez você agora ache mais fácil definir seus limites nos relacionamentos íntimos, com menos medo da solidão e mais possibilidade de vivenciar a separação sem nenhuma sensação de perda ou de ameaça. Todas essas mudanças podem ocorrer em suas atitudes emocionais básicas, libertando-o de velhos padrões familiares que o prendiam e restringiam sua expressão emocional. O mais importante para você durante este momento crítico é manter-se aberto às mudanças, principalmente em sua maneira de lidar com as pessoas e sua atitude diante dos relacionamentos profundos. Qualquer mudança que ocorra em sua vida pessoal agora provavelmente será necessária, além de esclarecedora e libertadora.

Urano Oposição Saturno: Do início de junho 2011 até o final de março 2013

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Saturno Conjunção Urano: De meados de fevereiro 2014 até o início de dezembro 2014

A tônica do momento é a instabilidade, embora provavelmente seja uma instabilidade criadora que preludia uma fase de vida nova, mais produtiva. É possível que você mesmo já tenha tomado certas decisões que exigem o abandono do passado e a renúncia a situações ou atitudes que antes lhe propiciavam segurança, principalmente no plano material. Porém, sejam imprevistos ou opções suas, os fatos exteriores que possam ocorrer agora são reflexo de uma profunda necessidade sua de libertar-se de antigos medos e restrições íntimas e lançar-se à vida com mais confiança e uma perspectiva mais ampla. Não se preocupe caso se sinta um pouco ansioso; além de natural e humana, a ansiedade inevitavelmente acompanha toda grande mudança. O importante é que você possa abrir mão do que estiver estagnado em sua vida e abraçar as mudanças que devem ser feitas. Você talvez conclua que muitas das coisas a que vem se apegando na verdade não lhe satisfazem e só estão em sua vida porque lhe dão uma impressão de segurança. Mas a segurança, apesar de importante, também pode bloquear o fluxo de energia e restringir suas possibilidades criadoras. Mas se ficar de olhos abertos e cabeça fria, você verá o que precisa ser mantido e o que precisa ser abandonado. Depois, quando o tempo passar, você perceberá o quanto este momento foi libertador em muitos níveis exteriores e interiores.

Urano Oposição Júpiter: Do início de abril 2012 até o final de janeiro 2014

O céu lhe parecerá o limite agora, pois é provável que você esteja especialmente inspirado e cheio de novas idéias e novas possibilidades para o futuro. Uma sensação de liberdade e alívio está no ar, e isso será muito estimulante para você. Algumas de suas idéias bem podem ser viáveis e abrir caminho para um novo rumo no trabalho, novos projetos criativos ou um compromisso espiritual. Já outras podem ser interessantes mas inviáveis ou simplesmente delirantes. Pare algum tempo para refletir sobre tudo que lhe inspira, a fim de poder discriminar e controlar a inquietação e fazer opções sólidas que canalizem seu futuro para a direção certa. É possível que, por estar particularmente aberto e receptivo a formas inusitadas de pensar, você agora tenha muitas novas intuições e inspirações espirituais. Isso será imensamente criativo tanto para sua vida intelectual quanto para sua vida espiritual. Porém agora talvez não seja a melhor hora para especulações materiais, pois o que é inspirador no plano mental pode revelar-se bastante arriscado no financeiro se você não tomar o devido cuidado. Controlando um pouco a impulsividade, você extrairá o melhor desta fase potencialmente muito criativa e inspiradora.

Urano Trígono Mercúrio: Do final de maio 2013 até meados de março 2015

É provável que idéias e inspirações criadoras inusitadas tornem sua visão muito mais ampla e inclusiva e que você se mostre especialmente aberto a temas como psicologia e astrologia ou novidades em pesquisa da ciência ou da tecnologia. No momento, seu habitual bom senso está muito bem aliado à inspiração e à intuição, o que torna a ocasião excelente para dedicar-se a novos projetos, em especial os que estiverem relacionados à comunicação. Os temas que lhe interessam podem promover uma transformação em sua visão de mundo, levando-o a descobrir novos talentos que vale a pena desenvolver para o futuro. Aproveite esta fase que tem tudo para ser imensamente produtiva dedicando-se a novos interesses e levando a sério a visão mais ampla que provavelmente a caracterizará.

Urano Quadratura Marte: Do início de junho 2013 até o final de março 2015

Você provavelmente se sentirá particularmente obstinado no momento, além de excepcionalmente impaciente com tudo que puder detê-lo ou interferir em sua busca de certas metas e ideais. Se tiver bom senso, principalmente nas situações em que o pavio curto não for recomendável (como no trato com autoridades ou ao volante de seu carro), terá um tremendo pique e energia para investir em novos projetos, principalmente se eles envolverem trabalho em equipe ou forem motivados por determinadas causas ou ideais. Você está passando por um processo de libertação que lhe permitirá expressar seus desejos para as pessoas. Se antes você tinha dificuldade em se afirmar ou demonstrar raiva, agora talvez consiga fazê-lo sem problemas. Liberar energia agora será extremamente produtivo. Mantendo os pés no chão e exercitando a paciência, você obterá o melhor desta fase.

to top

Capítulo III

to top

Mudanças interiores

Nem tudo que acontece a seu redor e dentro de você está ligado aos grandes ciclos que se processam no céu. Você também tem seu próprio padrão extremamente individual de desenvolvimento, e só é provável que certos desafios e mudanças ocorram porque chegou a hora certa para isso. Esse profundo padrão interior de crescimento é só seu. E embora provavelmente haja uma certa coincidência com as mudanças que estiverem acontecendo no mundo, nesse aspecto você verá que suas experiências são só suas e que as possibilidades criadoras a elas inerentes dependem quase que inteiramente de sua compreensão e disposição para trabalhar com a pessoa que você é e com aquilo que está se tornando.

to top

Os anos 2011 e 2012

Os temas que refletem os movimentos planetários de sua carta astrológica natal no decorrer dos próximos seis anos são apresentados a seguir em ordem cronológica. É possível que você já tenha se familiarizado com alguns deles dos dois últimos anos para cá. Esses temas podem durar muitos anos ainda; e é por eles que começaremos. Alguns temas são novos, só entraram em sua vida agora e têm duração mais curta, embora aparentemente possam ser muito intensos no momento em que entram em ação.

to top

O peso do mundo

prog. Mercúrio Conjunção Saturno: Do final de setembro 2010 até meados de fevereiro 2012

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Saturno Quadratura Mercúrio: De meados de janeiro 2013 até meados de novembro 2013

Saturno Sextil Mercúrio: Do final de outubro 2010 até o início de setembro 2011

Seus pensamentos adquirirão mais peso e profundidade agora, tornando a ocasião excelente para investir em pesquisas rigorosas ou lidar com tarefas que exigem paciência, concentração e precisão. No plano material, você poderá realizar muita coisa nas áreas que envolverem a conclusão de trabalhos de longo prazo e muita tenacidade para a obtenção de metas. Agora você está cheio de energia mental. Porém dificilmente sua disposição de espírito será leve, o que talvez o faça perder o senso de humor por algum tempo. Talvez sua visão da vida se torne um pouco sombria e sua visão de si mesmo, desnecessariamente autodepreciativa. É possível também que você se sinta isolado, incompreendido, suscetível e um tanto rígido e defensivo em sua forma de pensar. Valeria a pena procurar rir um pouco de si mesmo para não se tornar um "carvão molhado" para os outros. Entretanto, num nível mais profundo, essa seriedade provavelmente é apropriada, pois estão ocorrendo importantes mudanças interiores que podem exigir algum tempo de introversão e reflexão.

Você sempre teve tendência a ser um tanto defensivo no que se refere a suas necessidades de segurança a longo prazo, e talvez algumas de suas atitudes e reações nessa área sejam rígidas e controladas demais. É possível também que você tenha incertezas e inseguranças que contribuam para uma postura excessivamente defensiva ou sensível no trato com as pessoas. Agora você está em condições de ver esses padrões de comportamento mais claramente, podendo entender que eles provavelmente decorrem de experiências muito antigas em sua vida. Isso significa que você pode se conscientizar muito mais da forma como interage com as pessoas e a vida. Embora você possa se assustar com o quanto pode inconscientemente precisar de manter controle sobre as situações que o fazem sentir-se vulnerável, essa percepção lhe permitirá relaxar um pouco e deixar os outros se aproximarem mais. Procure conter agora a tendência a desconfiar de todo mundo, pois você se arriscaria a interpretar mal as pessoas, mesmo que ache que elas é que não o compreendem. As palavras ásperas poderiam provocar distanciamentos ou até separações, que você na verdade não quer nem precisa. Use de cuidado e rigor para concluir as tarefas profissionais que estiverem pendentes e empregue a seriedade de sua visão para chegar a uma compreensão mais profunda de si mesmo.

to top

O instinto da luta

Saturno Quadratura Marte: Do final de outubro 2010 até o início de setembro 2011

Os mesmos temas também são enfatizados por:

prog. Marte Sextil Saturno: De meados de agosto 2014 até o final de outubro 2017

No momento, é possível que as circunstâncias o restrinjam, deixando-o extremamente frustrado. Talvez você esteja lutando com dificuldades e conflitos com os amigos ou em seu círculo social ou profissional, e isso pode dar-lhe vontade de sair brigando e lutar contra as restrições com unhas e dentes. Entretanto, quanto mais você "forçar a barra", maior será sua probabilidade de despertar inimizade, particularmente entre as autoridades. Caso se descontrole, você pode ser incauto ao dirigir ou manejar ferramentas mecânicas e elétricas e, assim, acabar causando pequenos acidentes e ferimentos. Antes de explodir, procure parar e analisar o que está acontecendo dentro de você. Este momento pode ser extremamente produtivo, pois lhe permitirá descobrir muita tenacidade e força interior. Além disso, talvez você se conscientize cada vez mais de uma necessidade de maior autonomia e queira assumir mais controle sobre sua vida. Só que pode ficar tão impaciente e impulsivo que pode acabar destruindo justamente o que mais quer.

Antes de mais nada, você precisa analisar atentamente quais de seus atos e atitudes no passado podem ter contribuído para as resistências e obstáculos que encontra no presente. É possível que não tenha conseguido manifestar seus desejos clara e honestamente, comprometendo-se por necessidade de segurança ou medo de afastar as pessoas. Agora as estruturas que você mesmo criou tornaram-se estreitas demais e você luta contra elas. Mas, se esse for mesmo o caso, será preciso mudar de atitude antes de se libertar porque, se continuar ambivalente e em dúvida quanto a quem você é e o que quer, você só criará novas estruturas que, com o tempo, o deixarão tão preso quanto se sente agora. O que precisa de estímulo é seu senso de individualidade e a certeza de seu direito a ter o que quer da vida. Analise essa questão antes de reagir cegamente ao que interpreta como opressão ou limitação no mundo que o cerca.

Você vai precisar de muita paciência e da capacidade de adaptar suas metas à realidade do mundo exterior. Nessa área também você pode não ter cultivado suficientemente a capacidade de fazer concessões. Talvez você tenha visto o mundo como preto ou branco, com algumas pessoas dominando e as demais, se submetendo. Agora você pode ter resolvido não se submeter, mas talvez a solução não seja tentar dominar. Você sempre teve vontade de ferro e capacidade de trabalhar com afinco para realizar metas exeqüíveis. Mas é provável que também tenha sido afligido por uma profunda falta de segurança que o fazia temer fracassar, e isso pode ter gerado excesso de passividade (para mascarar uma profunda raiva) ou de agressividade (para mascarar uma profunda ansiedade). No momento essas antigas sensações de inadequação, medo e ressentimento podem impedi-lo de ver o presente com objetividade. Analise com cuidado o que você deseja e o que é realmente possível, em vez das coisas que as emoções inflamadas ou orgulho ferido lhe dizem. Você talvez ache que está num combate mortal e que deve provar sua força e competência ou sofrer uma derrota humilhante. Evite identificar-se demais com as definições convencionais de masculinidade porque, se o fizer, pode acabar se sentindo impotente e inadequado por não conseguir colocar-se à altura de uma imagem coletiva. Sua noção de virilidade deve ser individual e calcar-se na compreensão de seus pontos fortes e fracos, e não numa caricatura da força vista na televisão ou no cinema. Talvez suas próprias percepções é que estejam transformando fatores externos difíceis em forças opressivas ou ameaçadoras. Verifique se não está sendo rígido e inflexível demais ao exigir que tudo seja feito a seu modo: talvez você seja culpado do mesmo crime de que acusa os outros. Caso se disponha a fazer certos ajustes e adotar limites realísticos, você poderá avançar gradualmente rumo a suas metas e atingir muita coisa com a energia e a disciplina que tem agora.

to top

Expandindo os horizontes

prog. Mercúrio Conjunção Júpiter: Do início de julho 2011 até o final de novembro 2012

Seus interesses e atitudes mentais vão mudar e se expandir agora, tornando esta a ocasião ideal para aprofundar seus estudos ou cultivar novas habilidades que reflitam seu crescente entusiasmo e curiosidade diante da vida. Mesmo que nunca tenha dado particular importância ao desenvolvimento da mente, agora ele provavelmente será importante para você ­ não necessariamente no sentido acadêmico, mas em qualquer nível que lhe permita conhecer um universo mais amplo. As viagens lhe parecerão especialmente valiosas e gratificantes neste momento. Procure aproveitar qualquer oportunidade para explorar o mundo, inclusive em sentido figurado, pois é provável que a necessidade de encontrar um sentido mais profundo na vida dê a todas as suas excursões físicas a sensação de estar explorando ao mesmo tempo questões mais profundas ou sublimes.

Esta será uma excelente ocasião para colocar seus dotes e capacidades especiais no mercado, aplicando-os a projetos materialmente viáveis. É provável que sua intuição se aguce agora, permitindo-lhe detectar conexões e oportunidades com uma clareza que antes não lhe era possível. Mas será preciso aproveitar essas oportunidades, pois não adianta muito ter os melhores palpites do mundo se não os puser em prática no dia-a-dia. Vale a pena esforçar-se e cultivar a paciência para depois colher os frutos do que iniciar agora. Os novos contatos que você fizer neste momento poderão dar-lhe muito apoio e ser-lhe extremamente úteis, e todos o seus esforços para expandir sua visão com trabalho e disciplina serão amplamente recompensados. Você provavelmente conseguirá ver mais longe e melhor agora, divisando o futuro com especial nitidez. Procure transformá-lo no futuro que você quer e usando da melhor forma possível as novas idéias e talentos que está prestes a descobrir agora.

to top

A vontade de poder

Saturno Conjunção Plutão: Do início de outubro 2011 até o início de agosto 2012

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Plutão Quadratura Saturno: Do final de janeiro 2010 até o final de novembro 2012

É provável que você sinta um inexplicável desconforto agora, como se o mundo estivesse cheio de gente que só quer contrariá-lo ou atrapalhar seus planos e metas para o futuro. O que realmente está acontecendo é que está sendo despertado em você um instinto de sobrevivência profundamente arraigado, além da sensação de que é hora de mudar radicalmente de vida. O fim de um capítulo de sua vida e o início de outro inevitavelmente mobilizam esses instintos básicos para garantir sua sobrevivência durante o período da mudança. O problema é que provavelmente você também está sentindo medo: medo de que o futuro não seja como você imagina, de que as pessoas o humilhem ou impeçam de fazer o que quer, de que tudo dê errado. É por causa desses receios que você pode achar que os outros estão agindo com má vontade ou até agressividade. Procure reconhecer como suas próprias suspeitas podem levar as pessoas a tomar a defensiva. Se reagir sem refletir por causa de suas ansiedades e apreensões, você pode, sem querer, pressioná-las ou intimidá-las de tal modo que elas vão acabar querendo retaliar e contrariá-lo.

Durante esta fase você pode descobrir em si uma surpreendente fonte de força, tenacidade e sabedoria instintiva. Você pode nunca ter percebido o quanto é "bom de briga" quando se sente acuado. No que se refere à segurança e à estabilidade material, você teve, querendo ou não, de aprender a seguir seu caminho sem contar com o apoio de ninguém. Agora você está, mais uma vez, diante da necessidade de encontrar seu próprio caminho, partindo do passado para chegar ao futuro. As pessoas podem não se recusar a ajudá-lo, os entes queridos podem apoiá-lo, mas talvez algo dentro de você não queira a ajuda deles. Talvez você precise descobrir o que realmente é e quer a partir da compreensão de suas próprias necessidades emocionais, e não dos conselhos alheios quanto ao jeito "certo" de ser e viver. Esse processo, que é solitário e dá margem a ansiedades, não é fácil para ninguém. A disposição de encarar sua vida com mais seriedade e tentar entender melhor as questões psicológicas que determinaram sua formação no passado ajudará muito na jornada que você está empreendendo.

Períodos de transformação como este não se traduzem inevitavelmente em crises e turbulências externas. Às vezes encontramos ou procuramos pessoas que refletem com estranha precisão os sentimentos e atitudes que temos dentro de nós. É possível que no momento os "sobreviventes" ­ indivíduos que sofreram golpes da vida, mas, de algum modo, conseguiram seguir em frente incólumes ­ lhe pareçam particularmente atraentes. No plano emocional, você provavelmente se sentirá inseguro, mais pessimista que de hábito e desconfiado não só das pessoas, mas também de si mesmo e de sua capacidade de navegar correntezas fortes. Na verdade, você é inteiramente capaz de lidar com qualquer situação que possa surgir agora, mas precisa dar ouvidos a seus instintos e compreender melhor a si mesmo, em vez de recorrer a respostas racionais ou às fórmulas fáceis da coletividade. Você pode descobrir em si uma fonte de sabedoria e força que afetará todos os seus futuros atos e lhe permitirá obter uma maior independência psicológica. Além disso, é possível que a realização de metas materiais ou profissionais que tenta atingir há muito tempo esteja a seu alcance ­ só que talvez essas metas o intimidem porque o sucesso pode afastá-lo daqueles que você deixar para trás. Procure abandonar tudo que já tiver superado. Você está carregando consigo um excesso de bagagem do qual será muito melhor se livrar.

to top

Os anos 2013 e 2014

Os planetas não param, continuando a refletir novos temas que entram em sua vida. Alguns dos movimentos planetários que começaram no ano passado ainda são relevantes e merecem menção; outros são recentes e lhe trarão muitas experiências novas durante este período.

to top

Obstáculos e ansiedades

prog. Meio do Céu Quadratura Saturno: De meados de junho 2013 até o final de agosto 2015

Este é um momento de grandes desafios e oportunidades, que lhe dará uma chance de pôr sua força à prova no palco do mundo. Só que ele por vezes será difícil ­ você poderá ter frustrações no trabalho e encontrar obstáculos no caminho de metas profissionais e sociais que lhe são muito caras. Essas dificuldades podem deflagrar sensações profundamente arraigadas de insegurança e ansiedade diante de sua futura estabilidade material, dando-lhe a impressão de que ninguém quer o que você está tentando oferecer. Talvez surjam revezes no trabalho ou você precise esforçar-se muito para mostrar a que veio ou conquistar o respeito e o reconhecimento que merece. Além disso, talvez surjam conflitos com autoridades ou você se sinta coibido por expectativas sociais ou coletivas na expressão de seu verdadeiro eu. A vida doméstica talvez não seja também nenhum mar de rosas, pois sua insegurança, aliada ao comportamento das pessoas, pode fazê-lo sentir-se isolado ou rejeitado pelos entes queridos. No entanto, apesar das dificuldades do mundo exterior, o verdadeiro conflito neste momento está dentro de você. Você quer aprender a adaptar suas habilidades e necessidades às exigências da realidade cotidiana, e isso talvez implique concessões que você não tenha a menor vontade de fazer agora. Você talvez precise formular suas metas com mais clareza e adaptá-las conforme o possível, e não conforme o ideal. Tudo isso pode deixá- lo irritado e frustrado, dando-lhe uma sensação de fracasso e derrota pessoais.

No entanto, este tem tudo para ser um momento extremamente benéfico e construtivo. Seu desafio é definir quem deseja ser no mundo, com relação tanto a seus próprios desejos quanto à natureza da realidade que encontra. Talvez seja preciso fazer algumas opções importantes quanto a suas metas e sua carreira, assim como quanto ao lugar onde vive e às pessoas com quem deseja viver. Tais opções exigem tempo, cuidado e segurança, e não raiva, rebeldia nem passividade depressiva. E o mais importante: o papel que você decidir desempenhar em casa e no mundo deve ser mais flexível e refletir seus valores mais profundos, e não uma imagem superficial ou compensatória para convencer as pessoas. Caso tenha feito teatro no passado, de agora em diante será bem mais difícil continuar a representar. O mundo agora exige de você autenticidade e compromisso e seu desafio é dar-lhe isso. Assim, o que você está fazendo agora é lançar as bases de seu futuro trabalho e, se agir com calma e percepção, essas bases serão sólidas e lhe permitirão colher muitos frutos nos anos que vêm por aí.

to top

Sentindo-se amado e amante

prog. Sol Conjunção Vênus: De meados de outubro 2013 até o início de novembro 2015

No plano interior, este provavelmente será um dos períodos mais importantes de sua vida. Seu provável desafio será conscientizar-se de seus valores mais profundos e importantes e defendê-los. Talvez antes seus valores ­ aquilo que você ama e respeita nos outros e em si mesmo, como você define o amor, o que você acha que vale a pena na vida, o que o faz feliz ­ não tenham sido verdadeiramente seus, mas sim sutil ou diretamente influenciados por sua família e por seu meio social. Isso pode ter sido inevitável e natural, mas chegou a hora de você definir o que realmente lhe importa. É provável que este período ponha em evidência todas as áreas em que a falta de auto-estima o colocou em situações infelizes ou restritivas. É possível que sua imagem pessoal tenha se baseado não no que você realmente gosta, mas sim naquilo que achava que agradaria ao mundo exterior. O processo de afirmar-se como indivíduo pode envolver um certo grau de sofrimento se, por exemplo, você estiver vivendo um relacionamento que não permita essa mudança. Mas é mais provável que suas experiências neste momento sejam felizes e lhe mostrem as coisas que mais lhe importam na vida. Você pode descobrir que está insatisfeito com pessoas e prazeres que antes pareciam perfeitamente satisfatórios. Além disso, talvez encontre novo prazer e paz em pessoas e coisas que antes nem levava em consideração.

Acima de tudo, é provável que você descubra o que realmente importa em sua interação com as pessoas. Isso talvez envolva um novo relacionamento que lhe traga uma satisfação que você não conhecia antes. Sua capacidade de se valorizar implica que você pode romper com antigos padrões de autodepreciação que criaram certos problemas de relacionamento no passado. É possível também que um relacionamento antigo chegue ao fim ­ por opção sua, porque a parceira quer ou por exigência das circunstâncias. Mas mesmo que não seja sua a iniciativa da separação, provavelmente é você quem mais precisa dela, ainda que sofra ou fique com raiva e dor-de- cotovelo. É provável que suas expectativas inconscientes no amor e suas definições de dar e receber sejam, como as da maioria das pessoas, muito influenciadas pelo que você viu no casamento de seus pais e em seu passado familiar em geral. Neste período você poderá libertar-se de todos os padrões destrutivos do passado e descobrir sua própria capacidade de dar e receber amor. Isso talvez lhe traga um novo amor ou implique o abandono de um antigo ­ ou mesmo as duas coisas. O novo amor pode não ser uma parceira sexual ­ ele pode ser um filho ou uma profunda amizade. Como este é um período em que seus valores estão se tornando realmente seus, tudo que acontecer contribuirá para torná-lo uma pessoa mais autêntica e compreensiva.

O aumento da auto-estima pode ter repercussões também em outras esferas. Os seres humanos definem seus valores através não só dos relacionamentos, mas também das coisas materiais. No momento você talvez chegue à conclusão de que está em melhores condições materiais que no passado, em parte porque a convicção de merecer mais se transmitirá ao mundo exterior e influenciará sua forma de interagir em sua área de trabalho. É possível também que você consiga desfrutar do que tem e se permita determinados prazeres e preferências em termos de roupas, interesses artísticos, aparência física, mobiliário ou estilo de vida. Este é um momento de florescimento interior. Você pode ter experiências tristes ou difíceis, mas se elas ocorrerem mesmo ­ principalmente decepções no amor -, procure lembrar que essas mudanças são reflexo do abandono de antigos pressupostos e expectativas em termos de relacionamento. Talvez você não tenha sido suficientemente fiel a si mesmo ou tenha subestimado seu direito de ser amado e, por isso, aceitado situações destrutivas para sua auto-estima. Deixe que floresça o que está dentro de você. Se tiver de renunciar a algo ou alguém, você provavelmente vai reconhecer que só agora está em condições de deixar que a satisfação e a auto-aceitação entrem em sua vida.

to top

Lutando contra as limitações

Saturno Quadratura Sol: Do final de outubro 2013 até o final de agosto 2014

É possível que no momento você esteja lutando muito para romper com as barreiras que o fazem sentir-se preso. O mundo exterior lhe dará a impressão de conspirar para mantê-lo confinado, e você talvez se sinta frustrado ou esgotado. Porém, ao mesmo tempo, você provavelmente está descobrindo dentro de si uma nova força e tenacidade que o levarão a decidir não apenas provar que consegue dar conta de sua carga, mas também que pode transformá-la em algo construtivo. Você está passando por um processo como o que se usa para temperar o aço. Você pode estar tomando umas pancadas, mas elas o tornarão muito mais forte, realista e capaz de abrir seu próprio caminho na vida. E pode ganhar uma sensação de autoconfiança muito maior se refletir sobre o paradoxo de sua situação. Você provavelmente está descobrindo aquilo que realmente quer porque isso lhe está sendo negado. Esse geralmente é um meio muito mais eficaz de descobrir valores e objetivos que qualquer devaneio ou especulação ociosa quando as coisas estão correndo bem.

Você se verá claramente como uma pessoa à parte, responsável pela própria vida, e essa conscientização é extremamente importante para ajudá-lo a usar este momento para lançar bases para o futuro. As coisas dificilmente serão tranqüilas ou fáceis, mas você será dono de cada palmo de terreno que conquistar. Você talvez sinta uma grande necessidade de afirmar a própria identidade através de uma relação mais profunda com o mundo interior, por meio de iniciativas criativas ou espirituais. Agora lhe parecerá que sempre há alguma coisa obstruindo seu caminho quando se dedica a essas aspirações. Você terá às vezes a impressão de que barreiras misteriosas o obrigam a seguir um rumo que não escolheu, mas foi predeterminado por forças interiores ou exteriores que mal conhece. E talvez algo mais sábio dentro de você o esteja orientando, embora essa orientação possa vir sob a forma do que você não pode fazer. Você provavelmente precisa defender seus interesses agora, e talvez valha a pena lutar para atingir uma meta há muito acalentada, mas isso não quer dizer lutar contra sua natureza e suas necessidades mais profundas. Procure analisar profunda e calmamente o que você está tentando conseguir e por quê, de modo a lutar por algo que realmente lhe importe, em vez de tentar provar que pode vencer a oposição. Assim poderá colocar sua força e determinação a serviço de quem você realmente é, e não de quem, no passado, as pessoas esperavam que você fosse.

Esta não é uma ocasião muito boa para iniciar novos empreendimentos criativos, pois é provável que sua energia e sua autoconfiança entrem em baixa. No entanto, é propícia ao cultivo de suas habilidades e à conclusão de projetos que exijam trabalho árduo e talvez monótono. Provavelmente também não será a melhor ocasião para dar início a um novo relacionamento, já que talvez as pessoas que o atraiam agora sejam um reflexo de sua própria sensação de peso e ceticismo. Se achar que a vida deve ser difícil, você pode escolher companhias que de fato a dificultem, em vez das que poderiam ajudá-lo a encontrar felicidade e satisfação. Mas trabalhar os relacionamentos já existentes e estabelecer papéis novos e mais flexíveis será muito gratificante, pois agora você é capaz de definir-se mais claramente como pessoa e, portanto, pode ser mais honesto com a parceira. Talvez você deva consolidar o que lhe importa, mas talvez precise também abrir mão das situações ou relacionamentos que se mostrarem impróprios para você. Este é um momento de descartar, de continuar lutando e de vir a conhecer a si mesmo e a suas limitações e pontos fortes em níveis bem mais profundos. Procure ter paciência. O desamparo e o desânimo que você sente são subjetivos, e essa fase de tensão vai passar. Na verdade, o que você está fazendo é lutar para descobrir quem é você e o que quer da vida. Procure esclarecer isso melhor antes de tomar decisões importantes. Quanto mais paciente e calmo estiver intimamente, melhor você se sentirá, tanto física quanto emocionalmente, e mais sólidas serão as bases que construir para o futuro.

to top

Crescendo

Saturno Conjunção Lua: Do início de dezembro 2013 até o final de outubro 2014

Os mesmos temas também são enfatizados por:

prog. Lua Quadratura Saturno: Do final de agosto 2012 até o final de outubro 2012

prog. Lua Trígono Saturno: Do final de janeiro 2015 até meados de março 2015

É possível que este período seja bastante difícil no plano emocional. Você está descobrindo quanta força e auto-suficiência realmente tem, e isso terá um valor imenso no futuro. Porém agora você talvez esteja sobrecarregado nos relacionamentos íntimos, podendo sentir-se só, incompreendido ou negligenciado pelos entes queridos. É provável que sua segurança entre em baixa e que você não esteja gostando muito de si neste momento. Além disso, pode ser que tenha muita pena de si mesmo. Todas essas sensações podem ou não ter reflexos em dificuldades externas. Mas, mesmo que as coisas estejam correndo bem na vida exterior, é provável que você ainda sinta tudo isso. Caso não se esforce para entender o que está acontecendo dentro de você agora, as mágoas, ressentimentos e inseguranças podem levá-lo a, sem querer, agir de forma exigente, manipuladora ou reprovadora diante das pessoas ­ e elas, por sua vez, podem reagir negando-lhe apoio emocional. Estão vindo à tona emoções que podem sinalizar importantes questões interiores que precisam ser examinadas. Se reagir cegamente a essas emoções, você acabará criando para si ainda mais dificuldades.

Vale a pena analisar seu grau de dependência emocional. Isso não quer dizer que você deva parar de precisar dos outros. Os seres humanos precisam uns dos outros, e todo relacionamento íntimo abrange certas necessidades básicas de segurança, assim como os sentimentos mais individuais de amor e admiração. Mas talvez você esteja se apegando inconscientemente a padrões emocionais penosos ou autodestrutivos da infância e pode, de repente, começar a achar que não há ninguém que entenda suas necessidades nem se importe com elas. Na verdade, é você quem precisa cuidar de si mesmo e aprender a alimentar-se emocionalmente. Independente de sua idade e por mais pragmático, bem adaptado ou conhecedor da vida que possa ser, há dentro de você uma criança secreta que agora começa a crescer emocionalmente ­ e você talvez não goste do processo. É possível que você não tenha muito a dar aos outros agora, e é importante buscar privacidade e sossego para reavaliar o quanto é honesto quando se expressa para as pessoas.

Agora talvez seja preciso reconhecer que os outros nem sempre podem dar-lhe amor, carinho e apoio eternos. E também pode ser preciso entender que sacrificar-se para cuidar dos outros não é nenhuma garantia de que eles farão o mesmo por você. Vale a pena ser um pouco mais egocêntrico ­ de uma maneira honesta e sadia ­ para poder dar de si livremente e sem condições emocionais secretas. Talvez essas sejam dura lições ­ mas se ainda não as tiver aprendido, terá de fazê-lo agora. Seus entes queridos são pessoas que, assim como você, tentarão dar amor e apoio a sua própria maneira, da melhor forma que puderem. Assim como você, eles também têm problemas, falhas e limitações. Eles não podem atender a todas as suas necessidades, e você deve aprender a viver como um indivíduo autônomo, sem amargura nem resignação. Neste momento, você é como o filho que deixa o lar, aprendendo a viver sem o apoio emocional garantido de pais amorosos. Isso pode despertar-lhe antigas lembranças de mágoa e abandono que remontam à infância e, agora, você talvez tenha mais consciência daquilo que os seus pais fizeram de errado do que daquilo que eles fizeram de certo. Procure manter um certo distanciamento à medida que essas coisas vierem à tona. A crítica negativa, seja em relação a você mesmo ou aos outros, será seu pior inimigo neste momento. À medida que se tornar emocionalmente mais forte e sábio, você descobrirá que esta fase pode torná-lo uma pessoa mais tolerante e compassiva, além de mais honesta quanto à própria condição humana.

to top

Buscando o impossível

prog. Meio do Céu Quadratura Júpiter: Do início de setembro 2014 até meados de novembro 2016

É possível que neste momento você esteja se sentindo particularmente restringido no trabalho e ansioso por encontrar um papel mais expansivo e aberto na vida. Prepare-se para lidar com a insatisfação e a irritação, tanto diante de autoridades quanto de familiares, pois você estará muito consciente de possuir talentos e potenciais que não estão sendo plenamente usados. Talvez você sinta raiva de seus patrões, colegas e entes queridos por eles aparentemente ignorarem sua necessidade de mais flexibilidade financeira e de um uso mais criativo de seus dotes e recursos. Caso se sinta contrariado ou desconsiderado, é possível que, sem perceber, você esteja transmitindo o que deseja de uma forma negativa, arrogante ou imperiosa. A necessidade de mudança e expansão é certa e válida. Só que neste momento você pode achar que as pessoas às vezes se comportam conforme a definição que o escritor norte-americano Ambrose Bierce deu de "egotista": têm a audácia de pensar que são mais importantes do que você. Um pouco de cuidado na maneira de formular suas metas e transmitir o que sente a respeito da validade das necessidades alheias pode poupar-lhe muitos conflitos desnecessários.

Você está buscando oportunidades de crescer na vida profissional e pessoal e de formular metas novas e mais emocionantes que lhe dêem uma maior sensação de sentido. Mas você pode sentir-se apreensivo diante dessas mudanças, receoso de abandonar estruturas seguras e hesitante ou mesmo vagamente culpado quanto a seu direito de pedir mais à vida. Essa tensão e incerteza interior podem levá-lo a exacerbar suas dificuldades. Procure refletir cuidadosamente antes de abandonar um emprego, entrar numa briga com um colega ou deixar para trás um casamento ou um lar. Afinal, o que é que você quer mesmo fazer e ser? Você tem metas de verdade ou está só à deriva? Sua insatisfação se deve a uma injustiça ou restrição real ou à sua própria relutância em empenhar-se o suficiente para atingir o verdadeiro sucesso? Há muitas perguntas que você deve se fazer agora para poder dar ao espírito inquieto que tomou conta de você uma direção positiva para o futuro. Caso se sinta tentado por uma oportunidade, verifique-a bem; caso se sinta atingido pelos atos de alguém em casa ou no trabalho, analise se a responsabilidade não é em parte sua. Se conseguir manter a calma e refletir sobre o que está acontecendo, esta fase será imensamente criativa para a descoberta de novos objetivos e novas esperanças.

to top

Os anos 2015 e 2016

Você continua a mudar e crescer, e os ciclos dos planetas continuam a tecer sua exclusiva tapeçaria, não como um mandamento do "destino", mas sempre pondo em destaque as dimensões de sua vida que estão prontas para ser cultivadas e expressas.

to top

Estabelecendo os limites

prog. Ascendente Conjunção Saturno: Do início de novembro 2014 até o início de agosto 2017

Ao longo dos próximos meses, talvez você tenha de aprender algumas lições importantes e, em última análise, boas para você sobre limites e auto-suficiência. Embora talvez não seja fácil, este momento pode ser extremamente valioso para o desenvolvimento de uma noção mais firme de identidade pessoal. É possível que você tenha algumas sensações temporárias de solidão ou depressão, mesmo que conte com o apoio das pessoas mais queridas e um ambiente solidário. No passado, você pode ter usado recursos materiais ou "garantias" emocionais para definir seu valor diante das pessoas e de si mesmo. Além disso, pode ter se apegado muito à segurança material e emocional, mesmo que isso implicasse sufocar seus potenciais criadores ou conformar-se com relacionamentos infelizes. Agora você terá a oportunidade de cultivar um nível mais profundo de auto-suficiência, reconhecendo que seus próprios talentos e recursos lhe fornecerão um meio positivo de sobrevivência e que, com mais auto-estima, poderá evitar qualquer situação que comprometa sua integridade pessoal.

É provável que neste momento as bases de sua individualidade sejam testadas, o que lhe permitirá tornar-se uma pessoa mais autêntica e segura de si. Todas as falsas seguranças que existirem em sua vida entrarão na berlinda ­ e isso se aplica inclusive aos relacionamentos que, apesar de "por fora" serem adequados ou materialmente seguros, "por dentro" forem insatisfatórios, pois suas deficiências mais profundas começarão a evidenciar-se. Compromissos importantes, mesmo os que você escolheu espontaneamente, parecerão agora um peso muito grande, levando-o a sentir-se preso e limitado pelo excesso de responsabilidades. É possível que você se veja diante de desafios materiais que coloquem à prova sua fé em seus próprios talentos, libertando-o da necessidade de depender dos outros para se sentir seguro. Essas experiências provavelmente serão mais difíceis se você inconscientemente tiver esperado que eles assumissem a responsabilidade por sua sobrevivência e seu objetivo na vida. Porém se enfrentar os atuais desafios com espírito de abertura e disposição de tornar-se mais auto-suficiente, você poderá beneficiar-se muitíssimo deste momento. Dentro de você está se formando um núcleo que pode ajudá-lo a lidar com a separação ­ isso quer dizer que você pode deixar que as pessoas sejam elas mesmas porque não tem medo de perdê-las. E depois que souber que dispõe de recursos interiores suficientes para viver uma vida independente, não precisará nunca mais voltar a abrir mão de seus valores individuais.

to top

Uma sensação de desamparo

Saturno Conjunção Fundo do Céu: Do final de janeiro 2015 até o início de dezembro 2015

É provável que agora você se sinta profundamente insatisfeito com muita coisa em sua vida, tendo por vezes a impressão de que um capítulo de sua existência chegou ao fim. Num nível mais profundo é isso mesmo, pois você está concluindo um ciclo e ainda não se lançou ao seguinte. É possível que ao longo do último ano, mais ou menos, você tenha se sentido cada vez mais deprimido e descontente com o que é e o que construiu, tanto no plano profissional quanto pessoal. As pessoas e atividades que antes lhe traziam emoção e realização agora podem parecer-lhe sem interesse e sem graça. Será como se toda a sua energia tivesse caído num buraco e sumido. Além disso, é possível que não goste do local em que está vivendo e se sinta isolado e excluído. Antes de fazer alguma mudança radical em sua vida, procure reconhecer que muitas de suas percepções podem ser extremamente subjetivas e influenciadas pelo estado de espírito negativo em que provavelmente se encontra no momento. Talvez você não se sinta tão insatisfeito quando este período chegar ao fim. Vale a pena esperar até chegar a uma maior compreensão do que precisa abandonar e do que deve preservar para o futuro.

Talvez você esteja farto de ter de ser sempre sensato e racional, desejando uma chance de confiar em seus palpites e sua intuição. Uma das coisas que devem ser analisadas é o papel que você vem desempenhando para as pessoas em sua vida profissional e particular. Num nível mais profundo, talvez esse papel tenha sido muito influenciado pelas expectativas de sua infância e por seu modo de interagir com os membros de sua família. Convém romper com alguns antigos padrões, de maneira a expressar e aceitar certos aspectos menos óbvios, porém igualmente importantes de sua natureza. Nesse sentido, você está psicologicamente "deixando o lar", tendo de fato chegado ao fim de um capítulo de sua vida íntima.

Talvez você tenha de enfrentar alguma perda ou separação durante esta fase. Além disso, talvez abandone seu emprego ou conclua que já foi até onde podia numa determinada área e agora queira abraçar algo novo. Isso faz parte de um gradual abandono do passado e, apesar de essa separação ou mudança poder trazer-lhe sofrimento, pesar ou ansiedade, você terá de reconhecer que já era hora de essa experiência necessária ocorrer. As decisões que tomar agora terão por muitos anos um profundo efeito sobre o rumo de sua vida. Embora o ano passado provavelmente tenha sido de gradual reclusão, agora você começará aos poucos a abandoná-la para descobrir novos potenciais e novas contribuições que pode dar à vida. Esse rito de passagem talvez traga consigo uma certa depressão. Você provavelmente vai precisar de muito tempo para si mesmo, além de atenção especial para suas necessidades físicas e emocionais, mesmo que isso implique colocar-se em primeiro lugar e arriscar antagonizar aqueles que se acostumaram a contar com sua pronta disponibilidade. Não tenha pressa; vale a pena esperar para descobrir que futuro você realmente deseja e precisa.

to top

Um momento de fruição

prog. Lua Oposição Sol: De meados de outubro 2015 até o início de dezembro 2015

Seu desenvolvimento emocional chegou a um ponto de decisão, refletindo uma fruição de valores e de formas de relacionamento que teve início quatorze anos atrás. É possível que haja uma certa tensão e turbulência, mas esta fase lhe permitirá ver claramente suas mais profundas necessidades afetivas e instintuais e o modo pelo qual elas confirmam ou contradizem seu rumo e sua auto-imagem. É provável que você chegue a essa percepção no contexto de um relacionamento que exija o equilíbrio entre sua necessidade de outra pessoa e sua própria identidade pessoal. Esse processo não precisa ser negativo nem desagradável, mas muito vai depender do grau de honestidade com que você conseguiu nos últimos anos expressar quem é e o que necessita. Se tiver sacrificado suas exigências afetivas em nome de determinadas metas, a frustração emocional acumulada pode provocar um conflito entre a dedicação a realidades supremas e mais espirituais e a necessidade de viver o dia-a-dia.

Caso tenha deixado a dependência emocional sobrepujar o grande anseio de ser um indivíduo à parte, você poderá viver alguns conflitos e ser obrigado a impor seus valores e ideais de forma mais honesta e aberta. Os problemas que enfrenta agora relacionam- se, em última análise, a uma dicotomia entre suas necessidades de intimidade e separação. Os conflitos externos e problemas de relacionamento que possam surgir só reforçam o fato de que você precisa atingir um equilíbrio mais criativo entre as duas. Você provavelmente já teve de enfrentar essa dicotomia muitas vezes na vida, mas sua tendência é optar por um dos extremos, em vez de buscar o meio-termo. Apesar das possíveis tensões, este será um período extremamente produtivo que porá à prova todos os seus esforços para respeitar e expressar ambos os aspectos de sua personalidade nos últimos anos. E se antes não tiver conseguido encontrar o equilíbrio certo, agora terá todas as oportunidades para chegar a ele, lançando as bases para uma maneira mais flexível e honesta de interagir com a vida nos anos que virão.

to top

Hora de aprender

prog. Mercúrio Sextil Mercúrio: Do final de novembro 2015 até o início de junho 2017

A receptividade a novas idéias e a forma de pensar flexível e inclusiva provavelmente estarão entre os benefícios intelectuais desta fase. Apesar de alta, sua energia mental provavelmente será equilibrada e harmoniosa e suas faculdades de articulação e compreensão, excelentes. Este será um excelente momento para investir na educação formal, assim como para cultivar novas habilidades na comunicação escrita e oral, no ensino, na mídia ou nas questões comerciais. Independente de você se voltar mais para as questões financeiras ou para interesses mais abstratos, você provavelmente vai raciocinar com rapidez, ver as coisas com clareza e precisão e formular seus planos com o máximo de eficiência.

Procure utilizar esta fase de lucidez mental para aperfeiçoar as habilidades de que já dispõe, aprender novas ou colocar as questões domésticas em ordem. Vale a pena tentar explorar o mundo interior, seja através da psicoterapia, do estudo da psicologia, da arte ou de disciplinas espirituais. É possível que nesta fase você conheça muita gente que compartilhe de suas idéias ou lhe traga novos e estimulantes desafios intelectuais. Este provavelmente será também um momento produtivo para o estabelecimento de novos contatos profissionais ou empreendimentos de cooperação que exijam discussão e trabalho em equipe. Além disso, você terá facilidade em cultivar novas habilidades práticas. Mesmo que nunca tenha se visto como uma pessoa de muita coordenação mecânica ou de boa cabeça para a tecnologia, agora você verá que não tem dificuldade para adquirir essas aptidões. Não desperdice o tempo agindo sem pensar. Use-o com sabedoria, pois seus benefícios podem perdurar por vários anos.

to top

Apoteoses verbais

prog. Mercúrio Quadratura Marte: De meados de abril 2016 até meados de outubro 2017

Talvez você se mostre um tanto irrequieto e irritadiço agora, além de propenso a dizer mais do que deveria, de modo que pode não agradar às pessoas. Impaciência, inquietude e displicência serão as principais características de seus pensamentos e atos. Além disso, você está sujeito a agir com arrogância e ressentimento diante de críticas e discordâncias. Isso talvez se deva em parte a um conflito entre suas atitudes mentais e sua obstinação. Mesmo que você não esteja plenamente consciente desse conflito, seus efeitos o farão oscilar entre a indecisão e a impulsividade. Você pode querer uma coisa e achar que quer outra ou de repente mudar de idéia depois que obtiver o que deseja. Além disso, pode querer livrar-se da tensão e da confusão agindo e falando depressa demais ou sentindo uma raiva imprópria daqueles que disserem o que você mesmo, no fundo, está sentindo.

Procure reavaliar seriamente suas metas e expectativas. Além disso, preste atenção à maneira como comunica seus desejos e veja se consegue transmitir o que sente e quer com clareza às pessoas. Sua mente provavelmente estará muito ativa e inquieta agora, e você poderia aproveitar essa energia para fazer novos planos e cultivar novas habilidades. Você terá condições de fazer melhorias importantes ­ e talvez há muito necessárias ­ em suas metas e ideais de longo prazo, contanto que desacelere o suficiente para escutar os outros e refletir cuidadosamente antes de agir e falar. Procure evitar confrontos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Fuja especialmente de litígios e conflitos com autoridades. Vale a pena ficar de olho em atividades físicas como dirigir, pois você tende a agir com descuido, podendo correr riscos desnecessários. O excesso de confiança talvez seja a pior opção agora. Para obter o melhor dessa redobrada energia mental, analise o que realmente quer e procure meios construtivos de conseguir o treinamento ou as oportunidades necessários para atingi-lo. É melhor contar até dez antes de falar, pois é provável que sua tensão e confusão se traduzam em irritabilidade e, por ela, quem vai acabar pagando são os outros. Só que depois, se continuar agindo assim, pode "sobrar" para você.

to top

O anseio de explorar

prog. Ascendente Conjunção Júpiter: Do início de maio 2016 até o início de fevereiro 2019

Horizontes distantes lhe acenam com promessas agora, o que provavelmente levará sua vida a um processo de grandes mudanças e expansão. Não é que até agora você tenha vivido a vida errada, mas está crescendo e desenvolvendo novos potenciais, e agora sua visão é mais ampla que o estilo de vida e as estruturas que criou em torno de si. É provável que você precise de novas oportunidades para descobrir em que realmente acredita e quais os talentos e capacidades que necessita cultivar mais. Por isso, você provavelmente se sentirá muito inquieto e insatisfeito, podendo entediar-se mortalmente com pessoas, situações e atividades que antes lhe traziam muita satisfação. Embora as decisões impulsivas ou precipitadas não sejam recomendáveis neste exato momento, você precisa abrir as janelas para deixar entrar ar fresco. Vale a pena fazer planos para o futuro que possam ser implementados construtivamente. Se não participar conscientemente do processo pelo qual está passando, você pode inconscientemente provocar as pessoas até obter a liberdade que secretamente deseja.

Talvez agora você esteja propenso a correr riscos financeiros, pois provavelmente estará buscando meios de se libertar da rotina e criar uma base material melhor e mais flexível sobre a qual erguer seu futuro. Embora a especulação sensata possa trazer recompensas, não ponha em jogo o que não pode perder. Em vez de esperar achar um pote cheio de ouro no fim do arco-íris, procure pensar em como utilizar melhor sua intuição e sua imaginação para obter auto- suficiência material. Muitas facetas mais sutis de sua natureza poderão ganhar vida durante esta fase importante. Você poderá usar mais a imaginação e, ao mesmo tempo, ser prático. Sua mente conseguirá estabelecer relações intuitivas onde, antes, você talvez só tenha visto fatos. E a sensação de que a vida está cheia de sentido e de potenciais experiências de aprendizagem será muito profunda e transformadora. É possível que agora você queira assumir um compromisso espiritual ou religioso, se essa for sua inclinação. Por outro lado, poderá desfrutar plenamente do mundo material e descobrir novas formas de melhorar sua situação financeira. Ou também desejar ambos os níveis de expansão, pois eles não se excluem mutuamente, ainda que no passado você tenha achado que sim. Aproveite ao máximo este momento dedicando-se a concretizar suas metas. Dificilmente você terá alguma coisa de graça, exceto oportunidades e intuição e confiança para aproveitá-las. Talvez elas lhe bastem para começar. E talvez uma maior fé na vida seja, afinal, a maior e melhor de todas as recompensas.

to top

Capítulo IV

to top

O grupo da sua geração

Apesar de ser uma pessoa singular e especial, você também faz parte de uma vasta família humana que compartilha das mesmas esperanças, aspirações e necessidades. Entre estes dois extremos ­ o individual e o coletivo -, você também pertence a uma determinada faixa etária que difere das demais. Os três planetas mais longínquos ­ Urano, Netuno e Plutão - definem diferentes "gerações" em termos de visão do progresso, anseios espirituais e imaginativos e instinto de sobrevivência. A conhecida "lacuna entre as gerações" se deve não apenas à diferença de idade, como também ao posicionamento desses importantes planetas no mapa astral das pessoas. Sua geração uraniana compreende todos aqueles que nasceram no período de sete anos em que Urano transitou por um determinado signo. Sua geração netuniana compreende todos aqueles que nasceram no período de quatorze anos em que Urano transitou por um determinado signo. Sua geração plutoniana compreende todos aqueles que nasceram no período variável -entre dezoito e trinta anos, pois a órbita de Plutão é irregular ­ em que o planeta mais longínquo de nosso sistema solar transitou por um determinado signo.

to top

A geração que tem Urano em Escorpião

Como Escorpião é um signo relacionado às paixões e a encontros profundos que transformam a vida, o caráter inovador de Urano confere a você e às pessoas de sua faixa etária uma atitude um tanto anticonvencional diante dos laços afetivos, da sexualidade e de tudo que se refere às dimensões mais profundas da interação humana. Você provavelmente terá mais que o quinhão normal de turbulência emocional no decorrer de sua vida, em boa parte por opção própria, pois a mesmice emocional geralmente o faz sentir-se estagnado e sufocado. Mesmo que anseie por estabilidade e uma vidinha tranqüila, você compartilha com as pessoas de sua idade de uma grande necessidade de provar de toda a riqueza da fonte da vida. Não tenha medo de mudanças nem de trocas emocionalmente intensas; mesmo as experiências penosas provavelmente serão profundamente gratificantes, pois quando se entrega às emoções é que você se sente mais vivo. Como as pessoas de sua geração uraniana, você tem o dom de encarar de frente as verdades emocionais. Quanto mais coragem para confiar nesse forte instinto para relacionar-se sem sentimentalismo nem hipocrisia tiver, mais livre por dentro você se sentirá e mais profunda será sua compreensão dos mistérios da vida.

Netuno Quadratura Urano: Um trânsito que se aproxima do final, do final de abril 2008, permanece até o início de fevereiro 2011

É possível que agora alguns de seus ideais mais caros sejam postos em cheque, o que lhe dará a chance de saber exatamente o que você pensa e em que acredita, para que seus valores e aspirações fundamentais realmente venham tanto de seu coração quanto de seu intelecto. Você compartilha com sua geração uraniana uma certa visão de como a sociedade e os seres humanos "devem" ser. Embora essa visão de mundo possa ser positiva e esperançosa, é possível que você não tenha levado realmente em conta toda a complexidade da natureza humana. Agora você terá a oportunidade de aliar ideais e convicções a uma maior compreensão e compaixão por seus semelhantes, o que constitui um fator muito importante de equilíbrio, pois lhe permitirá utilizar seus ideais de maneira mais construtiva no mundo como ele é. Agora você tem diante de si o desafio que enfrentam todas as pessoas de sua faixa etária, o qual é essencialmente um desafio criativo e positivo. Pare para refletir sobre suas convicções, especialmente aquelas que disserem respeito a "direitos". É possível que seus princípios precisem ser suavizados pela compaixão e pelo realismo. Procure lembrar-se de que existe uma dependência que liga todo mundo inclusive você à grande família humana. Talvez você precise não só abrir mão de certas expectativas rígidas diante das pessoas, mas também reconhecer que a vulnerabilidade e a carência são uma dimensão tão preciosa da alma humana quanto a força e a auto-suficiência.

Urano Trígono Urano: Um trânsito que se aproxima do final, do início de abril 2009, permanece até o início de fevereiro 2011

Você atingiu um desses limiares discretamente importantes nos quais a ausência de fatos drásticos pode levá-lo a pensar erroneamente que não há muita coisa acontecendo. Só que há, sim ­ mais especificamente, uma grande liberação de energia em seu íntimo e uma mudança em sua atitude diante do mundo. Você está excepcionalmente aberto a novas idéias e talvez também se sinta excepcionalmente ligado às pessoas de sua geração uraniana, as quais compartilham de seus ideais e têm uma visão de mundo semelhante. Na verdade, é possível que os ideais se tornem especialmente importantes para você agora, dando-lhe a certeza de precisar seguir um rumo digno deles na vida, em vez de simplesmente trabalhar para se sustentar. Em vez de olhar para o passado, você está olhando para o futuro, e deve aproveitar a energia positiva desta fase para ver de que forma poderia envolver-se com as questões do mundo que o cerca e dar uma contribuição que reflita não apenas suas convicções e ideais individuais, mas também os das pessoas de sua faixa etária.

to top

... com Netuno em Sagitário

Netuno transitou por Sagitário entre 1970 e 1984, e você compartilha com os que nasceram nesses anos da visão grandiosa de um universo dotado de sentido e desígnio inteligente. A sua é uma geração essencialmente filosófica e espiritual, que sempre tenta ver, além dos limites da realidade material, o grande plano que revela seu destino particular e o supremo propósito evolucionário da vida. Embora no nível puramente pessoal certas qualidades mais pragmáticas possam fazê-lo desconfiar desse modo tão ascendente de percepção, você tem em comum com as pessoas de sua geração netuniana uma convicção inabalável de que nada acontece sem razão e tudo pode representar uma oportunidade de aprendizagem e crescimento. Enquanto Netuno transitou por Sagitário, despontou uma nova era em termos de grupos, cultos, seitas e sociedades espirituais. Esse período caracterizou-se por uma necessidade urgente de explorar formas alternativas de abordar a realidade e uma profunda aversão às hipocrisias de muitas instituições religiosas convencionais. A vontade de chegar à verdade está em todos aqueles que fazem parte de sua geração netuniana, e você bem pode estar na vanguarda dos que buscam novas formas de adoração e novas interpretações do que entendemos como Deus. Como Netuno representa um anseio fundamental de redenção e como todos neste mundo estamos fadados a abrir mão de parte desses sonhos, você pode ter seu quinhão de desilusão com os gurus, doutrinas e caminhos espirituais que alegam dispor da única verdade. Mas isso dificilmente o impedirá de continuar buscando, pois uma das grandes virtudes das pessoas de sua faixa etária é o incansável espírito de exploração mental e espiritual que sempre encontrará pelo menos uma parte da verdade, se persistir com afinco suficiente.

Urano Trígono Netuno: Do início de julho 2015 até o início de abril 2017

Os mesmos temas também são enfatizados por:

Netuno Quadratura Urano: Um trânsito que se aproxima do final, do final de abril 2008, permanece até o início de fevereiro 2011

É possível que sua imaginação e sua abertura para o reino do espírito sejam fortemente ativadas agora. Além disso, talvez experiências interiores importantes lhe dêem uma sensação de contato com algo mais profundo ou sublime que encha sua vida de sentido. Nas atividades criativas, sua inspiração será maior que nunca e, se for artista, você vai considerar esta fase especialmente gratificante porque será capaz de tocar um nível muito profundo nas pessoas e em si mesmo. Isso se deve em parte a sua particular receptividade aos sonhos e aspirações de sua geração netuniana, pois os anseios que o motivam são os mesmos que motivam muita gente de sua faixa etária. Talvez você se sinta profundamente propenso a dedicar-se a interesses espirituais, podendo sentir-se profundamente ligado todos aqueles que compartilham de seus ideais e anseiam por uma visão de paz e perfeição idêntica à sua. Essas mudanças sutis dificilmente prenunciarão ou serão precipitadas por fatos mais drásticos. Mas, mesmo assim, são importantes e, para extrair delas o máximo, vale a pena escutar a voz interior que o impele a seguir por um caminho criativo ou místico. É provável também que você conheça pessoas afins com quem possa compartilhar seus sonhos e sua vulnerabilidade, e isso lhe permitirá uma sensação profundamente terapêutica de fazer parte de um todo maior.

to top

... e com Plutão em Libra

Plutão transitou por Libra entre 1971 e 1984, e você está entre as pessoas que nasceram com esse planeta posicionado nesse signo idealista, civilizado e cheio de sensibilidade estética. Embora você seja uma pessoa única, dotada de um mapa astral próprio, e embora muitas vezes suas reações possam ser extremamente subjetivas e pessoais, esse posicionamento de Plutão implica que, no plano da sobrevivência básica, você compartilha com sua geração de certas reações que o fazem desejar um mundo no qual o equilíbrio, o acordo e a cooperação mantenham as forças do caos a distância e dominem o lado mais selvagem da natureza humana. Independente do que sentir no plano pessoal, você tem uma profunda noção instintiva de que a civilidade e as regras sociais são o único meio de que dispõem os seres humanos para levar uma vida decente e pacífica. Esse idealismo significa que muitas vezes você se sente triste e insatisfeito com certas interações humanas geralmente consideradas normais e corretas. É provável que os relacionamentos em especial o preocupem, pois você possui ideais acerca da maneira como os seres humanos devem interagir, e desses ideais dificilmente abrirá mão. Talvez a sua visão do casamento, estrutura familiar e organização social seja de um tipo diferente, no qual a tônica recai na cooperação, e não na hierarquia. A sua é uma geração que pode transformar os velhos papéis sociais e sexuais exigindo mais justiça e igualdade tanto na vida pessoal quanto no mundo. Independente de suas opiniões e necessidades pessoais, suas mais profundas reações instintivas relacionam-se à necessidade de ordem e interação civilizada, mesmo em detrimento de sua própria gratificação. É possível que sua geração contribua muito para promover isso em nível global.

Urano Oposição Plutão: De meados de junho 2015 até o início de abril 2017

É provável que haja uma certa turbulência em sua vida agora, mas sem dúvida trata-se de mudanças necessárias e que já chegam tarde e podem libertá-lo para ir em busca de um futuro muito mais inspirador e interessante. Você está começando um novo capítulo de sua vida que lhe exige o abandono de certas atitudes do passado e a vivência de novos potenciais e possibilidades que jamais lhe pareceriam possíveis antes. É provável também que você descubra uma nova força e uma nova resistência que lhe permitirão correr riscos que sempre quis, mas nunca teve coragem de tentar. Esses recursos não são apenas seus, pois fazem parte dos dotes íntimos de sua geração plutoniana, e agora muitas outras pessoas estão, como você, diante do desafio de afirmar suas lealdades emocionais mais profundas. Não se apegue ao passado. Você superou certas situações ou atitudes e, apesar de nenhum ser humano gostar de enfrentar o desconhecido sem garantias, bem poderá descobrir que a única verdadeira garantia está em seu próprio instinto de resistência e sobrevivência. Este período pode ajudá-lo a forjar a profunda autoconfiança que decorre, não da dependência de estruturas externas, mas sim da inquebrantável certeza interior de seus dotes e pontos fortes, os quais você terá muitas novas oportunidades de descobrir e utilizar.

to top

CONCLUSÃO

O poeta inglês John Donne disse que ninguém é uma ilha, e as configurações planetárias no decorrer dos próximos anos atestam essa verdade profunda. Vivemos numa época em que as relações que mantemos uns com os outros como membros da humanidade estão mudando nossas definições da realidade e propiciando às gerações vindouras a base para ver a vida de um modo mais global e inclusivo que nunca. Todo nascimento exige um tanto de luta e sofrimento, e só os muito ingênuos poderiam presumir que mudanças na esfera espiritual, social, tecnológica e científica da magnitude que vemos agora se processam de maneira tranqüila, sem dor nem sacrifício. Porém nós não somos "peões no tabuleiro dos deuses". Cabe a cada um observar as configurações astrológicas das primeiras décadas do século XXI e trabalhar, da forma mais consciente e construtiva possível, com aquilo que elas simbolizam. Nenhum aspecto planetário é intrinsecamente "ruim", pois mesmo os que refletem um momento de questionamento e conflito pessoal podem ter resultados positivos que enriqueçam nossa vida.

A justaposição da mudança de uma era astrológica à entrada, no calendário dos homens, num novo milênio trouxe ­ e continua a trazer para cada um de nós tremendos desafios. Na pior das hipóteses, podemos fazer o que os seres humanos sempre fizeram: buscar redenção em autoridades políticas e espirituais exteriores, culpar os outros por nossas dificuldades e recusar-nos a assumir a responsabilidade por nossas próprias opções e dilemas. Na melhor, podemos aproveitar os trânsitos dos planetas lentos para expandir nossa visão, reconhecer o todo mais amplo de que fazemos parte e dar a melhor contribuição individual possível à grande família humana. Há um velho ditado que diz que a caridade começa em casa ou seja, dentro de cada um. Assim também é com a mudança, e viver criativamente o espírito dinâmico da época significa, em primeiro lugar, vivê-lo a nosso modo em nossa própria vida, conforme nossos valores mais sublimes. Se cada um de nós pudesse fazer ainda que só um pouco disso, talvez assistíssemos àquele passo gigantesco no progresso da humanidade do qual os posicionamentos planetários agora funcionam como símbolo e meta.

to top

APÊNDICE

to top

O que está acontecendo em seu ambiente

É provável que as mudanças que estão ocorrendo a seu redor e dentro de você tenham repercussões específicas no país em que você reside. Embora você possa não ter envolvimento direto nessas mudanças, elas talvez o afetem de maneiras sutis.

Anteriormente, as informações relativas aos mapas astrais dos países estavam incluídas na versão impressa do Horóscopo do Futuro. Agora elas estão disponíveis no website da Astrodienst em:
www.astro.com/nat/nat_e.htm (em alemão, espanhol, francês, holandês e inglês)

to top

Bibliografia complementar sugerida (os títulos em português foram publicados no Brasil)

Sobre ciclos e movimentos planetários:
"Os deuses da mudança: uma nova abordagem da astrologia", de Howard Sasportas (trânsitos de Urano, Netuno e Plutão)
" Trânsitos: os períodos importantes da sua vida", de Betty Lundsted
"Planets in Transit", de Robert Hand

Sobre cada planeta e seu significado:
"The Astrological Moon", de Darby Costello
"Venus and Jupiter", de Erin Sullivan
"Os Planetas Interiores: elementos estruturais da realidade pessoal", de Liz Greene e Howard Sasportas
"Os luminares: a psicologia do sol e da lua no horóscopo", de Liz Greene e Howard Sasportas
"Exploring Jupiter", de Stephen Arroyo
"Os planetas exteriores e seus ciclos: uma astrologia do coletivo", de Liz Greene
"Saturno: o senhor do karma", de Liz Greene
"Neptune", de Liz Greene
"Quíron e a jornada em busca da cura", de Melanie Reinhart

Sobre o tema do destino:
"Sincronicidade", de C. G. Jung
"A astrologia do destino", de Liz Greene

Outras interpretações da Astro*Intelligence escritas por Liz Greene podem aumentar o valor deste relatório, pois quanto maior for a sua autocompreensão, maiores serão suas chances de trabalhar de forma inteligente com o significado do momento. Para uma análise detalhada de sua carta astrológica natal, peça a Análise Astrológica Profunda. A interpretação Carreira e Vocação será muito útil para planejar e desenvolver sua carreira profissional. Para uma percepção mais profunda de seus relacionamentos, o Horóscopo do Relacionamento pode oferecer uma nova perspectiva. E para uma maior apreciação da personalidade singular de seu filho ou de sua própria infância -, você pode pedir a Análise Astrológica da Criança.

Uma análise mais detalhada de suas perspectivas pessoais e dos temas que mais de perto lhe falarão ao espírito no período de 12 meses pode ser obtida através da Análise Astrológica Anual. Esse relatório contém parte do texto que compõe o capítulo III do Horóscopo do Futuro. Porém, como abrange um só ano, ele é muito mais detalhado.

Você pode encomendar esses relatórios no mesmo local onde adquiriu a presente interpretação ou em algum de muitos outros distribuidores autorizados em vários países do mundo.
Na Internet, você encontrará mais informações sobre esses relatórios e outros valiosos serviços astrológicos no endereço da Web constante na primeira página deste relatório ou fazendo uma pesquisa pelas palavras-chave "astro*intelligence" ou "Liz Greene".

to top

Informações técnicas
Para a criação de seu Horóscopo do Futuro, foram analisados os seguintes fatores astrológicos:
­os trânsitos de Urano, Netuno e Plutão por signos e casas e seus aspectos mais importantes em relação ao mapa astral,
­principais aspectos de progressão do Sol, da Lua, do Ascendente, do Meio do Céu, de Mercúrio, de Vênus e de Marte em relação aos ângulos e planetas natais,
­os trânsitos de Saturno que forem importantes para o desenvolvimento interior,
os trânsitos dos planetas mais longínquos nos posicionamentos que tipificam uma geração

O relatório resultante dessas considerações é montado a partir de trechos selecionados do texto da interpretação. Como o Horóscopo do Futuro abarca um período de seis anos, apenas as configurações planetárias mais importantes são incluídas no relatório impresso; estas são as selecionadas pelo modelo de interpretação de Liz Greene. Do contrário, se tivesse uma cobertura mais detalhada como, por exemplo, a da Análise Astrológica Anual o relatório teria 200 páginas e provocaria mais confusão que esclarecimento.

Como em todas as obras da autora, é usado o sistema de casas Placidus. No capítulo III, é usada uma parte do texto da Análise Astrológica Anual, porém o restante do texto é exclusivo do Horóscopo do Futuro.

to top

Os gráficos dos trânsitos
A duração dos trânsitos e progressões existentes no período abrangido por este relatório é visualmente representada pelas "barras de trânsito". Elas são impressas na visão geral gráfica da página 4 e na parte inferior de cada página que contiver a interpretação de um trânsito ou progressão.

A barra de trânsito começa no instante em que um planeta móvel entra pela primeira vez na orbe de um planeta natal e termina quando o planeta móvel finalmente deixa a orbe e não retorna a ela (até o próximo ciclo completo). Quando o planeta está na orbe, a barra é representada por uma linha cheia. Os planetas podem deixar a orbe e retornar a ela posteriormente. Durante esse tempo, a barra é representada por uma linha pontilhada. O movimento dos planetas pode mudar de direção; quando ele se torna retrógrado, isso é indicado pelas letras "sr" (estacionário retrógrado). Quando ele volta a ser direto, isso é indicado pelas letras "sd" (estacionário direto). O momento em que um trânsito (ou progressão) se torna exato é indicado pelo sinal ' em cima da barra de trânsito.


Dados astrológicos utilizados para Perspectivas para o Futuro de janeiro de 2011 a dezembro de 2016
para Roger Federer (Masculino)
Data nascimento 8 Ago 1981 Hora loc. 8:40
Lugar Basel, CH U.T. 06:40
7e35, 47n33 Tempo sid. 04:17:05

POSIÇÕES PLANETÁRIAS
Planeta Signo Graus Movimento
Sol Leão 15°37'39 na casa 12 direto
Lua Escorpião 20°44'33 na casa 3 direto
Mercúrio Leão 13°27'37 na casa 11 direto
Vênus Virgem 17°41'12 na casa 1 direto
Marte Câncer 13°56'54 na casa 11 direto
Júpiter Libra 7°18'18 na casa 2 direto
Saturno Libra 6°12'11 na casa 2 direto
Urano Escorpião 26°03'29 na casa 3 estacionário (D)
Netuno Sagitário 22°15'58 na casa 4 retrógrado
Plutão Libra 21°55'37 na casa 2 direto
Quíron Touro 22°40'11 na casa 9 direto

POSIÇÃO DAS CASAS (Placidus)
Ascendente Virgem 11°00'32
2ª Casa Libra 3°32'14
3ª Casa Escorpião 1°54'32
Fundo do Céu Sagitário 6°08'56
5ª Casa Capricórnio 12°21'01
6ª Casa Aquário 14°24'33
Descendente Peixes 11°00'32
8ª Casa Áries 3°32'14
9ª Casa Touro 1°54'32
Meio do Céu Gêmeos 6°08'56
11ª Casa Câncer 12°21'01
12ª Casa Leão 14°24'33

Trânsitos
Plutão em Capricórnio 2008 até 2023
Plutão na Casa 4 1998 até fevereiro 2014
Plutão na Casa 5 Fevereiro 2014 até dezembro 2014
Plutão Quadratura Saturno Do final de janeiro 2010 até o final de novembro 2012
Plutão Quadratura Júpiter De meados de março 2010 até o final de outubro 2013
Plutão Oposição Marte De meados de janeiro 2014 até o início de dezembro 2016
Plutão Trígono Vênus De meados de janeiro 2016 até o início de dezembro 2018
Netuno em Aquário 1998 até abril 2011
Netuno em Peixes Abril 2011 até 2025
Netuno na Casa 6 2004 até abril 2016
Netuno Trígono Marte Do final de maio 2016 até o início de dezembro 2019
Urano em Peixes 2003 até maio 2010
Urano em Áries 2010 até 2018
Urano na Casa 8 Maio 2011 até 2019
Urano Oposição Saturno Do início de junho 2011 até o final de março 2013
Urano Oposição Júpiter Do início de abril 2012 até o final de janeiro 2014
Urano Trígono Mercúrio Do final de maio 2013 até meados de março 2015
Urano Quadratura Marte Do início de junho 2013 até o final de março 2015
prog. Mercúrio Conjunção Saturno Do final de setembro 2010 até meados de fevereiro 2012
Saturno Quadratura Marte Do final de outubro 2010 até o início de setembro 2011
prog. Mercúrio Conjunção Júpiter Do início de julho 2011 até o final de novembro 2012
Saturno Conjunção Plutão Do início de outubro 2011 até o início de agosto 2012
prog. Meio do Céu Quadratura Saturno De meados de junho 2013 até o final de agosto 2015
prog. Sol Conjunção Vênus De meados de outubro 2013 até o início de novembro 2015
Saturno Quadratura Sol Do final de outubro 2013 até o final de agosto 2014
Saturno Conjunção Lua Do início de dezembro 2013 até o final de outubro 2014
prog. Meio do Céu Quadratura Júpiter Do início de setembro 2014 até meados de novembro 2016
prog. Ascendente Conjunção Saturno Do início de novembro 2014 até o início de agosto 2017
Saturno Conjunção Fundo do Céu Do final de janeiro 2015 até o início de dezembro 2015
prog. Lua Oposição Sol De meados de outubro 2015 até o início de dezembro 2015
prog. Mercúrio Sextil Mercúrio Do final de novembro 2015 até o início de junho 2017
prog. Mercúrio Quadratura Marte De meados de abril 2016 até meados de outubro 2017
prog. Ascendente Conjunção Júpiter Do início de maio 2016 até o início de fevereiro 2019
Netuno Quadratura Urano Um trânsito que se aproxima do final, do final de abril 2008, permanece até o início de fevereiro 2011
Urano Trígono Urano Um trânsito que se aproxima do final, do início de abril 2009, permanece até o início de fevereiro 2011
Urano Trígono Netuno Do início de julho 2015 até o início de abril 2017
Urano Oposição Plutão De meados de junho 2015 até o início de abril 2017