•    
    Posições actuais dos planetas
    21-Nov-2014, 03:40 UT/GMT
    Sol28Escorpião44'18"19s52
    Lua11Escorpião55'13"13s28
    Mercúrio18Escorpião59' 9"16s39
    Vênus5Sagitário28'14"21s09
    Marte19Capricórni20'27"23s28
    Júpiter22Leão7'25"14n47
    Saturno26Escorpião15'35"17s27
    Urano12Áries57'44"r4n29
    Netuno4Peixes48'20"10s26
    Plutão11Capricórni51'10"20s40
    Nodo Lun.true18Libra47'21"r7s22
    Quíron13Peixes6' 2"r2s10
    Explanations of the symbols
    Mapa do momento
| Meu Astro | Forum | FAQ

Mapeando a Psique

Uma Introdução à Astrologia Psicológica, por Clare Martin

O Pensar Vertical

O Esquema do Universo [18]
O Indivíduo é retratado como um microcosmo da unidade do cosmos

Astrólogos são, por natureza, pensadores verticais. O pensar vertical agrega outra dimensão em relação ao pensar horizontal, esse último mais familiar e tão favorecido em nosso sistema educacional e cultura ocidentais. Ele nos permite identificar as correspondências recíprocas que existem entre vários campos de ressonância diferentes. Objetos e eventos aparentemente não-relacionados imediatamente estabelecem uma viva relação uns com os outros, tecendo conexões que frequentemente explicam o modo como instintivamente nos sentimos em relação ao mundo.

Dêem uma olhada na tábua de Correspondências Planetárias. Achem a categoria Mundo Vegetal na coluna à esquerda de cada página e leiam horizontalmente ao longo das páginas. Imediatamente, muitas pessoas vão encontrar a relação entre malmequeres e couves-flores, ervas medicinais, culturas, urtigas, cebolas, bordos, cicuta e orquídeas, certo? Todos esses pertencem à categoria Mundo Vegetal que nos é familiar. Igualmente, se você seguir a categoria Mundo Mineral horizontalmente, vai achar ouro, prata, mercúrio, cobre, ferro, estanho, chumbo, etc. A conexão é óbvia.

Examinemos a mesma tabela verticalmente. Identificamos agora as correspondências simpatéticas que existem entre os diferentes campos de ressonância. Começando na base da coluna do Sol, vemos que esse astro ressoa com o ouro e com a cor dourada. Movendo-se em direção ao mundo vegetal, vê-se que as plantas solares são as calêndulas e os girassóis, que são heliotrópicas, seguindo o caminho do Sol durante o dia. A laranja é uma fruta solar, e segue-se que a ingestão de laranjas aumenta a vitalidade, ou seja, a energia solar. Essas correspondências são centrais para as tradições de medicina e de cura pelas plantas, e se você puder conseguir uma cópia original do Herbário de Culpeper, ali vai encontrar listas de hervas e plantas relacionadas aos vários planetas. Nas práticas terapêuticas holísticas essas correspondências são reais e não somente simbólicas. No mundo animal, o leão é uma criatura solar: lembremo-nos da 'juba dourada' dos leões, do 'orgulho' leonino. A natureza magnânima do leão corresponde ao princípio solar. Um nível acima novamente, vemos que o Sol rege o coração, as costas e a coluna espinhal, que também é associada com o orgulho e com o sustentar a cabeça levantada, outra correspondência solar.

Mais um nível acima, vemos que cada planeta regula grupos ou tipos de pessoas. Como princípio masculino, o Sol rege os homens de maneira geral, realezas, estrelas de cinema e qualquer pessoa no centro das atenções, um reflexo do fato de que o Sol se encontra no centro de nosso Sistema Solar. A função solar é a da visibilidade, de brilhar intensamente e de atrair a atenção. Adicionalmente, profissões solares tais como a de joalheiro pertencem a essa categoria. Cada planeta ainda rege um aspecto da vida mundana - mundus significando mundo mesmo. O Sol rege os palácios e teatros, edificações projetadas para refletir a glória de seus atores centrais, cuja função é a de permanecerem como o centro das atenções.

Um dos principais objetivos aqui é iniciar a construção de um vocabulário planetário, uma vez que há muitas palavras e associações para cada um dos planetas através dos diferentes níveis. Como vimos, o princípio solar descreve leões, palácios, outro, girassóis e reis, mas também descreve qualidades psicológicas de confiança, entusiasmo e de ser radiante. É o símbolo do espírito, fala sobre foco, luz do dia, claridade e autoridade. Exatamente as mesmas conexões existem para todos os planetas, e à medida que os exploramos, vale a pena referir-se a essa tabela pelas diversas associações em diferentes níveis, de maneira a começar a construir um vocabulário rico e compreensivo em torno de cada um deles.

Audiência: O que devemos preparar para a próxima semana?

Clare: Bem, dedicamo-nos ao básico hoje, e gostaria muito que retivessem bem a ordem dos planetas, o tempo de suas órbitas e os símbolos planetários. Teste a você mesmo e escreva os símbolos dos planetas sempre que tiver um tempo. Essa é uma boa maneira de começar a estabelecer a sua própria e única relação com os planetas.

nach oben


The Book"Mapeando a Psique"

Publicada originalmente em 2005, pela CPA Press, BCM Box 1815, London WC1N 3XX, United Kingdom, www.cpalondon.com. Copyright (c) 2005 by Clare Martin.
Mais informação sobre o livro.
Publicidade
Por ser um dos maiores portais de astrologia, a WWW.ASTRO.COM dispõe de vários recursos gratuitos sobre o tema. Com interpretações astrológicas de alta qualidade feitas por alguns dos maiores astrólogos do mundo, como Liz Greene e Robert Hand entre outros, muitos horóscopos gratuitos e uma infinidade de informações sobre astrologia para iniciantes e profissionais, a www.astro.com é o endereço número um em astrologia online.
Homepage - Horóscopos Gratuitos - Astro Loja - Compreender a Astrologia - Ephemeris - Autors und Staff - Meu Astro - Consulta Directa ao Atlas - Sitemap - FAQ - Forum - Contato