•    
    Posições actuais dos planetas
    28-Jun-2017, 01:57 UT/GMT
    Sol634'57"23n16
    Lua043'23"11n40
    Mercúrio1421'59"24n23
    Vênus2228'34"15n46
    Marte1525'45"23n32
    Júpiter1343'12"4s12
    Saturno2335' 4"r21s57
    Urano280' 6"10n14
    Netuno1413'43"r7s03
    Plutão1825'21"r21s23
    Nodo Lun.true2515'14"13n06
    Quíron2851'38"3n08
    Explanations of the symbols
    Mapa do momento
| Meu Astro | Forum | FAQ
Menu

Perguntas frequentes

Mapas circulares > Mapas compostos

  1. O que é um mapa composto?

    O mapa composto é calculado como um "mapa médio" dos mapas astrais de ambos os parceiros. O Sol composto está exatamente a meio caminho dos dois Sóis natais, a Lua composta está exatamente a meio caminho das duas Luas natais etc. Assim, se o Sol de um dos parceiros estiver no início de Áries e o do outro, no início de Gêmeos, Sol composto estará no início de Touro. Isso resulta num mapa que parece o mapa natal comum de uma pessoa, mas contém informações sobre a natureza da parceria ou relacionamento.

    Você pode encontrar mais informações sobre a interpretação de mapas compostos na Astro Wiki.

  2. Qual a diferença entre os diferentes tipos de mapas compostos?

    Na "Seleção alargada de mapas", há dois tipos de mapas compostos que só diferem no modo como o sistema de casas é calculado:

    a) "Mapa composto, método do ponto médio"
    Com este método, as posições do Ascendente, do Meio do Céu e das cúspides de todas as casas são calculadas da mesma forma que as posições dos planetas. Isso significa que o Ascendente composto, por exemplo, está no ponto médio entre os dois Ascendentes dos parceiros.

    b) "Mapa composto, método do local de referência"
    Com este método, primeiro o MC composto é calculado como ponto médio entre os dois MCs natais. Depois, a partir desse MC (ou, melhor dizendo, a partir do correspondente tempo sideral natal, ou ARMC), o Ascendente e as cúspides das casas são calculados para a latitude geográfica do local de referência.
    (A obliquidade da eclíptica também é calculada usando-se o valor médio dos dados de nascimento.)

    Além desses dois tipos, a "Seleção alargada de mapas" inclui ainda o "Composto + natais, método do ponto médio" . Trata-se de um desenho que mostra o mapa composto (tipo a), bem como os dois mapas natais.

    Caso especial de Vênus e Mercúrio

    Quando se calcula um mapa composto, talvez Mercúrio e Vênus estejam quase em oposição ao Sol, numa posição que na verdade é impossível. Alguns astrólogos adicionam 180° nesses casos, para que o planeta se mantenha perto do Sol. Porém outros astrólogos não fazem isso. Portanto, é possível que Vênus esteja em oposição ao Sol quando se calcular um mapa composto com o método padrão da Astrodienst. Entretanto, se esse cálculo for feito com o método de Huber (também disponível na Astrodienst), Vênus estará em conjunção com o Sol.

    Você pode encontrar mais informações sobre a interpretação de mapas compostos na Astro Wiki.

  3. Há algum modo de adicionar um mapa composto a Meu Astro? Eu gostaria de usá-lo como um mapa "normal" para sinastria, Astromapas etc.

    Infelizmente, não há como fazer isso. Não se pode usar um mapa composto como um mapa "normal" porque ele não é. Ele não se refere a constelações planetárias reais; é apenas uma construção matemática. Por isso, não pode ser usado com muitas técnicas astrológicas, como progressões e retornos lunares ou solares.

    Porém, mais abaixo, na própria lista de tipos da página de seleção de mapas, há alguns mapas compostos que se baseiam nos mapas progredidos de ambos os parceiros:

    a) "Mapa composto progredido, método do ponto médio"
    b) "Mapa composto progredido, local de referência"
    Além disso, oferecemos um mapa "Composto progredido + natais progredidos, método do ponto médio".

    Os métodos de cálculo são exatamente os mesmos usados para os mapas compostos comuns; a diferença é que, em vez dos mapas natais, a base são os mapas progredidos dos parceiros.

  4. É possível que um mapa composto contradiga o mapa de sinastria?

    As perspectivas que essas técnicas representam são bem diferentes, e é claro que isso pode acarretar contradições.
    O mapa composto é um terceiro mapa, calculado com base em dois mapas natais individuais. Ele mostra a dinâmica de um relacionamento como uma (terceira) entidade independente. A sinastria compara dois mapas e mostra o que duas pessoas "deflagram" uma na outra.
    Se as pessoas são contraditórias em si mesmas, os relacionamentos também não estão livres de contradições.
    Você encontrará mais informações sobre sinastria e mapas compostos na Astro Loja ou neste artigo de Liz Greene sobre mapas compostos.

  5. O que são mapas compostos multipessoais (multicompostos) e como são calculados?

    O mapa multicomposto é calculado como "mapa médio" para mais de duas pessoas. A Astrodienst permite a geração de mapas multicompostos com dados de nascimento de até 20 pessoas.

    Mais uma vez, há várias técnicas:
    a) "Multicomposto, local de referência"
    b) "Multicomposto, método do ponto médio"
    c) "Multicomposto, método do centro de gravidade c/ local de ref."
    d) "Multicomposto, método do centro de gravidade s/ local de ref."

    As técnicas a) e b) funcionam de modo semelhante ao dos mapas compostos comuns.
    Resta-nos explicar o que distingue as técnicas a) e b) das técnicas c) e d).
    Com a) e b), encontra-se um "ponto de equilíbrio" entre os planetas natais das pessoas envolvidas, um valor médio de todas as posições natais.
    Já com c) e d), calcula-se o "centro de gravidade" para o qual todos os planetas natais são atraídos.
    (Para especialistas técnicos: com a) e b), define-se o ponto composto para manter o desvio padrão dos planetas natais em seu nível mínimo; com c) e d), o ponto composto resulta do acréscimo dos vetores posicionais dos planetas natais.)

    Você encontra explicações técnicas mais detalhadas sobre mapas multicompostos no artigo Mapas compostos multipessoais.

    Você pode encontrar mais informações sobre a interpretação de mapas compostos na Astro Wiki.

Por ser um dos maiores portais de astrologia, a WWW.ASTRO.COM dispõe de vários recursos gratuitos sobre o tema. Com interpretações astrológicas de alta qualidade feitas por alguns dos maiores astrólogos do mundo, como Liz Greene e Robert Hand entre outros, muitos horóscopos gratuitos e uma infinidade de informações sobre astrologia para iniciantes e profissionais, a www.astro.com é o endereço número um em astrologia online.
Homepage - Horóscopos Gratuitos - Astro Loja - Compreender a Astrologia - Ephemeris - Autors und Staff - Meu Astro - Consulta Directa ao Atlas - Sitemap - FAQ - Forum - Contato