•    
    Posições actuais dos planetas
    25-Fev-2018, 06:08 UT/GMT
    Sol634'57"9s06
    Lua148'58"19n50
    Mercúrio1310' 8"7s52
    Vênus1752' 1"6s06
    Marte181'38"22s33
    Júpiter230' 2"17s23
    Saturno71'57"22s22
    Urano2545'32"9n27
    Netuno1339'19"7s16
    Plutão2031'36"21s30
    Nodo Lun.true1448'58"16n23
    Quíron271'36"1n59
    Explanations of the symbols
    Mapa do momento
| Meu Astro | Forum | FAQ

Astrologia Psicológica: Simbolismo, Potência e Liberdade

por Cláudia Rabelo

DandelionOnde está a liberdade genuína? Ela parece estar no espaço entre determinismo e livre arbítrio – a potência da criação, onde penso ser o lugar da astrologia contemporânea. Potência no sentido filosófico de Spinoza e Nietzsche, que difere de poder.

Podemos praticar hoje, uma astrologia voltada para a potência do símbolo. A astrologia simbólica, em contraponto com aquela que é apenas determinista, parece estar mais adequada ao nosso tempo. A análise mais ampla é condizente com uma astrologia que considera a abertura para o simbólico, para a potência e para a liberdade que ela manifesta.

Até a morte que é o mais certo dos destinos pode ser relativizada em um contexto simbólico: a morte de um amor, de uma amizade, de um projeto ou de uma fase de vida.

Astrologia e Previsão

Aceitar o destino como um potencial desafio criativo parece um lúcido exercício cooperativo com nossas aparentes tragédias pessoais. Quanto mais tentamos ser poderosos em relação ao destino mais frágeis ficamos.

É muito aflitivo para nós perceber que o planejamento é apenas uma ilusão, especulação e aposta num futuro que é um tempo que não existe. Então as questões na astrologia que envolve previsão e destino, são parte da nossa angústia e necessidade de controle frente o desconhecido. O controle é poder não é potência.

Na astrologia do poder e controle, é possível cair na armadilha de tentar provar que astrologia “dá certo”, que é ciência ou não precisa ser científica, os astrólogos se sentem desafiados e estimulamos pela sociedade moderna como na antiguidade a oferecer respostas objetivas e previsões precisas, quer sejam favoráveis, alarmantes ou não.

Quando tentamos submeter a astrologia com fatalismos, praticamos a astrologia do poder. A astrologia potente seria manifesta no simbolismo e nos desafios de recriar a realidade.                                       

A Potência dos Arquétipos e seus Desafios em cada Signo     

A lógica do poder ou da potência pode ser aplicada na leitura dos símbolos astrológicos. Podemos observar a potência da Lua em seus aspectos natais, por exemplo: transformar o afeto perturbador em força de ação. Como seria isso na prática? Entrar em contato com a potência do feminino em si mesmo, com o acolhimento, a receptividade, a maternidade, que são possibilidades de manifestar uma ação criativa a partir da experiência do arquétipo materno.

Sunrise - potênciaUma mulher com uma lua no seu mapa natal desafiada (em quadratura) por marte ou plutão, por exemplo, pode usar o poder rivalizando com outras mulheres, tentando controlar os homens, sendo reativa no lidar com os desafios da vida ou pode entrar em contato com a potência de suas fortes emoções e fazer um trabalho interno transformador consigo mesma e com os outros.

Vejo exemplo dessa configuração de lua no mapa de cirurgiãs, arquitetas, psicólogas e terapeutas em geral, mas o interessante é analisar o processo individual, existe uma potência de reforma íntima nessa lua.

A astrologia tem o mérito de apontar o símbolo para facilitar o trabalho de conscientização em um aspecto construtivo em relação a si mesmo e aos outros; Marte (Deus da Guerra) pode apontar para uma ação assertiva e consciente que está para além da violência e rivalidade e Plutão (Deus do submundo) pode apontar para o desapego e transformação nos ritos de passagem e não necessariamente para a destruição e poder.

Cada arquétipo (planeta) é uma potência que representa um signo (modo de expressão), assim como o exemplo do acolhimento da Lua (Câncer), os outros planetas em sua potência arquetípica apresentam desafios: de autoexpressão do Sol (Leão), de mudança em Urano (Aquário), do desapego em Plutão (Escorpião), de realização em Saturno (Capricórnio), de Expansão em júpiter (Sagitário), de inspiração em Netuno (Peixes), de ação em Marte (Áries), de harmonia em Vênus (Libra e Touro), e de comunicação em Mercúrio (Gêmeos e Virgem), eles apontam para um destino que pode ser construído, que quanto mais potente, mais criativo.

Existe um modo de abordar o mapa natal baseado na lógica da astrologia da potência que está em outra ordem de importância comparada à lógica do controle da astrologia preditiva; não é o que nos acontece, mas o que fazemos daquilo que nos acontece que traz o maior desafio.

Imagens:
CC0 Creative Commons license, via pixabay.com


Publicidade
Posições actuais dos planetas
25-Fev-2018, 06:08 UT/GMT
Sol634'57"9s06
Lua148'58"19n50
Mercúrio1310' 8"7s52
Vênus1752' 1"6s06
Marte181'38"22s33
Júpiter230' 2"17s23
Saturno71'57"22s22
Urano2545'32"9n27
Netuno1339'19"7s16
Plutão2031'36"21s30
Nodo Lun.true1448'58"16n23
Quíron271'36"1n59
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Por ser um dos maiores portais de astrologia, a WWW.ASTRO.COM dispõe de vários recursos gratuitos sobre o tema. Com interpretações astrológicas de alta qualidade feitas por alguns dos maiores astrólogos do mundo, como Liz Greene e Robert Hand entre outros, muitos horóscopos gratuitos e uma infinidade de informações sobre astrologia para iniciantes e profissionais, a www.astro.com é o endereço número um em astrologia online.
Homepage - Horóscopos Gratuitos - Astro Loja - Compreender a Astrologia - Ephemeris - Autors und Staff - Meu Astro - Consulta Directa ao Atlas - Sitemap - FAQ - Forum - Contato