Como encontrar a sua vocação
no horóscopo

por Beatrix Braukmüller


Do emprego certo à sua verdadeira vocação

Como é que podemos encontrar uma profissão que se ajuste realmente às nossas necessidades? Como é que podemos descobrir a nossa verdadeira vocação? Nem sempre é fácil encontrar o emprego certo porque em muitos casos as circunstâncias confrontam-nos com dificuldades que influenciam a nossa escolha. Estas podem dever-se à situação económica, mas também às nossas próprias inseguranças no que concerna as nossas aspirações, as nossas capacidades e o nosso verdadeiro potencial. As pessoas tendem a tomar o emprego como uma forma de ganhar a vida. Podem por isso vir a escolher uma "carreira com futuro" por razões puramente materialistas.

Encomende (em Alemão) a partir de
www.astronova.de
Mas como podemos determinar que carreira corresponde à nossa real vocação e ao nosso potencial, e onde devemos estar dispostos a fazer compromissos?
A verdadeira vocação está sempre ligada ao impulso de concretizar o nosso próprio potencial e com os nossos objectivos de vida, aqueles que (deveriam) transcender o nível material. A verdadeira vocação coincide com as nossas predisposições e com os nossos talentos. Deste modo, a vocação exige mais do que um diploma ou um curso. Tem que exprimir as capacidades particulares que emergem das mais profundas necessidades da nossa alma.

Como podemos distinguir emprego e vocação analisando um mapa natal?
Um horóscopo aponta geralmente para diferentes aptidões e capacidades que predispõem uma pessoa para mais do que uma possível profissão.

Sete passos para encontrar a sua vocação no horóscopo

Ao procurar a vocação no horóscopo é necessário considerar todos os factores do mapa.

1º passo: Os hemisférios
  • Ênfase no hemisfério oriental (esquerda): tudo o que se refere aos aspectos ligados ao "meu" ou ao "eu" na vida
  • Ênfase no hemisfério ocidental (direito): tudo o que se refere aos aspectos ligados ao "tu" ou ao "outro" na vida
  • Ênfase no (acima) hemisfério diurno : "o que vem à luz"
  • Ênfase no (abaixo) hemisfério nocturno : "o que se encontra obscurecido"

2º passo: Distribuição dos planetas pelos elementos (triplicidades)

Os elementos dizem-nos algo sobre o temperamento da pessoa a que se refere o horóscopo.
  • Ênfase nos signos de Fogo : corresponde ao Tipo Intuitivo de C.G. Jung: - activo, impulsivo, entusiástico, interessado no significado das coisas.
  • Ênfase nos signos de Terra : corresponde ao Tipo Sensorial de C.G. Jung: - prático, interessado em realizar coisas, percepciona com os sentidos.
  • Ênfase nos signos de Ar : corresponde ao Tipo Racional-Pensador de C.G. Jung: - intelectual, comunicativo, fornece e precisa de estímulos mentais.
  • Ênfase nos signos de Água : corresponde ao Tipo Emotivo de C.G. Jung: - sensível, empático, solidário, profundo, a sua motivação principal são as emoções.
  • As polaridades : Há uma ênfase em elementos opostos? De que modo se opõem e de que modo se complementam?

3º passo: Distribuição dos planetas pelas qualidades ou modos (quadruplicidades)
  • Cardinal : Grande actividade e entusiasmo; Perigo de se extravasar; Tendência para posições de grande actividade e papeis de liderança.
  • Fixo : Resistência e estabilidade; Tendência a alguma preguiça, e para profissões estabelecidas e rotineiras.
  • Mutável : Grande flexibilidade e adaptabilidade; Dificuldade em tomar decisões. Tendência para profissões intelectuais que ofereçam variedade.

4º passo: Planetas nas casas regentes do "profissional" 2-6-10
  • Casa 2 : segurança material
  • Casa 6 : trabalho e saúde
  • Casa 10 (MC) : profissão/vocação, posição e reputação na sociedade

5º passo: O Ascendente (AC), o regente do Ascendente, e seus aspectos
  • Imagem pública.
  • Como é que a pessoa se apresenta perante os outros?
  • Que papeis desempenha esta pessoa?
  • Como reage ao ambiente em seu redor?
O regente do Ascendente evidencia a forma e as áreas da vida em que a pessoa se quer apresentar.


6º passo: Os planetas - seus significados nos signos, nas casas, e seus aspectos
  • Sol : Qual é o tema central na vida?
  • Lua : De que é que a pessoa precisa para se sentir completo e realizado?
  • Mercúrio : Qual é a sua atitude mental?
  • Vénus : Quais são as suas qualidades artísticas e sociais?
  • Marte : Em que áreas usa a sua energia? Onde se envolve e torna activo?
  • Júpiter : Em que áreas se pode expandir e desenvolver-se?
  • Saturno : Onde assume responsabilidades e cumpre deveres? Onde encontra obstáculos? Quais são os seus medos?
  • Urano : Onde demonstra uma necessidade para a variedade e a mudança? Onde melhor expressa as suas intuições, a sua originalidade, tomadas de consciência súbitas ou impaciência?
  • Neptuno : Em que áreas recorre à sua inspiração, instinto, sensibilidade e imaginação?
  • Plutão : Onde expressa ou se sente em controle, onde se sente poderoso/a ou impotente?

7º passo: O Eixo Nodal / Os Nodos Lunares

Os Nodos Lunares podem melhorar o conhecimento sobre o desenvolvimento de uma pessoa. Este eixo está relacionado com os desenvolvimentos pessoal e social. Desta forma, os aspectos feitos a este Eixo Nodal pode dar pistas interessantes sobre deste tema. Especialmente importantes são os planetas que estão em conjunção com o Nodo Norte ou o Nodo Sul.


Exemplo:
Andrea - uma empregada de escritório


A Andrea trabalha como empregada de escritório no departamento jurídico de uma grande empresa de viagens há mais de 10 anos. Mas agora sente a necessidade de uma mudança, mesmo até para um tipo completamente diferente de trabalho. Acha o seu trabalho "demasiado sério" e isso começa a aborrecê-la. A sua ocupação principal é tratar de papelada e escrever cartas.

Andrea's Horoscope

Passos 1 a 3:
A maioria dos planetas neste mapa estão acima da linha do horizonte (metade superior) e no lado direito. Muitos planetas estão em Aquário - um signo fixo de ar. Esta é uma pessoa aparentemente expansiva e sociável, que quer trabalhar com independência e que concretiza os seus objectivos (idealistas) com grande perseverança.

4º passo:
Das casas ligadas ao "profissional" - 2, 6, e 10 - somente a casa 10 contém planetas; Sol, Júpiter e Mercúrio estão em conjunção com o MC em Aquário, com Mercúrio também em conjunção na casa 9. Esta constelação indica que Andrea é fortemente atraída pelo público. É ambiciosa, e precisa de sentir a resposta das pessoas. Tornam-se óbvias a sua independência, uma grande necessidade de liberdade e variedade (Aquário) assim como um anseio por reconhecimento e uma posição respeitável e influente (Sol em conjunção ao MC). Andrea gosta de "marcar o passo".

A Andrea é sociável e tem gosto pela vida (Sol-Vénus). Além disso, tem uma atitude humanista expressa na sua Lua em Peixes. Sabe ser amigável, alegre e afável, naturalmente comunicadora e eloquente (Mercúrio-Vénus). É igualmente provável ter uma voz agradável, assim como ser artística e diplomática, o que poderá apontar para uma profissão nas Artes.

O seu optimismo e entusiasmo propiciam que Andrea obtenha o apoio de pessoas influentes (Sol-Júpiter) e alcance os seus objectivos sem dificuldade. Pode haver tendência para a indolência e a evasão (Sol, Mercúrio, Vénus e Júpiter em quadratura com Neptuno). Com Mercúrio na casa 9 em conjunção com Júpiter e o MC, é provável que Andrea seja perspicaz, e que também tenha mais objectivos no que concerna projectos educativos e humanitários, mas poderá ser propensa a "sonhar alto demais" e a alimentar expectativas exageradas.

Deve-se igualmente notar que a constelação em Aquário é conjunta ao Nodo Sul, em quadratura com Neptuno na casa 5 - a casa da criatividade. Sol em quadratura com Neptuno pode atribuir-lhe uma atitude idealista, mas igualmente uma tendência para a auto-ilusão. Andrea pode ter dificuldade em avaliar-se a si mesma de uma forma realista - o que é indicado igualmente pela conjunção do Sol, Mercúrio, Vénus e Júpiter. Com o Sol, Mercúrio e Júpiter em quadratura com Neptuno, Andrea é muito imaginativa. Pode ansiar livrar-se de cumprir os seus deveres diários. Esta tendência para a evasão é amplificada pela quadratura a Neptuno: o pensamento falacioso e uma falta de objectividade podem instalar-se. Andrea pode tornar-se involuntariamente alguém em quem é dificil confiar, ou cometer erros devido à sua distracção, por sonhar acordada, ou por falta de concentração.

Neptuno em quadratura com o MC/IC indica que lhe faltam claramente metas de vida, e que tende a sentir-se descontente com as suas condições de trabalho, sempre à espera de algo melhor, que acaba por nunca chegar. Andrea deve investir na sua educação e melhorar a sua posição profissional e social. Neptuno sextil a Plutão em Virgem na casa 4, apesar de ser um aspecto geracional, deve ser notado, porque Plutão governa a cúspide da casa 6 em Escorpião. A necessidade para se afirmar assertivamente, o anseio por poder, bem como fortes emoções inconscientes, são provavelmente elementos que desempenham funções no seu trabalho. Por outro lado, há a possibilidade de que Andrea tente escapar à vida profissional tendo crianças, através de um parceiro ou de uma doença (Neptuno na casa 5; se considerarmos as casas de Plácido, na 6). Isto resultaria na fuga às suas próprias tarefas, até porque alimenta desejos idealistas sobre o tipo de trabalho que prefere fazer.

A conjunção Marte-Saturno em Aquário e na casa 9 fornece a Andrea a capacidade de trabalhar arduamente e de alcançar muitos resultados. Mas visto que é uma conjunção sem aspectos adicionais, há o perigo que actividades nas áreas da educação, lei e turismo, se vejam fortemente confinadas (Marte=actividade; Saturno=constrição) de modo que Andrea não desenvolverá actividade nestas áreas. Marte-Saturno na casa 9, fornece-lhe um forte sentido de justiça. Consequentemente, é importante que ela desenvolva noções realistas a respeito da sua profissão, sem se deixar levar por expectativas exageradas (Sol, Mercúrio, MC, Júpiter, Vénus e Nódulo Sul em quadratura a Neptuno).

5º passo:
O Ascendente em Gémeos enfatiza o elemento Ar. Denota uma personalidade interessada em tudo o que é novo, uma mente aberta e curiosa, mas também alguém a quem pode faltar a resistência e perseverança para concretizar os seus objectivos.

A sua Lua na casa 10 em Peixes está em quadratura ao Eixo de AC/DC, porém, sem outros aspectos. Andrea pode frequentemente dar por si num conflito, visto que a sua Lua em Peixes a torna muito sensível, empática, e desejosa de ajudar os demais; Mas o Ascendente em Gémeos tende a relacionar-se com as coisas mais leve e superficialmente, de modo que o seu impulso humanitário se desvanece.

6º passo:
Pode ser omitido, visto que as constelações planetárias foram já analisadas no Passo 4, e o mapa não contem muitos aspectos.

7º passo:
Os Nodos Lunares são especialmente importantes neste mapa porque o Nodo Norte está em Leão na casa 4. Andrea é chamada a desenvolver uma personalidade competente e confiável dedicada à sua alma assim como à sua família. Para poder fazer isto, terá que libertar-se do Nodo Sul na casa 10 em Aquário conjunto a Sol, Vénus e Júpiter. O Eixo Nodal está exactamente em conjunção com MC/IC. Isto dificulta bastante para Andrea o desligar-se do seu passado e da sua família.

Qual é a vocação de Andrea, e como podem ela aproximar-se mais de a concretizar?

A vocação de Andrea está certamente na área da casa 10. Deve encontrar uma profissão que lhe permita defender valores humanitários, apoiar pessoas e promover o bem-comum. Esta profissão deve igualmente contemplar a compaixão e "vontade de ajudar” da sua Lua em Peixes. Com o MC em Aquário e muitos planetas neste signo, Andrea precisa uma profissão em que possa expressar este seu lado criativo e idealista. Deve desenvolver a sua identidade dentro de domínios maiores do que apenas o da família e da vida doméstica. Urano, regente do Meio-Céu, está em Leão na casa 4, sem aspectos. Isto significa que não deve tentar substituir a sua profissão por uma família, porque ficaria sempre a tentar libertar-se. É a tarefa de Andrea desenvolver uma personalidade auto-confiante, tornar-se psicologicamente independente e conseguir desempenhar competentemente o seu papel social. Poderá vir a descobrir na astrologia um apoio muito útil.

Andrea deve aprender a superar as limitações que encontrará no seu trajecto de auto-realização, usando a razão e a compreensão (Sol, Nódulo Lunar). Deverá igualmente perceber até que ponto os seus problemas relacionados ao desenvolvimento pessoal e à sua busca de significado podem ser consequência de uma gestão ineficiente do tempo, ou a expectativas exageradas. Objetivos profissionais podem vir a opôr-se a valores éticos (Júpiter, Nodo Lunar). Andrea poderia escolher a recepção de uma empresa ou escritório como um lugar de trabalho onde estar em contacto próximo com o público. Adicionalmente, poderia trabalhar num serviço de informações ou num centro de informações, ou qualquer cargo público que lhe permita empregar as suas habilidades organizativas, trabalhar com um computador, e encontrar pessoas.

O seu trabalho no departamento jurídico de uma empresa de viagens não preenche o seu potencial pois ela precisa absolutamente de estar em contacto com pessoas. Um trabalho de bastidores não é para ela. E visto que Andrea não tem perspectivas de assumir uma posição mais proeminente nesta empresa, faz sentido que procure alternativas.

Urano transitou em Aquário e causou a conjunção de Marte com Saturno em 1997. De 1998 a 2000, Urano transitou por Mercúrio, o MC e os planetas na casa 10. Tudo indicava uma mudança repentina que exigisse flexibilidade e respostas rápidas. É provável que se tenha visto confrontada intensamente por este tema, quando Urano alcançou a oposição ao Urano natal - se não antes.

Os trânsitos de Urano rtazem consigo o perigo de acções repentinas e de decisões irreflectidas. Não obstante, além da reorientação profissional, estes trânsitos marcam igualmente a necessidade de uma reorientação psicológica. Sob estas circunstâncias, a melhor aposta para Andrea é evitar ficar presa no pensamento ilusório propiciado por Neptuno, e em lugar disso passar à acção o mais cedo possível.

Excerto de
Beatrix Braukmüller:
Berufsanalyse mit dem Horoskop.
Vom richtigen Beruf zur wahren Berufung.

Chiron Verlag, Tübingen, 2000.
(versão ligeiramente adaptada e sintetizada)

Pode encomendar este livro (em alemão) a partir de
www.astronova.de

Traduzido por Joana Bértholo

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
22-Set-2014, 17:31 UT/GMT
Sol29Virgem38' 3"
Lua12Virgem42'58"
Mercúrio25Libra52'43"
Vênus21Virgem6'23"
Marte5Sagitário57'23"
Júpiter14Leão26'40"
Saturno19Escorpião44'12"
Urano15Áries7' 2"r
Netuno5Peixes32'49"r
Plutão10Capricórni59'46"r
Nodo Lun.true19Libra17'29"r
Quíron14Peixes43' 0"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading