Como encontrar a sua vocação
no horóscopo

por Beatrix Braukmüller


Do emprego certo à sua verdadeira vocação

Como é que podemos encontrar uma profissão que se ajuste realmente às nossas necessidades? Como é que podemos descobrir a nossa verdadeira vocação? Nem sempre é fácil encontrar o emprego certo porque em muitos casos as circunstâncias confrontam-nos com dificuldades que influenciam a nossa escolha. Estas podem dever-se à situação económica, mas também às nossas próprias inseguranças no que concerna as nossas aspirações, as nossas capacidades e o nosso verdadeiro potencial. As pessoas tendem a tomar o emprego como uma forma de ganhar a vida. Podem por isso vir a escolher uma "carreira com futuro" por razões puramente materialistas.

Encomende (em Alemão) a partir de
www.astronova.de
Mas como podemos determinar que carreira corresponde à nossa real vocação e ao nosso potencial, e onde devemos estar dispostos a fazer compromissos?
A verdadeira vocação está sempre ligada ao impulso de concretizar o nosso próprio potencial e com os nossos objectivos de vida, aqueles que (deveriam) transcender o nível material. A verdadeira vocação coincide com as nossas predisposições e com os nossos talentos. Deste modo, a vocação exige mais do que um diploma ou um curso. Tem que exprimir as capacidades particulares que emergem das mais profundas necessidades da nossa alma.

Como podemos distinguir emprego e vocação analisando um mapa natal?
Um horóscopo aponta geralmente para diferentes aptidões e capacidades que predispõem uma pessoa para mais do que uma possível profissão.

Sete passos para encontrar a sua vocação no horóscopo

Ao procurar a vocação no horóscopo é necessário considerar todos os factores do mapa.

1º passo: Os hemisférios
  • Ênfase no hemisfério oriental (esquerda): tudo o que se refere aos aspectos ligados ao "meu" ou ao "eu" na vida
  • Ênfase no hemisfério ocidental (direito): tudo o que se refere aos aspectos ligados ao "tu" ou ao "outro" na vida
  • Ênfase no (acima) hemisfério diurno : "o que vem à luz"
  • Ênfase no (abaixo) hemisfério nocturno : "o que se encontra obscurecido"

2º passo: Distribuição dos planetas pelos elementos (triplicidades)

Os elementos dizem-nos algo sobre o temperamento da pessoa a que se refere o horóscopo.
  • Ênfase nos signos de Fogo : corresponde ao Tipo Intuitivo de C.G. Jung: - activo, impulsivo, entusiástico, interessado no significado das coisas.
  • Ênfase nos signos de Terra : corresponde ao Tipo Sensorial de C.G. Jung: - prático, interessado em realizar coisas, percepciona com os sentidos.
  • Ênfase nos signos de Ar : corresponde ao Tipo Racional-Pensador de C.G. Jung: - intelectual, comunicativo, fornece e precisa de estímulos mentais.
  • Ênfase nos signos de Água : corresponde ao Tipo Emotivo de C.G. Jung: - sensível, empático, solidário, profundo, a sua motivação principal são as emoções.
  • As polaridades : Há uma ênfase em elementos opostos? De que modo se opõem e de que modo se complementam?

3º passo: Distribuição dos planetas pelas qualidades ou modos (quadruplicidades)
  • Cardinal : Grande actividade e entusiasmo; Perigo de se extravasar; Tendência para posições de grande actividade e papeis de liderança.
  • Fixo : Resistência e estabilidade; Tendência a alguma preguiça, e para profissões estabelecidas e rotineiras.
  • Mutável : Grande flexibilidade e adaptabilidade; Dificuldade em tomar decisões. Tendência para profissões intelectuais que ofereçam variedade.

4º passo: Planetas nas casas regentes do "profissional" 2-6-10
  • Casa 2 : segurança material
  • Casa 6 : trabalho e saúde
  • Casa 10 (MC) : profissão/vocação, posição e reputação na sociedade

5º passo: O Ascendente (AC), o regente do Ascendente, e seus aspectos
  • Imagem pública.
  • Como é que a pessoa se apresenta perante os outros?
  • Que papeis desempenha esta pessoa?
  • Como reage ao ambiente em seu redor?
O regente do Ascendente evidencia a forma e as áreas da vida em que a pessoa se quer apresentar.


6º passo: Os planetas - seus significados nos signos, nas casas, e seus aspectos
  • Sol : Qual é o tema central na vida?
  • Lua : De que é que a pessoa precisa para se sentir completo e realizado?
  • Mercúrio : Qual é a sua atitude mental?
  • Vénus : Quais são as suas qualidades artísticas e sociais?
  • Marte : Em que áreas usa a sua energia? Onde se envolve e torna activo?
  • Júpiter : Em que áreas se pode expandir e desenvolver-se?
  • Saturno : Onde assume responsabilidades e cumpre deveres? Onde encontra obstáculos? Quais são os seus medos?
  • Urano : Onde demonstra uma necessidade para a variedade e a mudança? Onde melhor expressa as suas intuições, a sua originalidade, tomadas de consciência súbitas ou impaciência?
  • Neptuno : Em que áreas recorre à sua inspiração, instinto, sensibilidade e imaginação?
  • Plutão : Onde expressa ou se sente em controle, onde se sente poderoso/a ou impotente?

7º passo: O Eixo Nodal / Os Nodos Lunares

Os Nodos Lunares podem melhorar o conhecimento sobre o desenvolvimento de uma pessoa. Este eixo está relacionado com os desenvolvimentos pessoal e social. Desta forma, os aspectos feitos a este Eixo Nodal pode dar pistas interessantes sobre deste tema. Especialmente importantes são os planetas que estão em conjunção com o Nodo Norte ou o Nodo Sul.


Exemplo:
Andrea - uma empregada de escritório


A Andrea trabalha como empregada de escritório no departamento jurídico de uma grande empresa de viagens há mais de 10 anos. Mas agora sente a necessidade de uma mudança, mesmo até para um tipo completamente diferente de trabalho. Acha o seu trabalho "demasiado sério" e isso começa a aborrecê-la. A sua ocupação principal é tratar de papelada e escrever cartas.

Andrea's Horoscope

Passos 1 a 3:
A maioria dos planetas neste mapa estão acima da linha do horizonte (metade superior) e no lado direito. Muitos planetas estão em Aquário - um signo fixo de ar. Esta é uma pessoa aparentemente expansiva e sociável, que quer trabalhar com independência e que concretiza os seus objectivos (idealistas) com grande perseverança.

4º passo:
Das casas ligadas ao "profissional" - 2, 6, e 10 - somente a casa 10 contém planetas; Sol, Júpiter e Mercúrio estão em conjunção com o MC em Aquário, com Mercúrio também em conjunção na casa 9. Esta constelação indica que Andrea é fortemente atraída pelo público. É ambiciosa, e precisa de sentir a resposta das pessoas. Tornam-se óbvias a sua independência, uma grande necessidade de liberdade e variedade (Aquário) assim como um anseio por reconhecimento e uma posição respeitável e influente (Sol em conjunção ao MC). Andrea gosta de "marcar o passo".

A Andrea é sociável e tem gosto pela vida (Sol-Vénus). Além disso, tem uma atitude humanista expressa na sua Lua em Peixes. Sabe ser amigável, alegre e afável, naturalmente comunicadora e eloquente (Mercúrio-Vénus). É igualmente provável ter uma voz agradável, assim como ser artística e diplomática, o que poderá apontar para uma profissão nas Artes.

O seu optimismo e entusiasmo propiciam que Andrea obtenha o apoio de pessoas influentes (Sol-Júpiter) e alcance os seus objectivos sem dificuldade. Pode haver tendência para a indolência e a evasão (Sol, Mercúrio, Vénus e Júpiter em quadratura com Neptuno). Com Mercúrio na casa 9 em conjunção com Júpiter e o MC, é provável que Andrea seja perspicaz, e que também tenha mais objectivos no que concerna projectos educativos e humanitários, mas poderá ser propensa a "sonhar alto demais" e a alimentar expectativas exageradas.

Deve-se igualmente notar que a constelação em Aquário é conjunta ao Nodo Sul, em quadratura com Neptuno na casa 5 - a casa da criatividade. Sol em quadratura com Neptuno pode atribuir-lhe uma atitude idealista, mas igualmente uma tendência para a auto-ilusão. Andrea pode ter dificuldade em avaliar-se a si mesma de uma forma realista - o que é indicado igualmente pela conjunção do Sol, Mercúrio, Vénus e Júpiter. Com o Sol, Mercúrio e Júpiter em quadratura com Neptuno, Andrea é muito imaginativa. Pode ansiar livrar-se de cumprir os seus deveres diários. Esta tendência para a evasão é amplificada pela quadratura a Neptuno: o pensamento falacioso e uma falta de objectividade podem instalar-se. Andrea pode tornar-se involuntariamente alguém em quem é dificil confiar, ou cometer erros devido à sua distracção, por sonhar acordada, ou por falta de concentração.

Neptuno em quadratura com o MC/IC indica que lhe faltam claramente metas de vida, e que tende a sentir-se descontente com as suas condições de trabalho, sempre à espera de algo melhor, que acaba por nunca chegar. Andrea deve investir na sua educação e melhorar a sua posição profissional e social. Neptuno sextil a Plutão em Virgem na casa 4, apesar de ser um aspecto geracional, deve ser notado, porque Plutão governa a cúspide da casa 6 em Escorpião. A necessidade para se afirmar assertivamente, o anseio por poder, bem como fortes emoções inconscientes, são provavelmente elementos que desempenham funções no seu trabalho. Por outro lado, há a possibilidade de que Andrea tente escapar à vida profissional tendo crianças, através de um parceiro ou de uma doença (Neptuno na casa 5; se considerarmos as casas de Plácido, na 6). Isto resultaria na fuga às suas próprias tarefas, até porque alimenta desejos idealistas sobre o tipo de trabalho que prefere fazer.

A conjunção Marte-Saturno em Aquário e na casa 9 fornece a Andrea a capacidade de trabalhar arduamente e de alcançar muitos resultados. Mas visto que é uma conjunção sem aspectos adicionais, há o perigo que actividades nas áreas da educação, lei e turismo, se vejam fortemente confinadas (Marte=actividade; Saturno=constrição) de modo que Andrea não desenvolverá actividade nestas áreas. Marte-Saturno na casa 9, fornece-lhe um forte sentido de justiça. Consequentemente, é importante que ela desenvolva noções realistas a respeito da sua profissão, sem se deixar levar por expectativas exageradas (Sol, Mercúrio, MC, Júpiter, Vénus e Nódulo Sul em quadratura a Neptuno).

5º passo:
O Ascendente em Gémeos enfatiza o elemento Ar. Denota uma personalidade interessada em tudo o que é novo, uma mente aberta e curiosa, mas também alguém a quem pode faltar a resistência e perseverança para concretizar os seus objectivos.

A sua Lua na casa 10 em Peixes está em quadratura ao Eixo de AC/DC, porém, sem outros aspectos. Andrea pode frequentemente dar por si num conflito, visto que a sua Lua em Peixes a torna muito sensível, empática, e desejosa de ajudar os demais; Mas o Ascendente em Gémeos tende a relacionar-se com as coisas mais leve e superficialmente, de modo que o seu impulso humanitário se desvanece.

6º passo:
Pode ser omitido, visto que as constelações planetárias foram já analisadas no Passo 4, e o mapa não contem muitos aspectos.

7º passo:
Os Nodos Lunares são especialmente importantes neste mapa porque o Nodo Norte está em Leão na casa 4. Andrea é chamada a desenvolver uma personalidade competente e confiável dedicada à sua alma assim como à sua família. Para poder fazer isto, terá que libertar-se do Nodo Sul na casa 10 em Aquário conjunto a Sol, Vénus e Júpiter. O Eixo Nodal está exactamente em conjunção com MC/IC. Isto dificulta bastante para Andrea o desligar-se do seu passado e da sua família.

Qual é a vocação de Andrea, e como podem ela aproximar-se mais de a concretizar?

A vocação de Andrea está certamente na área da casa 10. Deve encontrar uma profissão que lhe permita defender valores humanitários, apoiar pessoas e promover o bem-comum. Esta profissão deve igualmente contemplar a compaixão e "vontade de ajudar” da sua Lua em Peixes. Com o MC em Aquário e muitos planetas neste signo, Andrea precisa uma profissão em que possa expressar este seu lado criativo e idealista. Deve desenvolver a sua identidade dentro de domínios maiores do que apenas o da família e da vida doméstica. Urano, regente do Meio-Céu, está em Leão na casa 4, sem aspectos. Isto significa que não deve tentar substituir a sua profissão por uma família, porque ficaria sempre a tentar libertar-se. É a tarefa de Andrea desenvolver uma personalidade auto-confiante, tornar-se psicologicamente independente e conseguir desempenhar competentemente o seu papel social. Poderá vir a descobrir na astrologia um apoio muito útil.

Andrea deve aprender a superar as limitações que encontrará no seu trajecto de auto-realização, usando a razão e a compreensão (Sol, Nódulo Lunar). Deverá igualmente perceber até que ponto os seus problemas relacionados ao desenvolvimento pessoal e à sua busca de significado podem ser consequência de uma gestão ineficiente do tempo, ou a expectativas exageradas. Objetivos profissionais podem vir a opôr-se a valores éticos (Júpiter, Nodo Lunar). Andrea poderia escolher a recepção de uma empresa ou escritório como um lugar de trabalho onde estar em contacto próximo com o público. Adicionalmente, poderia trabalhar num serviço de informações ou num centro de informações, ou qualquer cargo público que lhe permita empregar as suas habilidades organizativas, trabalhar com um computador, e encontrar pessoas.

O seu trabalho no departamento jurídico de uma empresa de viagens não preenche o seu potencial pois ela precisa absolutamente de estar em contacto com pessoas. Um trabalho de bastidores não é para ela. E visto que Andrea não tem perspectivas de assumir uma posição mais proeminente nesta empresa, faz sentido que procure alternativas.

Urano transitou em Aquário e causou a conjunção de Marte com Saturno em 1997. De 1998 a 2000, Urano transitou por Mercúrio, o MC e os planetas na casa 10. Tudo indicava uma mudança repentina que exigisse flexibilidade e respostas rápidas. É provável que se tenha visto confrontada intensamente por este tema, quando Urano alcançou a oposição ao Urano natal - se não antes.

Os trânsitos de Urano rtazem consigo o perigo de acções repentinas e de decisões irreflectidas. Não obstante, além da reorientação profissional, estes trânsitos marcam igualmente a necessidade de uma reorientação psicológica. Sob estas circunstâncias, a melhor aposta para Andrea é evitar ficar presa no pensamento ilusório propiciado por Neptuno, e em lugar disso passar à acção o mais cedo possível.

Excerto de
Beatrix Braukmüller:
Berufsanalyse mit dem Horoskop.
Vom richtigen Beruf zur wahren Berufung.

Chiron Verlag, Tübingen, 2000.
(versão ligeiramente adaptada e sintetizada)

Pode encomendar este livro (em alemão) a partir de
www.astronova.de

Traduzido por Joana Bértholo

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
11-Jul-2014, 23:48 UT/GMT
Sol19Câncer35'23"
Lua12Capricórni43'28"
Mercúrio28Gêmeos54' 0"
Vênus22Gêmeos3'53"
Marte23Libra4' 5"
Júpiter29Câncer0'56"
Saturno16Escorpião42'27"r
Urano16Áries28' 1"
Netuno7Peixes19'41"r
Plutão12Capricórni6' 0"r
Nodo Lun.true24Libra21'26"r
Quíron17Peixes33' 4"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading