Outros Corpos Celestes

Introdução à Astrologia

Para além dos dez planetas "clássicos" cuja importância é reconhecida por todos os astrólogos, existem outros corpos celestes que não são todos considerados de igual importância por todos os astrólogos. Chiron tem sido largamente reconhecido. Alguns astrólogos observam os maiores asteróides, Ceres, Pallas, Juno e Vesta e incluem-nos nas suas interpretações. Para além disso, algumas escolas de astrologia trabalham com uma série de planetas apelidados de hipotéticos, os quais não podem ser relacionados com nenhum dos corpos celestes conhecidos.  

Movimento retrógrado 

Se olharmos "de cima" para o nosso sistema solar, todos os planetas giram em volta do sol na mesma direcção (movimento contrário aos ponteiros do relógio). Contudo, como a astrologia vê os planetas como sendo vistos da terra, alguns dos planetas parecem por vezes mover-se ao contrário. Este seria o caso, quando os planetas exteriores, de movimento lento como o Saturno são ultrapassados pela terra. Quando os planetas estão em movimento retrógrado, em outras palavras - aparentemente retrógrado - a posição astrológica é marcada com um R.

Quer isto seja significativo ou não, o que é certo é que dá lugar a discussão. Contudo, pode ajudar-nos a decidir se um determinado aspecto está activo ou não. (ver também: Aspectos). O movimento dos planetas também pode ajudar-nos a tomar decisões relativamente a outras questões astrológicas. 

Outras partes e pontos 

Os astrólogos usam uma colorida colecção de "pontos". Estes derivam de pontos dentro do horóscopo e têm um significado simbólico, como por exemplo a "Roda da Fortuna" ou "Age Point". Presentemente há muito pouca concordância entre astrólogos relativamente à importância destes pontos, ou ao real significado dos mesmos.

Lilith e os Nodos da Lua são excepção: estes pontos são baseados em dados astronómicos e consequentemente têm maior aceitação nos círculos astrológicos. Os nodos da lua, os quais são sempre exactamente opostos, são aqueles pontos onde os caminhos da lua e da terra se cruzam. A maior parte dos astrólogos vêm estes pontos com significado kármico: o que ascende ou nodo norte diz-se representar nesta vida o chamamento para o desenvolvimento espiritual, enquanto o que descende ou nodo sul representa a experiência adquirida em vidas anteriores. Um outro ponto de vista vê o nodo norte como um ponto de encontro, significando laços pessoais importantes ou ligações, enquanto o nodo sul indica separação. O conhecido astrólogo Alemão Thomas Ring ensinou que o nodo norte mostra onde se torna acessível o conteúdo do subconsciente, enquanto o nodo sul mostra onde o conhecimento consciente pode regredir para as profundezas do inconsciente.

Traduzido por Margarida Pereira

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
29-Ago-2014, 10:44 UT/GMT
Sol6Virgem1'53"
Lua18Libra36'49"
Mercúrio24Virgem6'10"
Vênus21Leão1'56"
Marte19Escorpião57'11"
Júpiter9Leão37'44"
Saturno17Escorpião53'16"
Urano15Áries56'33"r
Netuno6Peixes11'22"r
Plutão11Capricórni8'36"r
Nodo Lun.true19Libra53'37"r
Quíron15Peixes50'35"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading