Mapas de persona
 

Múltiplas personalidades

Este artigo é um trecho adaptado e resumido do livro alemão "Die innere Tafelrunde" de autoria de Peter Orban e Ingrid Zinnel.
Traduzido Por Lilian C Moraes.

Danny é um menino de 7 anos de idade, chorão e birrento, que sempre se mete em encrenca e não é muito popular entre as pessoas.
Rosalind tem 31 anos e é gentil, melancólica e dona de um charme que derrete o coração da maioria das pessoas.
Jennifer não se lembra de quantos parceiros sexuais já teve em seus 22 anos de vida. Ela sofre de um retardamento mental e só tem uma coisa em mente: uma transa rápida com um desconhecido. Após a relação sexual, a mente dela se esvazia.
Embora tenha apenas 34 anos, John é um dos advogados mais bem sucedidos da cidade. Sua lógica jurídica é irresistível, seus adversários temem seus discursos poderosos ao júri.
O Estripador, é um homem quase cego, que não envelhece, ele é bárbaro, brutal e malvado ao extremo. Ele perambula pela noite, cheio de ódio, carregando navalhas com pontas reluzentes.

Todos eles, a criança terrível, a mulher encantadora, a ninfomaníaca, o advogado bem sucedido, o vilão cruel e muitos outros personagens de descrições diferentes, estão contidos num só corpo. Esse corpo pertence a uma advogada, chamada Marianna Lipton, 1,68m de altura e 46 anos de idade. Além do fato de ter sofrido uma angústia psicológica insuportável, ocasionalmente, essas eram - até poucos anos atrás - as únicas coisas que ela sabia sobre si, com certeza.

Marianna e os 18 terapeutas que a têm tratadotaram desde seus 19 anos não conseguiram encontrar uma explicação sobre as forças que parecem desintegrá-la - até que o psiquiatra Frank Putnam a diagnosticou como portadora de uma doença que pertence à mais misteriosa síndrome neuro-psicótica: o Distúrbio de Múltipla Personalidade. É assim que os especialistas chamam esse tipo de distúrbio de personalidade que é de difícil diagnóstico e ainda mais difícil de ser curado.

O ego de um paciente com o Distúrbio de Múltipla Personalidade se divide em inúmeras personalidades, completamente distintas, que estão em constante intercâmbio e que determinam a psique e as ações do paciente. É como um psico-drama que se torna real, variado, com múltiplas camadas, nas quais o "múltiplo" abraça todos os papéis. (Der Spiegel, ano 43, 1989. Vol.37, p.220)

O que os psiquiatras modernos descrevem como DMP é - e esta é a nossa alegação - não um caso especial no desenvolvimento da psique humana, mas simplesmente uma visão exteriormente perceptível do que acontece dentrode cada um de nós. Cada um de nós tem essas múltiplas personalidades dentro de si, mas elas não estão em guerra umas contra as outras de um modo tão excessivo e obsessivo com em um paciente com DMP. Elas influenciam a maioria das pessoas e suas vidas cotidianas de um modo discreto e imperceptível.

Você pode achar espantosa a idéia de que todo indivíduo contém diversas personalidades diferentes, principalmente, se você se acostumou com o pensamento de que o objetivo do ser humano é atingir a unidade. Nós também acreditamos na unidade. No entanto: o ser humano, como ele existe atualmente, não é só esquizofrênico, mas polifrênico, e ele dificilmente terá sucesso na busca pela unidade, se não estiver preparado para olhar o seu self fragmentado antes. Por isso, nossa teoria não lida apenas com uma pessoa visível, mas com a pessoa invisível ou com a alma ou psique do ser humano que é múltipla e multiforme. Nós queremos seguir os passos da multiformidade.

 

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
13-Jul-2014, 20:57 UT/GMT
Sol21Câncer22'59"
Lua11Aquário19' 2"
Mercúrio0Câncer39'59"
Vênus24Gêmeos19'30"
Marte23Libra56'21"
Júpiter29Câncer25'54"
Saturno16Escorpião41' 0"r
Urano16Áries28'52"
Netuno7Peixes17'50"r
Plutão12Capricórni3'13"r
Nodo Lun.true24Libra1'31"r
Quíron17Peixes30'50"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading