Mapas de persona
 
A aparência das personalidades interiores

Níveis de consciência

Nossas personas interiores aparecem em níveis diferentes de consciência. Por isso, eles possuem maneiras diferentes de surgir em nossa vida. Nós podemos visualizar este fato com a ajuda de um horóscopo tridimensional ou palco ao vivo. O nível no centro mostra essas personas das quais temos consciência, os níveis superior e inferior mostram partes inconscientes de nossa personalidade. O nível inconsciente não precisa ser limitado a dois e claro que podem existir graus diferentes de (in) consciência.

Do ponto de vista psicológico, faz sentido distinguir quatro níveis de consciência nos quais as personalidades interiores podem surgir em nossa vida:

1. Personalidades com as quais nos identificamos
Existe um consenso entre elas e nosso self consciente. Elas são dotadas de energias e participam de meu encontro consciente com o mundo. Isso significa que elas são honradas, educadas e enciadas ao mundo como representantes de minha vontade e auto-imagem. Elas são o que chamamos de "embaixadoras" em linguagem diplomática. Um país envia um representante a outro país para ser representado lá com dignidade. A tarefa do embaixador é causar esta impressão.

2. Personalidades com as quais nós não nos identificamos, mas cuja aparência e estilo nós conhecemos
Elas não recebem energias de identificação de mim, elas não são embaixadoras, porque eu as trato como "persona non grata". Elas não são participantes bem-vindas no drama da minha vida. Eu sei que elas existem, e eu até sei que elas tem razão no que dizem. Eu também sei que elas têm direito de participar da minha peça, mas sempre que elas aparecem no palco, eu tento me livrar delas o mais rápido possível. Elas falharam como representantes do meu país e eu me recuso a dar a elas a energia necessária para permitir que elas realizem suas intenções (elas aparecem, com freqüência, como "voz de repreensão ou reprovação").

3. Personalidades que eu não conheço, e cuja verdadeira missão é secreta, ou seja, é inconsciente
Elas nunca me confrontam abertamente com suas verdadeiras visões e atitudes, mas trabalham silenciosa e imperceptivelmente na direção de seus próprios objetivos e interesses, e não são os interesses da pessoa consciente. Em nosso exemplo de linguagem diplomática, isso significa: elas são as agentes especiais do nosso serviço secreto pessoal, que trabalha dentro da nossa própria embaixada, mas para um ministro diferente, e o embaixador não tem conhecimento deles. Estas personalidades servem a mestres diferentes e é isso que me confunde profundamente. Como eu não tenho permissão para saber sobre sua missão secreta – e nem quero saber, pois eu não gosto do serviço secreto por razões de honra e clareza moral – há um conflito de interesses.

4. Personalidades que eu não conheço, cuja missão é tão secreta quanto à do terceiro tipo de personalidade, que não me confrontam diretamente, mas que estão trabalhando ativamente para a minha destruição e ruína.
Falando figurativamente, isso significa que elas são agentes de um serviço secreto estrangeiro dentro da minha embaixada. Elas parecem vir de um serviço secreto hostil e anotam informações contra mim, dentro de meus próprios domínios. Essas informações são destinadas a me levar à ruína física. Elas querem invadir o meu país.

As personalidades do quarto tipo podem ser consideradas o núcleo da síndrome do Distúrbio de Múltipla Personalidade, como é descrito pelos psiquiatras. Até agora, parece claro que os "múltiplos" estão sempre em grande perigo de auto-destruição por suicídio. E mais, o fenômeno do suicídio como um todo, parece ser iniciado por uma personalidade do quarto tipo. O motivo pelo qual elas raramente são bem sucedidas é que as personalidades do terceiro tipo tentam evitar a auto-destruição. Existe, como em toda boa história de espião, uma luta dentro da própria embaixada, entre os agentes do país residente contra os agentes do país estrangeiro. E geralmente, o embaixador está alheio à tudo isso.

A transferência de personalidades interiores para o exterior, por exemplo, para um psicoterapeuta, torna o problema da chamada "transferência" psicológica (e "transferência de contagem") plausível. Uma personalidade é realmente "conduzida" ("trans-ferida"). Mas esse mecanismo de "liberação" não funciona só com um terapeuta. Se uma personalidade (do terceiro ou quarto tipo) não tem permissão para vir à tona, é possível que ela se manifeste no mundo exterior, na projeção sobre as pessoas que me cercam. A consciência de que, o que me confronta no mundo exterior é parte do meu próprio self interior, ajuda a trazer essas personalidades interiores para a consciência e a dar a elas seu lugar adequado em minha vida.

 

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
20-Abr-2014, 16:31 UT/GMT
Sol0Touro30'44"
Lua8Capricórni50'49"
Mercúrio24Áries25'50"
Vênus16Peixes6'54"
Marte14Libra32' 3"r
Júpiter13Câncer32' 4"
Saturno21Escorpião28'34"r
Urano13Áries30'25"
Netuno6Peixes55'50"
Plutão13Capricórni34'20"r
Nodo Lun.true28Libra22'47"r
Quíron16Peixes9'57"
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading