Terra - Tipo Sensorial

O tipo sensorial de Jung representa um dos dois modos irracionais de percepção. "Irracional" não é aqui usado com sentido depreciativo – o que somos tentados a fazer nesta nossa era dirigida pelo pensamento objectivo. Significa simplesmente que esta função não julga as coisas. Este indivíduo chega a um entendimento por meio dos seus sentidos. Ele conta com aquilo que vê, ouve, toca, saboreia e cheira. Poderíamos chamá-lo o realista entre todos os tipos, o mais "terra-a-terra".

Em astrologia a função da sensação é representada pelos signos do elemento terra, Touro, Virgem e Capricórnio. Estes signos interessam-se pelo que é "real" ou concreto. Eles "agarram-se" às coisas, no verdadeiro sentido da palavra. A pessoa do elemento terra colhe os estímulos do seu meio-ambiente e categoriza-os. É prática e sóbria. O material e o físico são o seu domínio. É aqui que ele é forte e tem um bom sentido do que é praticável e apropriado.

Terra....O tipo terra pode confiar nos seus sentidos sem sequer se perguntar se "faz sentido". Ele é menos aberto à dimensão do significado do que o seu oposto, o tipo intuitivo. Um exemplo: os dois passeiam juntos pelo bosque. Enquanto a pessoa intuitiva aprecia o poder simbólico da mãe natureza, a pessoa do tipo terra medirá as árvores, considerando talvez o seu valor para construir mobília.

Uma pessoa que só consegue ver as coisas materiais perde facilmente a sua ligação com o todo. Se lhe perguntarem pelo significado da vida, talvez encolha os ombros. Rodeado de coisas, ele não pensa sobre o seu significado. Por esta razão, é fascinado – positiva ou negativamente – por pessoas do tipo intuitivo. Para que não desperdice o seu lado mental ou espiritual, necessita de expandir a sua visão da realidade adicionando a dimensão do significado.

 

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
21-Set-2014, 10:57 UT/GMT
Sol28Virgem23'18"
Lua27Leão33' 8"
Mercúrio24Libra39'26"
Vênus19Virgem31'19"
Marte5Sagitário5'10"
Júpiter14Leão12'28"
Saturno19Escorpião37'23"
Urano15Áries9'58"r
Netuno5Peixes34'42"r
Plutão10Capricórni59'48"r
Nodo Lun.true19Libra21'34"r
Quíron14Peixes46'27"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading