Princípios Junguianos

O psicólogo suíço e antigo discípulo de Freud, Carl Gustav Jung, interessava-se pelos ensinamentos da alquimia e da astrologia, especialmente nas últimas etapas da sua carreira. As revelações resultantes podem ser encontradas na sua Psicologia Analítica. Esta teoria vai muito mais além dos ensinamentos de Freud.

Freud defende que uma criança nasce como uma "tábua rasa" e que o seu carácter começa a formar-se a partir do nascimento. Jung, pelo contrário, afirma no seu livro Tipos Psicológicos: A disposição individual é já um factor na infância; é inata e não pode ser adquirida durante o curso da vida.

Horóscopo de C.G. Jung

Toda a teoria astrológica baseia-se neste princípio. Liz Greene, psicoterapeuta Junguiana e astróloga, acredita que a astrologia pode ajudar a descobrir a natureza dessa semente inata. A Astrologia fala-nos não só sobre o Eu que conhecemos mas também sobre aquele que não conhecemos, escreve Liz Greene em "Relacionamentos". O horóscopo, sendo um "mapa da psique", pode apontar para traços do carácter que ainda não se tenham tornado conscientes. Com a sua ajuda podemos conhecer-nos melhor e chegar a um maior entendimento da nossa verdadeira natureza. A Psicologia Analítica de Jung fala de algo muito semelhante: individualização e encontro com o verdadeiro Eu.

Alguns dos princípios Junguianos reflectidos na Astrologia serão descritos nas páginas seguintes. Observaremos os conceitos de "Sincronicidade", "Arquétipos" e de "Tipos Psicológicos".

 

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
14-Jul-2014, 18:06 UT/GMT
Sol22Câncer13'24"
Lua24Aquário38'52"
Mercúrio1Câncer35'24"
Vênus25Gêmeos23' 4"
Marte24Libra21'12"
Júpiter29Câncer37'37"
Saturno16Escorpião40'27"r
Urano16Áries29'12"
Netuno7Peixes16'56"r
Plutão12Capricórni1'55"r
Nodo Lun.true23Libra53'39"r
Quíron17Peixes29'43"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading