O valor da Astrologia

Primeiros passos em Astrologia, por Liz Greene

StonehengeHoje em dia, algumas pessoas acham que a Astrologia não passa de uma superstição, e que os antigos astrólogos viviam numa época primitiva e ignorante. Estas pessoas esquecem que os seus antepassados remotos foram suficientemente inteligentes para construir as pirâmides do Egipto, que se mantêm há mais de quarto mil anos, e também Stonehenge, que os arqueólogos acreditam agora ser um fantástico e preciso relógio baseado nos movimentos do Sol, da Lua e das estrelas.

Sir Isaac Newton, um dos maiores cientistas de sempre, não desdenhava da Astrologia. Ele próprio a praticava e, quando um dos seus amigos lhe perguntava por que acreditava em tal "disparate", respondia "Senhor, eu estudei o assunto. Você não!" Mais recentemente, o famoso psiquiatra suíço Carl Jung interessou-se bastante pela Astrologia e abordou o assunto nos seus livros. E alguns cientistas modernos de forma alguma riem-se da Astrologia. Têm utilizado métodos de pesquisa para tentar perceber por que razão as crenças da Astrologia parecem ser verdadeiras. E têm descoberto coisas entusiasmantes sobre os diferentes tipos de energia que cada planeta emite, e começam a compreender que a Lua realmente exerce uma poderosa influência sobre os seres vivos. Estas pesquisas podem um dia ajudar a explicar por que razão a Astrologia funciona.

Entretanto, cada vez mais pessoas começam a perceber que o conhecimento astrológico pode ser algo muito útil. Já dissemos aqui que este conhecimento pode ajudar-nos a compreender melhor a nós próprios e aos outros. Em países como a Índia, a Astrologia é usada há milhares de anos para ajudar as pessoas a escolher a pessoa certa para casar, e para seleccionar a melhor altura do ano para casar. Hoje em dia, os psicólogos podem estudar o horóscopo de um paciente para melhor compreender a personalidade daquela pessoa, e algumas empresas começam a utilizar a Astrologia para seleccionar as pessoas mais indicadas para cada tarefa, porque um horóscopo pode mostrar quais as maiores capacidades de cada pessoa.

!Uma coisa importante a reter no estudo da Astrologia é que nenhum signo do Zodíaco é melhor ou pior do que outro. É tão bom ser Leão como ser Escorpião, e as pessoas de Virgem têm tantas qualidades especiais como as de Capricórnio ou Gémeos. Cada signo indica dons ou capacidades especiais, embora não existam duas pessoas com qualidades e personalidades exactamente iguais, porque existe uma infinidade de outros aspectos a ter em conta em cada caso particular, como a posição da Lua e dos planetas.

Como podemos aprender mais sobre Astrologia? Algumas universidades americanas ensinam actualmente Astrologia, e um pouco por todo o mundo, é possível aceder a um curso por correspondência, quando não têm possibilidade de estar presentes nas aulas. Existem também muitos livros que podem ser lidos, sobre Astrologia. Alguns deles foram escritos por um autor francês, Michel Gauquelin, que apurou algumas estatísticas fascinantes com o objectivo de provar quão exacta a astrologia pode ser no que respeita à avaliação da personalidade e das capacidades das pessoas. Os livros de Michael Gauquelin, como tantos outros, permitiram a muitas pessoas lançar um novo e sério olhar sobre a Astrologia, e estão disponíveis em bibliotecas e livrarias. Dê-lhes uma olhadela! E não se preocupe se algumas pessoas disserem que a Astrologia é um disparate. Provavelmente não sabem nada sobre ela. No mundo actual, sabemos bastante sobre a construção de coisas como automóveis, frigoríficos e televisores, mas temos tendência a ignorar os grandes mistérios da vida e da morte. As pessoas estão a ganhar consciência disto, e a adquirir um novo interesse em muitos ensinamentos antigos, incluindo a Astrologia.

templeExiste ainda outra forma de encarar a Astrologia. Os antigos astrólogos acreditavam que todo o universo era um enorme ser vivo, a que chamavam Deus. Acreditavam que cada uma das partes deste universo estava interligada com as restantes, de maneira que, embora por vezes uma pessoa se sentisse sozinha, na realidade não estava. Era antes uma parte deste grande e único ser vivo, independentemente de se chamar Deus, Jesus, Alá, Krishna, Buda, Mitras, ou qualquer outro nome. Os antigos astrólogos acreditavam ainda que este Ser estava em constante evolução, tornando-se cada vez mais perfeito, e que cada ser vivo dentro do universo também evoluía e se aperfeiçoava. Acreditavam que em cada pessoa existe uma chama eterna de vida, que nunca morre, mesmo quando o corpo deixa de ter vida. Essa chama de vida continua a existir, e regressa em muitos corpos diferentes, vida após vida, tornando-se cada vez mais sábia, mais bela e mais perfeita.

Talvez a Astrologia tenha hoje em dia algo para nos oferecer, porque está mais ligada aos valores humanos do que qualquer outra ciência. Pode ajudar-nos a compreender que as nossas vidas têm um propósito. Pode ser que exista alguma verdade nas crenças ancestrais, e que nós e os planetas façamos todos parte de um cosmos unificado. Conhecer um pouco a Astrologia pode ajudar-nos a abrir os olhos para muitas coisas, e a mais importante de todas elas é quem realmente somos interiormente. E talvez seja esse o fulcro central da vida.

Traduzido por Dora Alexandre

Mais sobre Liz Greene


Um olhar sobre a Astrologia

Esta introdução às ideias básicas da Astrologia é retirada do livro infantil "Looking at Astrology", de Liz Greene. Foi publicado pela Coventure em 1977. Embora tenha sido escrito para crianças, o texto é muito interessante para todos aqueles que queiram dar os primeiros passos na Astrologia.

 

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
18-Set-2014, 10:22 UT/GMT
Sol25Virgem26' 0"
Lua21Câncer39'27"
Mercúrio21Libra29'24"
Vênus15Virgem45'44"
Marte3Sagitário1'57"
Júpiter13Leão38'16"
Saturno19Escorpião21'36"
Urano15Áries16'50"r
Netuno5Peixes39'15"r
Plutão11Capricórni0' 5"r
Nodo Lun.true19Libra31'49"r
Quíron14Peixes54'43"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading