Primeiros passos em Astrologia

Uma introdução para crianças e não só, por Liz Greene

SternAlguma vez olhou para um céu limpo nocturno, sentindo a magia de tantas estrelas brilhantes e cintilantes, e se perguntou se existe algum sentido especial nos padrões que elas formam? Ao longo da História, muitas pessoas olharam para o céu nocturno e sentiram que continha um mistério fascinante. Muito antes de ter inventado o telescópio, ou compreendido o que são realmente as estrelas, o ser humano tinha já a sensação de que, de alguma forma, as estrelas eram importantes para si. Sentia que as estrelas eram mágicas, e tão belas que deveriam conter alguma mensagem especial.

A curiosidade humana pelas estrelas marcou o início da ciência da Astrologia. Os arqueólogos encontraram registos do estudo da Astrologia nas ruínas de quase todas as civilizações antigas, desde a Grécia à Babilónia, da China até Roma. É a mais antiga ciência do mundo.

Schau zum Himmel!Os astrólogos observaram que a maioria das estrelas pareciam mover-se em torno do céu de uma forma concertada. Mas também observaram que algumas delas pareciam mover-se de forma independente das restantes. Chamaram a estas estrelas móveis "estrelas errantes". Hoje em dia chamamos-lhes planetas. A nossa própria Terra é um planeta, e cada um deles move-se em círculo, chamado órbita, em torno do Sol, que é a verdadeira estrela. O Sol e a sua família de planetas constituem o nosso Sistema Solar. Os astrólogos identificaram cinco "estrelas errantes", e estes planetas são ainda conhecidos pelos seus nomes antigos: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno. Estes são os nomes de deuses, que era o que os antigos astrólogos acreditavam que os planetas fossem. Nos últimos duzentos anos, foram descobertos mais três planetas, aos quais os modernos astrónomos deram os nomes de outros deuses antigos: Urano, Neptuno e Plutão. Alguns astrónomos acreditam que existe ainda no nosso Sistema Solar um outro planeta que ainda não foi descoberto.

Além das estrelas e dos planetas, os astrólogos observaram ainda que a Lua se movia através do céu. Há muito que sabemos que a Lua se move à volta da Terra, numa órbita própria. Também o Sol parece mover-se, erguendo-se no Leste e pondo-se a Oeste. Neste caso, sabemos que é a Terra que realmente se move, fazendo uma volta completa no espaço, ou rotação, a cada vinte e quatro horas. Quando uma parte da Terra se encontra virada para o Sol, é de dia. Quando essa mesma parte se encontra virada para o lado oposto ao Sol, é de noite.

Os astrólogos registaram tudo o que sabiam acerca dos movimentos do Sol, da Lua e dos planetas. Hoje em dia, damos continuidade a este estudo, com a ajuda de potentes telescópios, naquilo que constitui a ciência da Astronomia. A Astrologia foi, na verdade, a mãe da moderna Astronomia.

Hoje, é possível distinguir entre Astronomia e Astrologia. Enquanto os astrónomos se interessam pela descoberta de factos científicos acerca do Sistema Solar, os modernos astrólogos continuam a estudar a ligação entre os movimentos dos planetas e a vida das pessoas. Os antigos astrólogos pensavam que os planetas eram deuses que geriam a vida das pessoas. Os astrólogos modernos já não acreditam nisto, mas crêem ainda que, de alguma forma fascinante, existe uma relação entre o Sol, a Lua e os planetas e as vidas de cada um de nós.


Um olhar sobre a Astrologia

Esta introdução às ideias básicas da Astrologia é retirada do livro infantil "Looking at Astrology", de Liz Greene. Foi publicado pela Coventure em 1977. Embora tenha sido escrito para crianças, o texto é muito interessante para todos aqueles que queiram dar os primeiros passos na Astrologia.

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
19-Set-2014, 23:15 UT/GMT
Sol26Virgem56' 4"
Lua9Leão55'43"
Mercúrio23Libra8'36"
Vênus17Virgem40'20"
Marte4Sagitário4'25"
Júpiter13Leão55'44"
Saturno19Escorpião29'33"
Urano15Áries13'22"r
Netuno5Peixes36'55"r
Plutão10Capricórni59'54"r
Nodo Lun.true19Libra26'58"r
Quíron14Peixes50'30"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading