Sistemas de Casas

Introdução à Astrologia

Como referimos anteriormente, as casas astrológicas mostram-nos que certas esferas ou aspectos da vida têm mais peso que outras no horóscopo. Cada casa astrológica representa uma dada esfera. A atribuição das casas num horóscopo varia de pessoa para pessoa, já que é calculada de acordo com a hora de nascimento exacta e a posição geográfica do local de nascimento.

O horóscopo é dividido em dois eixos, em direcção aos hemisférios oriental e ocidental, bem como em direcção aos hemisférios de dia e noite. Os quatro pontos de intercepção destes dois eixos com a eclíptica determinam a divisão das casas do horóscopo. Esta é normalmente baseada numa divisão posterior de cada quadrante em três. Existem vários modelos matemáticos de acordo com os quais as casas são calculadas. Consequentemente existe uma lista bastante longa de diferentes sistemas de casas (Placidus, Regiomontanus, Igual, Vehlow, etc.). A maior parte destes diferem no método de cálculo usado para dividir os quadrantes.

A transição de uma casa para outra não é tão clara como a de um signo para outro. Os planetas que ocupam uma posição perto do fim de uma casa são geralmente interpretados como pertencentes à casa seguinte.

O horizonte

Ascendente e Descendente
O indivíduo e o seu complementar

Este eixo, que divide o horóscopo em um lado ‘superior’(lado-dia) e um ‘inferior’(lado-noite), representa o horizonte local aquando da hora de nascimento. Esse ponto em que o horizonte oriental intercepta a eclíptica é chamado o ascendente. É o princípio ou cúspide da primeira casa. Em oposição a ele, na cúspide da sétima casa, encontramos o descendente. Discutiremos a interpretação das casas nas páginas seguintes. Os planetas que se encontram perto do ascendente no momento do nascimento estão a nascer ou acabaram de nascer, enquanto que os planetas perto do descendente se estão a pôr.  


O meridiano - A Divisão Vertical

Imum Coeli ou Meio do Céu e Medium Coeli ou Fundo do Céu
Origens e Orientação

O Segundo eixo mais importante na divisão de casas é o meridiano. Este divide o horóscopo em oriental (no lado esquerdo do mapa) e o ocidental (no lado direito do mapa). O ponto superior de intercepção deste eixo com a eclíptica é chamado de Imum Coeli (MC) ou meio do céu, o ponto inferior (situado abaixo do horizonte) é chamado de Medium Coeli ou Fundo do Céu (FC). Os planetas próximo do MC ocupam a posição mais alta possível nos céus na hora do nascimento, enquanto que os planetas perto do FC estão, por assim dizer, debaixo dos nossos pés no outro lado da terra.

Traduzido por Margarida Pereira

Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
16-Abr-2014, 23:17 UT/GMT
Sol26Áries52'46"
Lua17Escorpião14'58"
Mercúrio17Áries1'45"
Vênus12Peixes0'41"
Marte15Libra52'17"r
Júpiter13Câncer4'24"
Saturno21Escorpião43'16"r
Urano13Áries18' 1"
Netuno6Peixes49'59"
Plutão13Capricórni34'45"r
Nodo Lun.true28Libra22'53"
Quíron15Peixes58'50"
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading