O
Lote ou a Parte da Fortuna

Copyright 1996 por Robert Hand, www.robhand.com
info@robhand.com
Postado no grupo de notícias alt.astrology em fevereiro e março de 1996.

Introdução do autor
O que vou fazer aqui é algo similar ao que tenho feito no Prodigy. Falarei sobre as descobertas e sobre a doutrina da astrologia antiga e da medieval. A principal diferença entre estas publicações e aquelas no Prodigy é que estas serão um pouco mais técnicas. Sei que nem todo mundo no alt.astrology é um perito, mas você não precisa realmente ser exatamente um perito para entender astrologia antiga. Aqueles que poderiam, de forma justificável, ser chamados de "peritos" na astrologia moderna, na verdade, têm que aprender tanto quanto os iniciantes. Os conceitos são bem simples, mas se tornam complicados quando agregados. Mas isso não deveria ser surpresa. É somente uma verdade da astrologia moderna. De qualquer modo, aqui está meu primeiro artigo.

O Lote ou a Parte da Fortuna
Parte 1

A maioria dos astrólogos se deparou com a Parte da Fortuna (ou Lote como os gregos a chamavam), mas têm uma vaga idéia do que fazer com ela. A literatura moderna a respeito é de pouca ajuda, tendendo a fazer dela um símbolo extremamente abstrato, algo "cármico." Para complicar mais um pouco, é claro agora que a Parte da Fortuna é em geral calculada incorretamente para cerca de 50% das pessoas, aquelas nascidas à noite, entre o ocaso e o alvorecer. Voltarei ao assunto num momento. A Parte da Fortuna é calculada da seguinte maneira:

Nascimentos Diurnos: Fortuna = Ascendente + Lua - Sol
Nascimentos Noturnos: Fortuna = Ascendente + Sol - Lua

Estas fórmulas deveriam ser interpretadas da seguinte maneira: calcule as longitudes do Ascendente, da Lua e do Sol medindo a partir do 0° de Áries. Isso é feito de acordo com a tabela abaixo.

Áries
Adicione 0
. Libra
Adicione 180
Touro
Adicione 30
. Escorpião
Adicione 210
Gêmeos
Adicione 60
. Sagitário
Adicione 240
Câncer
Adicione 90
. Capricórnio
Adicione 270
Leão
Adicione 120
. Aquário
Adicione 300
Virgem
Adicione 150
. Peixes
Adicione 330

Digamos que alguém tem o Ascendente a 20° de Virgem, a Lua a 4° de Áries e o Sol a 17° de Aquário. Um Ascendente a 20° de Virgem significa um Descendente a 20° de Peixes. Se o Sol está entre o Ascendente e o Descendente, o nascimento foi à noite, então usamos a fórmula para nascimento noturno.

Ascendente 20° Virgem + 150 = 170
Sol 17° Aquário + 300 = 317
Lua 4° Áries + 0 = 4

Fortuna = 170 + 317 - 4 = 483.
Dá mais do que 360°, por isso subtraímos 360 do total. 483 - 360 = 123. A Parte da Fortuna está a 3° de Leão.

Se o Sol estivesse a 9° de Câncer com esse Ascendente e essa Lua, o mapa seria de um nascimento diurno, então usaríamos a fórmula diurna.

Ascendente 20° de Virgem + 150 = 170
Lua 4° Áries + 0 = 4
Sol 9° Câncer + 90 = 99

Fortuna = 170 + 4 - 99 = 75.
É menos do que 360, então, não precisamos fazer mais nada. Isso nos dá uma Parte da Fortuna a 15° de Gêmeos.

A razão pela qual é dada a Parte da Fortuna errada para a maioria das pessoas que nasceram à noite é que a maior parte das autoridades modernas usa a fórmula diurna para nascimentos noturnos! Isso acontece porque uma autoridade antiga, Ptolomeu, parece ter defendido fazer todos os mapas com a fórmula diurna. Estamos agora bastante certos, a partir de nossa nova tradução de Ptolomeu e seus comentadores, de que ele não tinha essa intenção. A maioria das outras fontes antigas defendem o uso da fórmula diurna para nascimentos diurnos e as fórmulas noturnas para nascimentos noturnos e assim também faziam os astrólogos medievais. E essas pessoas sabiam o que fazer com a Parte da Fortuna.

Permitam-me terminar este artigo dando uma breve descrição do que é a Parte da Fortuna. É usada para descrever a forma básica na qual o indivíduo é fisicamente conectado com o mundo circundante. É um dos significadores do corpo e da saúde e é o significador principal de prosperidade e também da carreira à medida que esta se relaciona com a prosperidade. Mas o método para utilizá-la virá de maneira um pouco surpreendente. É uma das descobertas mais importantes que o Projeto Hindsight fez. Entrarei no assunto no meu próximo artigo. Volta ao início

O Lote ou a Parte da Fortuna
Parte 2

Na primeira parte desta série de artigos descrevi o método para calcular a Parte da Fortuna e falei um pouco sobre o que ela significou, que ela foi a chave para a compreensão da prosperidade e da carreira do nativo. Desta vez irei mais longe em seu simbolismo e direi mais sobre sua adequada utilização conforme os gregos.

Como eu disse, a Parte da Fortuna é o principal indicador de prosperidade, mas é mais do que isso. É criada a partir das longitudes do Sol, da Lua e do Ascendente e, por esse motivo, é composta a partir dos três lugares mais importantes do mapa (só o Meio do Céu é tão importante quanto esses três) e, como resultado, torna-se tão importante quanto eles são. Na astrologia moderna há uma tendência a considerar a Parte da Fortuna como um ponto menor no mapa, mas não era o caso na astrologia antiga.

Na astrologia antiga o Ascendente era o principal indicador do corpo físico e da saúde. A Lua também era um indicador muito importante sobre o corpo. Mas há uma diferença entre os dois. O Ascendente era considerado como sendo o corpo em seu nível mais físico e material. A Lua era o aspecto vivo do corpo, a alma de fato, mas a alma encarnada num corpo físico. A Parte da Fortuna, sendo composta por esses dois junto com o Sol, é também um indicador do corpo físico vivo e de suas relações como o mundo físico e social onde vive o nativo. Sua capacidade de significar prosperidade vem daí. Se a Parte da Fortuna está em boas condições, a relação entre o nativo e o mundo físico e social onde ele vive o auxilia e o incentiva a viver bem. Se a Parte da Fortuna está em más condições, o nativo tem maior dificuldade para relacionar-se com o mundo que o suporta. O mesmo pode ser dito sobre as relações da Parte da Fortuna e a saúde.

No entanto, no caso de ambos os significados, é preciso ter em mente que nenhuma indicação no mapa, nem mesmo a Parte da Fortuna, pode ser tomada por si mesma como um indicador absoluto de qualquer área da vida. Para a saúde deve-se olhar também para o Ascendente, seu regente, a Lua e seu regente. Igualmente a sexta e a oitava casas, como indicadores de doença e morte respectivamente, possuem fortes indícios para a saúde. Para prosperidade material dever-se-ia olhar também para a segunda casa, a décima casa e seus regentes.

Dito isso, porém, a Parte da Fortuna está bem localizada quando há planetas benéficos ou dignificados no mesmo signo que ela (o fato de que há aqui uma referência a "signo" é muito importante, como veremos mais adiante), ou quando esse mesmo tipo de planetas faz aspecto com a Parte da Fortuna. [Nota: se os termos "benéfico" e "dignificado" são estranhos para você, serão explicados ao fim deste artigo.] Do mesmo modo foi dito que ajudaria a Parte da Fortuna se ela se encontrasse num signo regido por benéficos, e qualquer ponto num mapa é auxiliado ao estar num signo regido por um planeta dignificado. [Note: if the terms "benefic" and "dignified" are strange to you, they will be explained at the end of this article.] Also it was said to help the Part of Fortune if it was in a sign that was ruled by benefics, and any point in a chart is helped by being in a sign ruled by a dignified planet.

A Parte da Fortuna não está tão bem posicionada se está num signo com maléficos, especialmente se os maléficos estão debilitados. Quadraturas, oposições e conjunções com maléficos também não são considerados como sendo muito bom. Como um astrólogo moderno, eu teria que dizer que tais indicações não significam pobreza ou saúde precária tanto quanto elas significam que o nativo terá que trabalhar mais ou que tem um leque restrito de possíveis rotas para o sucesso. Mas, dadas essas duas considerações, o resultado ainda pode ser muito positivo.

Como comentário conclusivo nesta parte, deixem-me dizer que a Parte da Fortuna não é meramente um ponto como os planetas ou os nodos. É o início de um sistema de casas. O signo da Parte da Fortuna é a primeira casa do sistema da Fortuna, e a primeira casa do sistema da Fortuna se estende de 0° a 30° graus de seus respectivos signos. Na próxima parte descreverei o que os antigos falaram que deveria ser feito com essas casas.

Termos usados:

Benéfico
Um planeta que facilmente produz resultados que seriam considerados geralmente como favoráveis ou "bons". Se tais resultados são realmente bons para o nativo somente se tornará claro através do tempo. Certamente os benéficos produzem mais facilmente um resultado desejado na maioria das situações do que os maléficos (veja o próximo termo). Os benéficos naturais são Vénus, Júpiter, o Sol por aspectos de trígono ou sextil e qualquer planeta que esteja bem aspectado e dignificado (veja nota).

Maléfico
Um planeta que não produz facilmente resultados que seriam considerados "bons". Em geral maléficos não são tão "maus" ao requererem mais reflexão, mais consciência e mais habilidade ao gerenciar a vida do que os benéficos requerem na maioria dos casos. Na verdade, os dois maléficos principais, Marte e Saturno, são necessários para construir caráter e força. Mas qualquer um dos dois, quando tratados sem consciência, leva a menos que resultados afortunados. Os maléficos naturais são Marte, Saturno e o Sol em conjunção somente.

Comentário geral sobre ambos benéficos e maléficos
No final das contas, se um planeta é maléfico ou benéfico depende de uma variedade de fatores. Planetas que são tanto um quanto o outro podem ser convertidos em seu oposto por outras circunstâncias no mapa. Não se pode assumir que Vénus e Júpiter sempre produzirão bons resultados e que Saturno e Marte sempre produzirão maus resultados. Essa é uma classificação velha e deve ser feita de uma maneira mais livre. No final eu prefiro a definição dos termos de Ptolomeu. De acordo com Ptolomeu, um benéfico é um planeta cuja influência natural leva à moderação e ao equilíbrio. Um maléfico é um planeta cuja influência natural leva a extremos e desequilíbrio.

Dignificado e debilitado
Planetas podem estar dignificados (fortalecidos) e debilitados (enfraquecidos) de várias maneiras. Neste artigo eu me refiro principalmente a dignidade e debilidade por signos. Planetas estão dignificados quando se encontram em signos os quais regem ou onde estão exaltados. Estão debilitados quando se encontram em signos opostos a esses. Qualquer texto de astrologia iniciante listará esses signos. Existem outras dignidades e debilidades também. Veja Lee Lehman, Dignidades Essenciais, Whitford Press. Volta ao início

O Lote ou Parte da Fortuna
Parte 3

Se a Parte da Fortuna é um indicador de primeira casa, nossa tendência natural, como astrólogos ocidentais modernos, é fazer do grau da Parte a cúspide da primeira casa e definir casas iguais a partir daí usando a Parte como Ascendente. No entanto, a partir do material que encontramos no Projeto Hindsight, o que os astrólogos antigos realmente faziam era um pouco diferente. E o que eles faziam era característica de divisão de casas em todos os velhos textos incluindo, sabemos agora, o próprio Ptolomeu. Como já mencionei, as casas do sistema da Fortuna eram medidas de 0° a 30° do signo onde estava a Parte da Fortuna. Essa prática, que foi chamada de divisão de casas por signo inteiro, não era utilizada somente com a Parte da Fortuna, mas também com o próprio Ascendente! Todo o problema moderno de divisão de casas não existia para os antigos. Eles não viam os signos como separados das casas. As casas eram simplesmente funções que os signos estabeleciam, dependendo de sua relação com um ponto que marcava um dos signos como sendo a primeira casa ou lugar ("lugar" é a tradução apropriada para a palavra que os antigos usavam para casa, do modo como usamos a palavra). O ponto marcado era chamado de horoskopos, em grego.

Se essa palavra soa familiar, pelo menos deveria. É a base da palavra "horóscopo" e seu significado literal é "marcador de hora", não "observador da hora" como consta muitas vezes nos textos. O marcador de hora era qualquer ponto que tinha a habilidade de marcar um signo como uma primeira casa ou lugar por algum motivo. Na astrologia moderna nós temos a astrologia solar, uma técnica não tão respeitada por astrólogos profissionais. Na astrologia solar vemos uma prática antiga usada (por mentes simples para terem certeza) em um contexto moderno. Na astrologia solar o Sol é um horoskopos exatamente como no modo antigo; marca o signo do Sol como uma primeira casa ou lugar. Todos os outros signos se tornam casas ou lugares considerando-se o signo do Sol. O único problema com a astrologia solar é que supunha-se que o horoskopos solar era usado para descrever o pai do nativo, não o nativo, e apenas se o nativo tivesse nascido durante o dia.

Os antigos no ocidente usavam o Ascendente e a Parte da Fortuna como os principais marcadores de hora. Os antigos do leste da Índia usavam o Ascendente e a Lua como os principais marcadores de hora. O interessante aqui é que a Parte da Fortuna é uma parte associada com a Lua! Aparentemente essas práticas estão relacionadas.

Segue-se uma citação de Paulus Alexandrinus, um autor do séc. IV:

"... e Fortuna significa tudo o que se relaciona com o corpo e o que se faz através do curso da vida. Torna-se indicativo de posses, reputação e privilégio. "

E Vettius Valens, que viveu mais ou menos na mesma época de Ptolomeu, escreveu o seguinte:

"... o próprio Lote possuirá o poder do Horoskopo, o da vida; o décimo zoidion [signo] a partir disso, o poder do Meio do Céu, o da reputação; o 7º, o poder do Descendente; o 4º, o do zoidion subterrâneo, e os lugares remanescentes possuirão o poder das 12 regiões. " [sign] from this, the power of the Midheaven, that of reputation; the 7th, the power of the Descendant; the 4th, of the subterraneous zoidion, and the remaining places will possess the power of the 12 regions."

Em outro lugar ele escreveu: "...nós achamos também o 11º lugar [signo contado como casa] a partir da Fortuna como sendo um lugar aquisitivo, um atribuidor dos bens e pertences e especialmente quando os benéficos estão sobre ela ou a estão testando [aspectando]. " [sign counted as a house] from Fortune to be an acquisitive place, a bestower of belongings and goods, and especially when benefics are upon it or are testifying [aspecting]."

Essas afirmações continuam funcionando na prática. Achei que o signo da Parte da Fortuna e seu regente dão informações muito boas sobre a profissão enquanto ela se relaciona com fazer dinheiro junto à décima casa (contada da maneira usual a partir do Ascendente). O décimo signo a partir do signo da Parte da Fortuna também é muito bom para ajudar a descrever o papel social real a que a ocupação serve. O décimo primeiro signo a partir da Parte tem um papel especial ao determinar tanto a eficiência com que se ganha dinheiro quanto com que meios o indivíduo o faz. Astrólogos que realmente ganham dinheiro ao praticar a astrologia têm sido identificados com Mercúrio no signo da Parte da Fortuna, ou no décimo signo da Parte da Fortuna ou regendo um deles. Mercúrio é o antigo regente antes de Urano ser descoberto. E eu teria que dizer que ainda funciona! Os escritores antigos diziam ainda que a Parte da Fortuna e as casas derivadas dela tinham a ver com o corpo, a saúde e ações que fossem feitas espontaneamente ou com base emocional.

Outra casa da Fortuna interessante é a sétima. Enquanto talvez tenha algo a ver com relacionamentos, seu simbolismo principal parece derivar de sua oposição à própria Parte, e o efeito é mais forte se um ponto no sétimo lugar da Fortuna está mais próximo à exata oposição à Parte da Fortuna. Uma das significações mais antigas da sétima casa era a morte porque o Sol se punha lá e sua luz se extinguia. A sétima casa da Fortuna claramente não é um ponto de ocaso, mas já que a Parte da Fortuna tem algo a ver com o corpo, a oposição a ela parece ter algo a ver com problemas físicos e de doença.

Há muito trabalho a ser feito sobre a Parte da Fortuna e isso só pode ser considerado uma amostra. No entanto, ainda não acabamos com as partes. Há várias outras partes e muitas delas também servem como marcadores de hora. Nós levantaremos algumas delas na continuação desta série de artigos.

Uma nota final: todas as passagens usadas neste texto são das traduções de textos gregos antigos do Projeto Hindsight, a não ser as apontadas de maneira diferente. Volta ao início

O Lote ou a Parte da Fortuna
Parte 4

Chegamos agora a alguns dos outros lotes. Como a desse artigo, encontramos mais de duas dúzias de lotes provenientes de fontes egípcias. Esse fato deveria dissipar de uma vez por todas a noção de que os lotes são arábicos. A maior parte deles, na verdade, são de um livro chamado os Panaretos atribuído a Hermes Trimegisto. Ele é, sem dúvida, uma figura legendária sem base histórica, mas qualquer coisa atribuída a ele antes da Idade Média pode ser relacionado a fontes egípcias helenísticas ou anterior. O Lote da Fortuna foi atribuído ao também legendário Nechepso e Petosiris, um faraó legendário e seu sacerdote.

Em primeiro lugar vários lotes eram designados aos planetas. Desses o Lote da Fortuna, como mencionei, era ligado à Lua, o Lote do Espírito ao Sol. O Lote do Espírito era o segundo mais importante dos lotes. Sua fórmula é muito simples. É a mesma do Lote da Fortuna, mas com as posições do Sol e da Lua invertidos na fórmula. Conseqüentemente, a fórmula diurna para o Lote do Espírito é a mesma da fórmula noturna do Lote da Fortuna, e vice-versa. As fórmulas seguintes devem clarear isso.

Lote da Fortuna
Nascimentos diurnos: Fortuna = Ascendente + Lua - Sol
Nascimentos noturnos: Fortuna = Ascendente + Sol - Lua

Lote do Espírito
Nascimentos diurnos: Fortuna = Ascendente + Sol - Lua
Nascimentos noturnos: Fortuna = Ascendente + Lua - Sol

Pessoas que nasceram à noite e que têm usado o Lote da Fortuna como computado na maioria dos softwares e serviços de computador têm realmente usado o Lote do Espírito! O Lote do Espírito é um ponto com fortes tons psicológicos e espirituais, ao contrário do Lote da Fortuna muito baseado no plano físico. O Lote do Espírito tem a ver com a natureza do desejo, o que você intenciona (opostamente ao que meramente acontece com você) e também tem muito a ver com a carreira, mas aparentemente mais como uma afirmação que você faz sobre o que você é no mundo. Também tem a ver com doença, como o Lote da Fortuna, porém parece que, com o Lote do Espírito, nós estamos falando sobre as bases espirituais da doença como opostas às bases físicas. Ao contrário do Lote da Fortuna, o Lote do Espírito geralmente não parece ter sido usado como um marcador de primeira casa. Paulus Alexandrinus diz o seguinte sobre o Lote do Espírito: "Acontece que o espírito é o senhor da alma, do temperamento, da consciência e de todo poder; e às vezes também coopera na determinação a respeito do que se faz. " Isso é tudo o que podemos dizer sobre o Lote do Espírito a esta altura.

Os outros planetas também têm lotes, a maioria dos quais parcialmente compostos a partir dos Lotes da Fortuna e do Espírito.

A seguir PF = Lote da Fortuna, PE = Lote do Espírito

Mercúrio, Lote da Necessidade
Dia: Lote = Asc. + PF - Me
Noite: Lote = Asc. + Me - PF

"Necessidade significa obstáculos, submissões, lutas e guerras e faz inimigos, ódios, condenações e todas as outras coisas restritivas que se sucedem aos homens como resultado de seus nascimentos. " - Paulus Alexandrinus

Vénus, Lote de Eros
Lote Diurno = Asc. + Ve - PE
Lote Noturno = Asc. + PE - Ve

"Eros significa os apetites e os desejos volitivos. Torna-se uma causa contribuinte de amizade e favor mútuo. " - Paulus Alexandrinus

Marte, Lote da Coragem
Lote diurno = Asc. + PF - Ma
Lote noturno = Asc. + Ma - PF

"A coragem se torna uma causa contribuinte de audácia, traição, bravura e toda vilania. " - Paulus Alexandrinus

Júpiter, Lote da Vitória
Lote diurno = Asc. + Ju - PE
Lote noturno = Asc. + PE - Ju

"A vitória se torna uma causa contribuinte de confiança, boa expectativa, competição e toda associação; mas às vezes contribui para penalidades e recompensas. " - Paulus Alexandrinus

Saturno, Lote de Nêmesis
Lote Diurno = Asc. + PF - Sa
Lote Noturno = Asc. + Sa - PF

"Nêmesis se torna uma causa contribuinte de fatos subterrâneos e de tudo o que é gelado, de demonstração, impotência, exílio, destruição, pesar e qualidade de morte." - Paulus Alexandrinus

Essas anotações de Paulus são tudo o que sabemos acerca desses lotes. Nenhum deles apareceram como usados como marcadores de casas.

O próximo grupo de lotes estão relacionados com assuntos familiares:

Lote do Pai
Lote diurno = Asc. + Sa - Sol
Lote noturno = Asc. + Sol - Sa

Se Saturno estiver a menos de 17 graus do Sol, use esta fórmula, conforme as fontes gregas.

Lote Diurno ou Noturno = Asc + Ju - Ma

Quando Saturno está a menos de 17 graus do Sol, as fontes arábes usam uma fórmula diferente.

Lote Diurno = Asc. + Ju - Sol
Lote Noturno = Asc. + Sol - Ju

Eu não sei o que acontece se ambos, Júpiter e Saturno, estiverem a menos de 17 graus do Sol, mas em todo caso eu prefiro a fórmula árabe quando Saturno está próximo ao Sol.

Lote da Mãe
Lote diurno = Asc. + Lua - Ve
Lote noturno = Asc. + Ve - Lua

Lote dos Gêmeos
Lote diurno = Asc. + Ju - Sa
Lote noturno = Asc. + Sa - Sol

Nem todas as fontes revertem a fórmula para Gêmeos à noite e eu sou inclinado a concordar com aquelas que não o fazem. Sugiro que se comece com a fórmula diurna usando-a tanto para mapas diurnos quanto noturnos. Pode parecer inconsistência da minha parte, mas há um princípio fundamentando minha posição. Em todo caso, apenas a experiência poderá dizer.

Lote dos Filhos
Lote Diurno = Asc. + Sa - Sol
Lote Noturno = Asc. + Ju - Sa

Observe que esta é o reverso do Lote dos Gêmeos. Aqui novamente algumas fontes não revertem a fórmula à noite, e aqui novamente eu concordo temporariamente com aqueles que não o fazem. Obviamente pessoas nascidas durante o dia não terão problemas aqui, mas as nascidas à noite terão que experimentar. Este lote é para ambos os sexos - filhos e filhas.

Na próxima parte darei mais alguns desses lotes e algumas instruções sobre como eles deveriam ser usados. Volta ao início

O Lote ou Parte da Fortuna
Parte 5

Em adição ao lote geral dos filhos, Vettius Valens dá outros dois lotes que estão ligados aos filhos, um lote dos filhos, homens, e um lote das filhas, mulheres. São os seguintes:

Lote dos Filhos
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Me - Ju

Lote das Filhas
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Ve - Ju

Vettius Valens faz a seguinte afirmação sobre esses dois e sobre o Lote dos Filhos mencionado no artigo anterior.

"Quando, então, eles estão aflitos por Cronos [Saturno] e Ares [Marte], são as causas da inexistência de filhos ou da destruição de filhos, mas quando são assistidos por Zeus [Júpiter], são as causas de fertilidade. " [Saturn] and Ares [Mars], they are the causes of childlessness or the destruction of children, but when they are assisted by Zeus [Jupiter], they are the causes of fruitfulness."

Agora chegamos a um grupo de lotes ligados ao casamento, ou mais precisamente relacionamentos homem-mulher. Não é claro no material grego como esses lotes devem ser diferenciados, mas temos alguma ajuda do material árabe. Em primeiro lugar, aqui estão eles:

Partes de Casamento

Lote do Casamento, Homens [Hermético]
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Sa - Ve

Lote do Casamento, Mulheres [Hermético]
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Ve - Sa

Lote do Casamento, Homens [Valens]
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Ve - Sol

Lote do Casamento, Mulheres [Valens]
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Ma - Lua

Lote do Casamento, Geral
Lote Diurno = Asc + Ve - Ju
Lote Noturno = Asc + Ju - Ve

Em Al-Biruni, um astrólogo da Era Árabe, os dois lotes atribuídos a Hermes são referidos simplesmente como lotes de casamento. Mas aos outros dois lotes, o para homens e o outro para mulheres, são dadas designações adicionais. O lote para o casamento de homens usando o arco Vénus - Sol é chamado "Engano e Decepção de Homens por Mulheres" e "Relacionamentos de Homens". O lote para mulheres que usa o arco Marte - Lua é chamado de "Má Conduta de Mulheres, " "Engano e Trapaça de Homens por Mulheres, " "Relacionamentos de Mulheres" e "Não-castidade de Mulheres. " Desconsiderando por um momento o óbvio chauvinismo contido nessas designações, é bem claro que os lotes conjugais de Valens não estão especificamente conectados a casamento, porém mais a relacionamentos sexuais em geral. Todavia os lotes Herméticos, ambos os quais contêm Saturno, parecem mais ter uma conexão específica com o casamento oficialmente legalizado. Nesse ponto inicial da minha pesquisa, esse princípio parece ter valia - que os lotes Herméticos têm relação com o casamento legal e os lotes de Valens tratam dos relacionamentos em geral.

Isso deixa para trás o lote geral de casamento dado por Valens que usa o arco de Júpiter a Vénus e vice-versa. Tenho pouca experiência com este último até o momento, mas ele também parece estar conectado a relações gerais entre os sexos ao invés de casamento legal especificamente. Todavia, sendo que Júpiter tem forte conexão com a lei, não podemos rejeitar este lote também quando se refere a casamento legal.

Complementando esses lotes, há outros lotes com propósitos especiais que são mencionados na literatura grega. Não é claro para que eles servem, mas são todos interessantes.

O primeiro desses é o Lote de Base. Como o nome sugere, parece ser algo fundamental. Parece ser um modo de combinar os lotes da Fortuna e do Espírito e de fazer algo que combine seus significados. A fórmula é a seguinte:

Lote de Base
Lote Diurno ou Noturno = Asc + PF - PE
ou Lote = Asc + PE - PF

Aqui, no entanto, não é o dia ou a noite que determina a ordem da fórmula. Em vez disso usamos o menor arco formado. Se PF - PE é mais do que 180 graus, usamos PE - PF, e vice-versa. Sua posição está sempre abaixo do horizonte ou exatamente no Ascendente ou no Descendente porque o arco da PE até a PF nunca pode ser mais do que 180 graus. Isso pode ter algo a ver com sua significação porque está sempre abaixo da terra como um alicerce, uma fundação. Também como com o Lote da Fortuna e o do Espírito, Luas Novas e Luas Cheias têm significação especial com esse Lote. Na Lua Nova todos os três Lotes estão conjuntos ao Ascendente; e na Lua Cheia, estão todos conjuntos ao Descendente.

Lote do Débito
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Sa - Me

Este é um lote que não aparenta que funcionaria como um indicador de primeira casa. O conhecimento a respeito desse lote não é abundante, mas a lógica dos lotes indicaria que qualquer casa em que ele caísse poderia ser uma fonte de perdas ou débitos financeiros.

Lote do Roubo
Lote Diurno = Sa - Ma - Me
Lote Noturno = Sa - Me - Ma

Outro lote que não funciona como um indicador de primeira casa. É um dos poucos lotes que não contém o Ascendente como componente. Assim lembra os tipos de fórmulas que são encontradas na moderna Escola de Hamburg de Alfred Witte.

Lote da Traição
Lote Diurno = Asc. + Ma - Sol
Lote Noturno = Asc. + Sol - Ma

Temos pouca informação sobre este lote. É de Vettius Valens.

Lote da Exaltação
Lote Diurno = Asc. + 19°Áries - Sol
Lote Noturno = Asc. + 3°Touro - Lua

Este lote foi criado a partir do Sol e da Lua e de seus graus de exaltação. É um dos poucos exemplos em que os graus de exaltação (como opostos aos seus signos) são usados. Tem conexão aos nascimentos de pessoas famosas e iminentes.

Lote do Estar em Lugar Estrangeiro
Lote Diurno ou Noturno = Asc + Ma - Sa

Lote da Acusação
Lote diurno = Asc. + Ma - Sa
Lote noturno = Asc. + Sa - Ma

Estes dois últimos são quase os mesmos. O Lote do Estar em Lugar Estrangeiro não muda à noite e o Lote da Acusação, sim. A estrutura do Lote do Estar em Lugar Estrangeiro nos diz claramente que não estamos falando sobre viagem de férias. É mais como um Lote do Exílio. O Lote da Acusação indica a casa por meio da qual o nativo "...está à mercê de experimentar fracasso, perigos ou quedas." [Valens] Mais tarde na astrologia, este lote se tornou o Lote da Doença Inseparável, ou seja, doença incurável, e também o Lote da Polícia, que está bem de acordo com a idéia do Lote da Acusação. Tenho pouca experiência com o lote como indicador de doença, mas parece indicar áreas da vida onde alguém pode ser acusado de alguma coisa, tanto falsa como verdadeiramente. [Valens] In later astrology this lot became the Lot of Inseparable Illness, i.e., incurable illness, and also the Lot of Police, which accords well with the idea of the Lot of Accusation. I have little experience with the lot as an indicator of illness, but it does seem to indicate areas of life where someone may be accused of something, either falsely or truthfully.

Lote do Destruidor
Lote diurno = Asc. + Lua - Re
Lote noturno = Asc. + Re - Lua

Na fórmula acima 'Re' indica o regente do Ascendente. É um ponto que se relaciona com a morte. Temos pouca informação sistemática de seus uso, com exceção de que parece se tratar da maneira com que se morre. Eu encorajaria os astrólogos a não terem pouco cuidado no uso deste lote.

Robert Hand 1996, www.robhand.com .

Traduzido por Beth Ossege

Volta ao início

 
Astro-Databank
Astro-Databank
Astro Wiki
AstroWiki
Posições actuais dos planetas
22-Set-2014, 00:51 UT/GMT
Sol28Virgem57'17"
Lua4Virgem26' 2"
Mercúrio25Libra13'18"
Vênus20Virgem14'32"
Marte5Sagitário28'53"
Júpiter14Leão18'57"
Saturno19Escorpião40'28"
Urano15Áries8'38"r
Netuno5Peixes33'50"r
Plutão10Capricórni59'46"r
Nodo Lun.true19Libra19'35"r
Quíron14Peixes44'53"r
Explanations of the symbols
Mapa do momento
Astrologer watching the sky through a telescope, by Eugene Ivanov
Publicidade
Loading